Ferragudo: a freguesia algarvia onde há festa todo o ano
É uma freguesia pequena, mas é vasta em paisagens, atividades e sítios que vale a pena visitar. Em entrevista à Revista Business Portugal, o Presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo confessa que é “um Presidente feliz” e destaca as diversas qualidades da região.
Ferragudo é a freguesia mais pequena do concelho de Lagoa. Tem cerca de cinco quilómetros quadrados e 1997 residentes. Contudo, no verão, o número de pessoas na zona ronda, aproximadamente, as 20 mil.
Tendo em conta que é uma vila situada à beira-mar, Ferragudo tem, naturalmente, um enorme contacto com a natureza e com a atividade piscatória. Há 502 anos, a freguesia foi fundada por pescadores e para pescadores. Este ano, apesar do reduzido número de profissionais da área na localidade, vão ser implementadas uma série de mais-valias para a comunidade piscatória, com o intuito de a desenvolver.
Ferragudo vive, essencialmente, do turismo, e tem vários estabelecimentos de restauração e hotelaria, disponíveis para acolher os milhares de turistas que lá usufruem das suas férias anualmente. Luís Alberto, Presidente da Junta de Freguesia, destacou alguns dos principais pontos turísticos da região, que este considera importante e relevante serem visitados. Para o autarca, todas as praias de Ferragudo são merecedoras e uma visita, por terem “características únicas e diferentes” das restantes praias algarvias. Uma delas, é a Praia Grande, que resulta da confluência do rio e do mar, e reúne condições que permitem que as famílias possam estar em tranquilidade, inclusive com crianças. Existem ainda algumas praias, que são visitadas apenas de barco, e que possuem belíssimas grutas. Mas, nesta freguesia, há mais para visitar, além das praias. Um dos exemplos é a Igreja Matriz, que derivou de uma capela que se situava no alto de Ferragudo. A partir desta, pode observar-se grande parte da foz e do rio, proporcionando uma excelente paisagem.
Para além do turismo e da pesca, há ainda outras atividades, relacionadas com a cultura e com o desporto. No que diz respeito à cultura, existem várias associações, como o agrupamento de escuteiros e a Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo. Há também a casa do Real do Compromisso Marítimo de Ferragudo, que foi recuperada em 2015, e onde são realizadas exposições mensais. Isto, “para criar um espaço cultural para os habitantes da localidade”, afirmou Luís Alberto. Em termos de desporto, existe o Kayak Clube, o Acd Ferragudo Basquetebol, que é uma das associações que apresenta melhores resultados no Algarve no basquetebol feminino, e SVRDC Ferragudense Futsal. Portanto, são várias as modalidades que se podem praticar na freguesia.
No mês de agosto realiza-se a festa da Nossa Senhora da Conceição, que anteriormente era celebrada em novembro, mas foi alterado para que os emigrantes portugueses pudessem participar nesta festividade algarvia. Durante os restantes meses, há outras iniciativas, como a Feira de Natal e vários tipos de animações de rua. No fundo, em Ferragudo, há festas e celebrações durante quase todo o ano. O Presidente da Junta confessa, até, que a freguesia já recebeu o título de “Ferragudo em Festa”.
Para o futuro, Luís Alberto revela que existem várias perspetivas e planos, como a requalificação da Baixa de Ferragudo. “O nosso objetivo é que exista uma zona onde as pessoas possam usufruir de um tempo de qualidade ao ar livre, apreciando a paisagem, o rio e as aves.”, acrescenta o autarca.