Scampia Engenharia: A Engenharia do exterior

Carla Pereira e Luís Santos são as caras da Scampia Engenharia, uma empresa que realiza trabalhos de requalificação e conservação do meio ambiente. Criado em 2013, este projeto nasceu da vontade de fazer e estar de forma diferente numa área tão conhecida por todos. Em conversa com a Revista Business Portugal, os dois engenheiros contam como tem sido os últimos anos.

“Nós queríamos um nome que ficasse no ouvido. Quando alguém o ouvisse, pela primeira vez, o guardasse na memória. Quando o ouvisse pela segunda vez já conseguisse identificar as pessoas, o projeto, a marca”, é desta forma que Luís Santos, engenheiro agrónomo, começa por explicar o nome daquela que é a empresa dos seus olhos: a Scampia Engenharia. “Quando escolhemos o nome sabíamos que nos queríamos dissociar de todos aqueles que já são muito conhecidos como, por exemplo, os nossos apelidos ou algo do género, por isso, com a ajuda de um amigo nosso criativo, decidimos por este nome que fica no ouvido e na memória”, completa Carla Pereira, engenheira civil e sócia de Luís Santos.
Para além do nome fora do comum, a Scampia, é também uma empresa que agrega uma série de engenharias nos trabalhos que realiza, tal como se pode ver pelas especialidades em que Carla Pereira e Luís Santos são formados. Este projeto realiza “obras de engenharia civil, florestal, agrónoma e de arquitetura paisagística, bem como trabalhos de consultoria, estudos e projetos”. Essa grande abrangência de valências nos seus trabalhos dá “muito gozo” a Carla Pereira, que confessa ser uma apaixonada por todo o processo de transformação de um espaço, seja essa mudança a nível de infraestruturas ou de jardins. “É muito agradável começarmos um projeto com um descampado e acabarmos com um jardim ou fazermos uma ciclovia no meio do nada”, explica a engenheira civil.

Os maiores desafios
Os dois engenheiros revelam que encontrar mão de obra especializada e certificada está a tornar-se cada vez mais difícil. “Temos tido muita dificuldade em encontrar pessoas especializadas e certificadas para trabalhar nesta área porque o nosso trabalho é muito exigente e não o podemos descurar”, diz Carla Pereira.
A Scampia Engenharia trabalha, sobretudo, para entidades públicas, “candidatamo-nos a concursos e é através destes que adquirimos os mais variados projetos em que temos vindo a trabalhar. Trabalhar com e para entidades públicas é também um grande desafio, pois há sempre mais alguma coisa a fazer ou alguma questão a ser tratada”, confessam.
Embora na altura da criação do projeto tenham apostado mais nas obras das proteções costeiras, hoje em dia já realizam trabalhos em qualquer área dos arranjos exteriores. Luís Santos explica que, quando embarcaram nesta aventura, candidatavam-se a todos os concursos em que se identificassem, mas que, de momento, já não conseguem realizar muitas vezes esse processo, pois a quantidade de trabalho que têm não lhes permite continuar a concorrer com frequência desejada.

O que diferencia a Scampia
Carla Pereira e Luís Santos, em conjunto com a equipa que gerem, trabalham, todos os dias, para serem sempre melhores e para prestarem o melhor serviço. É com esse objetivo diário que chegam aos outros e, por isso, veem o seu trabalho reconhecido e diferenciado.
“A proximidade do cliente é um dos pontos que nos distingue, sem sombra de dúvida. Nós estamos sempre disponíveis. E quando dizemos sempre, é mesmo sempre”, afirma Carla Pereira. “Nós só tiramos 10/15 dias máximo, por ano, de férias. Estamos sempre em contacto com os nossos clientes e ajudamos no que for necessário”, remata Luís Santos.
É a dedicação, a qualidade, o profissionalismo e proximidade com o outro que fazem com que a Scampia Engenharia seja, hoje, passados apenas cinco anos da sua criação, uma grande referência na sua área de trabalho. Por estas razões já realizaram trabalhos um pouco por todo o país, estando sempre presentes nas obras mais importantes.

O futuro
Para o futuro, Carla Pereira e Luís Santos querem continuar a desafiar-se, em conjunto com a equipa, a fazer diferente, a estar presente nos trabalhos mais difíceis, mas também com mais desafio. Após cinco anos de trabalho e 134 obras realizadas, a Scampia Engenharia está no mercado para ficar.
“Nós gostamos muito do que fazemos e queremos continuar a realizar todas as obras que nós achemos que se identificam com o nosso projeto. Somos muito felizes aqui”, finalizam.

You may also like...