8 anos de uma arquitetura com vida
8 anos de experiências e resultados positivos que prosseguem com um futuro positivo para a AF Architecture. O rápido desenvolvimento de novas formas de trabalho, perante um cenário que provocou alterações ao quotidiano e projetos em curso, permitem, de acordo com António Ferreira, Arquiteto, uma prática e funcional estruturação de trabalho e sua boa execução.
Sendo a AF ARCHITECTURE uma empresa que comemorou recentemente 8 anos da sua existência e que tem na sua premissa, uma orientação para a vida, como um meio de realizar sonhos, desenvolver histórias e experiências, quais são os conceitos que definem a empresa?
A empresa AF AFCHITECTURE SARL é definida pelo somatório de experiências, de resultados positivos, pela satisfação de cada cliente, cada
projeto realizado, de cada construção terminada. Tendo sempre a consciência que, cada cliente é único, com uma experiencia diferente, onde cada um tem como objetivo dar forma aos seus sonhos, definir programas específicos, resolver problemas do quotidiano, entre outros.
Concluir com satisfação cada desafio e perceber que mudamos a vida de cada cliente positivamente, é a premissa que nos move. Organizamos o nosso trabalho com base no rigor, cuidamos dos pormenores conceptuais e construtivos, na correta orientação para a gestão de orçamentos, com a maior exigência, para total satisfação de cada cliente, na concretização dos seus sonhos, esse é sem dúvida o nosso maior objetivo. Dados que são transversais ao nosso processo criativo, administrativo e construtivo.
Com a experiência que a AF ARCHITECTURE adquiriu nos últimos anos nos diversos mercados onde atua (europeu, asiático e africano) e sendo os serviços de consultadoria uma mais-valia nos aspetos diferenciadores que vos marcam, como alia estes dois serviços?
A AF ARCHITECTURE SARL teve a oportunidade de acompanhar diversos clientes, em diversas e diferentes realidades culturais, económicas e sociais. Através da imensa experiência que reunimos no nosso Portfolio, na área da Arquitetura e Construção, podemos orientar e oferecer consultadoria em alguns projetos mais específicos, de modo a auxiliar os nossos clientes.
Ao calcular com grande rapidez a viabilidade económica dos projetos em questão, conseguimos aconselhar, orientar, acompanhar e supervisionar determinados investimentos no mercado imobiliário.
Ao aliar ambos os serviços, conseguimos oferecer mais confiança e segurança nos seus investimentos.
Falemos da atualidade e da pandemia existente a nível Global. Como tem sido lidar com este novo cenário num país externo? Quais os impactos que sente no dia a dia desta nova realidade?
A atual situação pandémica trouxe diversas alterações ao nosso quotidiano e aos projetos em curso. Lidar com este novo cenário num país externo tornou-se uma mais-valia importante. Pois as relações externas que o nosso escritório desenvolve, dada a sua localização geográfica, são um fator importante para a concretização dos projetos dos nossos clientes.
Diversos impactos foram sentidos, destaco atualmente as grandes flutuações que o preço e a disponibilidade de matéria-prima apresentam nos mercados. Pois a gestão de orçamentos e o cumprimento de metas, atualmente torna-se um dos maiores desafios devido à atual conjuntura.
Os mercados e as empresas tiveram de se adaptar à situação presente. Como tem sido a adaptação a esta nova realidade? A estruturação do trabalho e sua execução mudou significativamente num cenário pandémico?
A adaptação a esta nova realidade foi fácil. O rápido desenvolvimento de novas formas de “Home Office”, de reuniões on-line com clientes, administrações, bancos e colaboradores permitiram uma prática e funcional estruturação de trabalho e sua boa execução, em todo este cenário pandémico.
Considera que a Arquitetura é suficientemente valorizada na sociedade atual? Qual a sua importância para o futuro das Cidades?
Sim, considero que a arquitetura é positivamente valorizada na sociedade atual, sendo o seu trabalho fundamental, e muito necessário, para a correta resolução de problemas de diversas ordens. O planeamento urbano no crescimento das cidades e os projetos de Arquitetura, permitem uma correta planificação com maior consciência da utilização dos índices de solo e sua proporcional distribuição. Assim como a preocupação de novos sistemas construtivos sustentáveis e que recorram a fontes de energia renováveis.
No atelier cada projeto é único e os serviços são adaptados às necessidades de cada um. Havendo uma simbiose intrínseca entre Portugal e Luxemburgo, o que trará de novo os projetos de investimento e empreendimentos turísticos que estão a desenvolver?
Os projetos de investimento e empreendimentos turísticos, atualmente em curso, em Portugal, são adaptados às vontades e sonhos de cada cliente. A utilização de sistemas construtivos de fácil montagem, rápida logística e de grande conforto ao nível do utilizador final, caracterizam os projetos em curso. Empreendimentos turísticos onde a utilização de módulos de habitação temporária individuais, com distanciamentos sociais que permitem às famílias disfrutar de momentos de lazer e turismo, adaptados à evolução dos tempos e das atuais características pandémicas mundiais.
Numa altura que a dinamização do turismo se assume um dos pilares da continuidade económica das regiões, os empreendimentos turísticos em curso assumem um impacto para o futuro?
Todo o investimento externo assume um impacto positivo para o futuro em território nacional. A criação de novas estruturas, de novos postos de trabalho, novas oportunidades, representam sem dúvida no meu ponto de vista, uma grande mais-valia para o desenvolvimento do país.
Por fim, como prevê que seja o futuro da Arquitetura em Portugal e nos países onde atua ativamente, no que diz respeito a uma fase pós-pandemia?
Considero que o futuro da Arquitetura em Portugal será muito positivo e continuará em desenvolvimento num futuro próximo. Todos nós teremos de continuar a adaptar a novas realidades, mas acredito que sempre de forma muito positiva para o futuro da Arquitetura e Construção.
www.afarchitecture.lu | info@afarchitecture.lu
13, rue de Kehlen, L-8295 KEISPELT | (+351) 691 761 389