A jornada analítica: um guia para líderes empresariais
No contexto empresarial moderno, a capacidade de gerir dados e transformá-los em insights acionáveis é uma competência crucial. A análise de dados tornou-se uma pedra angular na era digital, e compreender como navegar nesta jornada é fundamental para o sucesso das organizações.
O ponto de partida para uma jornada analítica é alinhá-la com os objetivos de negócio e a cultura organizacional. Para tal, é fundamental uma visão estratégica que priorize a identificação dos principais desafios e oportunidades de negócios onde a analítica avançada pode ter um impacto tangível. Isso é o oposto de ter alguns projetos interessantes, mas sem impacto real. Para tal, o resultado deve ser impulsionado pelos problemas ou oportunidades que a empresa deseja resolver, explorar ou melhorar (pull analytics), não colocando a tecnologia à frente do problema de negócio (push analytics). É também importante focar na experimentação enquanto mecanismo de melhoria contínua (o ótimo é inimigo do bom), e na medição do impacto.
Um alinhamento organizacional requer conscientização e gestão da mudança: na base de uma jornada analítica estão sempre as pessoas, nunca as técnicas ou os dados. Para garantir que cada decisão de negócio seja potencializada por análises e inteligência artificial, é fundamental adotar uma abordagem top-down, onde os líderes, incluindo a gestão de topo, promovem a tomada de decisões baseada em dados e se envolvem nesta adoção, e uma abordagem bottom-up, na qual pessoas em diferentes níveis da organização tomam decisões mais rápidas e de melhor qualidade. A analítica avançada não substitui as pessoas, mas antes empodera-as, aproveitando o seu conhecimento de negócio e insights e combinando-o com a capacidade computacional para melhorar a tomada de decisões.
Ainda no contexto da capacitação, é importante que uma organização invista em talento e em formação avançada em análise de dados e advanced analytics de equipas que vão estar diretamente associadas ao desenvolvimento destas abordagens. É fundamental fornecer uma abordagem baseada em casos reais de aplicação e rica em contexto do negócio, garantindo assim uma maior compreensão da sua aplicabilidade. Importa também referir a necessidade de definir modelos de governança destas equipas que estejam alinhados com o contexto da empresa e com o nível de maturidade das suas áreas funcionais. É frequente equacionar-se a criação de um centro de excelência, em contacto próximo com estas áreas.
De um ponto de vista tecnológico, a implementação de analítica avançada requer também infraestrutura e dados de qualidade. Dados imprecisos ou incompletos levam a conclusões erradas. A capacidade de integrar estas diferentes fontes de dados e aplicar técnicas avançadas de análise, como machine learning e inteligência artificial, depende também da qualidade da infraestrutura tecnológica disponível. Mas não nos enganemos: a tecnologia é apenas um facilitador: ter acesso a dados não é condição suficiente. É necessário utilizá-los de forma eficaz.
Por fim, a comunicação eficaz das análises e dos casos de sucesso é de extrema importância. O uso de visualizações de dados e a capacidade de contar a história por trás dos números são competências importantes para garantir que os insights analíticos sejam compreendidos e aplicados de forma eficaz. No final, comunicar os casos de sucesso, com ênfase para o impacto que trouxeram para o negócio, permite criar uma cultura de excelência e de sustentação das decisões com dados, incentivando outros a seguirem as mesmas pisadas.
Não há uma abordagem universal para a criação de uma jornada analítica. Não há receita mágica. No entanto, pessoas e analytics, em conjunto, obterão sempre melhores resultados, aproveitando o melhor de ambas. Definir uma visão estratégica, escolher desafios e oportunidades de negócio com impacto, consciencializar e envolver toda a organização, capacitar, assegurar a qualidade dos dados e da infraestrutura tecnológica e comunicar eficazmente os insights e casos de sucesso são pilares importantes de qualquer jornada analítica bem-sucedida. No mundo competitivo de hoje, seguir estes princípios pode significar uma vantagem competitiva para as empresas que se procuram destacar no mercado.