Intermarché de Olhão: Uma marca onde as pessoas contam
O Intermarché de Olhão está há quatro anos sob a responsabilidade de Angel Martin. De um percurso ligado à informática, atividade na qual chegou a ter a sua própria cadeia de lojas, mudou para o ramo da distribuição alimentar. Atualmente, é também o responsável pela área da Informática do Intermarché, a nível nacional e dispôs-se a conversar sobre o seu percurso, as diferenças que distinguem a marca Intermarché das restantes da mesma área de negócio e o que ainda falta fazer na loja para estar sempre na vanguarda das necessidades dos clientes.
Angel Martin sempre soube que seria informático. Desde novo, essa sempre foi a área que o apaixonou e acabou mesmo por se formar em Informática. Trabalhou em várias empresas destacando a IBM, o INE e terminou o seu percurso de trabalhador por conta de outrem na cadeia de 75 lojas como diretor Informático da Osfone. “Foi nessa altura que decidi abrir um negócio próprio – lojas ligadas à assistência informática. Cheguei a ter três em simultâneo”.
Porém, outro desafio aguardava Angel Martin: “eu e a minha esposa procurávamos um franchising, e tínhamos alguns familiares que falavam muito bem desta marca francesa, pois eram aderentes há algum tempo e estavam muito satisfeitos com o modelo de negócio e as lojas que tinham”.
Foi precisamente durante uma visita à FIL, num stand da marca Intermarché, que Angel Martin e a Carole Diogo que tomaram a decisão de aceitar o desafio e gerir uma loja da marca.
A formação Intermarché
Durante os primeiros seis meses, o casal que assume o compromisso de ser aderente da marca passa por um período de formação intensivo, onde lhes são ensinadas todas as matérias que são necessárias à gestão de um supermercado, nomeadamente Contabilidade, Higiene e Segurança no Trabalho, Gestão de Stocks, Marketing e Publicidade, Recursos Humanos, entre outras. “Durante este tempo, não temos nenhuma loja atribuída, mas no final da formação podemos escolher um projeto novo – à criar – ou ficar com uma loja disponível existente. Foi o nosso caso, com esta loja de Olhão”.
Uma loja com uma nova dinâmica
O Intermarché de Olhão já existia antes da chegada do Casal, mas não conseguiu fazer frente à concorrência: “num curto espaço de tempo, houve um grande aumento de outras superfícies comerciais e, dado o investimento inicial, esta loja não se conseguiu readaptar, para fazer frente a essa situação. Por isso, o aderente da altura já tinha abandonado o projeto e este espaço estava a ser gerido pela empresa-mãe”.
Quando os novos aderentes chegaram, a loja foi reformulada totalmente. “O Intermarché de Olhão não é nada daquilo que era há quatro anos atras. Sofreu uma remodelação completa, desde o parque de estacionamento, aquisição de novas lavagens, serviço de lavandaria, jardim e pinturas. O interior da loja também foi todo renovado, desde a reorganização dos lineares, um novo sistema de iluminação e redução de custos no sistema de frio, bem como nova decoração e moveis em toda a parte de frescos, como fruta, peixe, carne e charcutaria”.
Angel Martin apostou fortemente na secção da garrafeira, procurando ter disponíveis vinhos de todas as regiões portuguesas e também vinhos estrangeiros. Uma outra aposta passa pela comida saudável, dietética e biológica e ideal para diabéticos ou portadores de doenças alimentares. “Este é um nicho de mercado em crescimento e queremos enriquecer cada vez mais o nosso corredor de produtos naturais, para permitir uma maior escolha ao cliente”.
Numa superfície comercial cuja loja tem 2000 m2, um restaurante com 300m2 e a galeria comercial 800 m2, a rentabilização do espaço torna-se fundamental e o empresário soube criar parcerias com outros empresários da cidade, que trouxeram os seus negócios para dentro do Intermarché. Assim, os clientes podem beneficiar dos serviços de um spa, assistência informática, uma papelaria, um cabeleireiro e uma enorme florista. Existe ainda um ginásio de 1000m2 marca gymnasium integrado no mesmo espaço e brevemente uma Parafarmácia e uma loja de telemóveis e parque de autocaravanas
Uma marca de pessoas para pessoas
O Intermarché é conhecido pela proximidade com que clientes, colaboradores e responsáveis de loja convivem. “A maioria dos clientes sabem que nos somos. Muitos vêm falar connosco, porque um aderente desta marca está perto dos seus clientes e dos colaboradores. Fazemos questão de nos aproximarmos e de saber as suas necessidades”.
Para com a sociedade e a região em que está inserido, o Intermarché assume a responsabilidade social que tem e, por isso, colabora com produtores portugueses, através do programa Origens, e muitas das vezes locais. “O nosso peixe é em grande parte da lota de Olhão, temos também produtores de frutas e legumes que são locais, bem como mel, licores vinhos, conservas, os folares entre outros que são típicos desta região”. Além disso, também apoiamos as comunidades de ação social local, sempre que é solicitado. Reconhecendo as diferenças entre esta marca e as restantes do mercado, estamos muito satisfeitos por fazer parte de um projeto maior, em que as pessoas são valorizadas e podem aspirar a uma carreira dentro do grupo Intermarché. “Todos os nossos cargos de chefia que integraram na empresa como colaboradores, passaram a responsáveis e agora são chefes. Agora esperemos que venham a ser colegas aderentes!”.
O empresário acredita que é sempre possível crescer, mas não deixa de salientar que o mais importante serão sempre as pessoas, ou não fosse o Intermarché um grupo “familiar”, onde todos se conhecem e trabalham para fazer mais e melhor, sempre.