“2024 será um ano chave para nossa marca”

A distinção da RAR com o prémio Escolha do Consumidor 2024 foi o mote para a conversa com Marco Castro, Direção Comercial e Marketing RAR Açúcar, que expressou a imensa honra e orgulho neste reconhecimento e na confiança dos consumidores. Paralelamente, explorou a gama de produtos, o compromisso com a inovação, deixando ainda antever que em 2024 serão desenvolvidas muitas atividades e iniciativas que vão trazer uma nova vida, dinâmica e vigor à marca.

 

Marco Castro, Diretor Comercial e Marketing

 

 

A RAR foi galardoada com o prémio Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Açúcar” com um score final de 87%. O que representa o prémio para a empresa? Sendo o açúcar, a principal produção da marca, sente que este prémio é mais uma prova de quão bem a marca se está a distinguir em Portugal e o quanto é adorada pelos portugueses?

A RAR Açúcar sente-se imensamente honrada e orgulhosa deste reconhecimento por parte dos consumidores. Este prémio tem um significado profundo para a nossa empresa, pois simboliza a confiança que os consumidores depositam na nossa marca e nos nossos produtos. Motiva-nos e responsabiliza-nos a continuar a oferecer produtos de excelência, que correspondam às preferências e satisfação dos nossos consumidores. Sendo uma empresa onde a atividade principal é a transformação da rama de Cana-de-açúcar em açúcar nas suas mais diversas tipologias, isso ressalta a nossa busca incansável pela excelência em todos os aspetos da nossa cadeia de valor, desde o sourcing, à produção até ao outbound / delivery aos clientes, garantindo que atendemos e superamos duma forma consistente as expectativas dos consumidores.

A empresa produz variados tipos de açúcar para além do clássico açúcar branco. Considera que a inovação que a marca apresenta com os seus produtos, como a gama origens produzido nas Maurícias, foi um dos fatores para esta vitória? Tem em vista para o futuro apresentar novas gamas, embalagens ou saquetas?

A diversificação dos nossos produtos de açúcar, incluindo a introdução de gamas diferenciadoras como o caso da nossa gama Origens, desempenha sem dúvida um papel significativo na nossa proposta de valor para o mercado. Estamos comprometidos em atender às crescentes preferências e solicitações dos nossos consumidores, oferecendo uma ampla gama de opções de açúcar de alta qualidade que atendem a vários gostos e necessidades e proporcionem novas experiências. No futuro, vamos continuar a explorar oportunidades para aperfeiçoar nosso portfólio de produtos e embalagens e temos na nossa estratégia de médio prazo o alavancar estes produtos diferenciadores, que agregam valor para o consumidor e que internamente designamos por PVA’s (Produtos de Valor Acrescentado). Exemplo disso é a nossa gama de açúcares mais escuros, como o Amarelo, o Mascavado Claro e Escuro e o Demerara que vão de encontro às atuais tendências da indústria alimentar pois os seus aromas e sabores únicos conquistam cada vez mais adeptos entre os consumidores. No caso do nosso Açúcar Amarelo, por exemplo, que apenas é produzido em Portugal, é um dos açúcares mais desejados pelos portugueses para a confeção de receitas tradicionais e para adoçar “cocktails” e bebidas, e cujo uso tem vindo gradualmente a alargar-se a mais situações de consumo ou incorporação, posicionando-se cada vez mais como uma alternativa para o dia a dia.

A política da qualidade, segurança alimentar e ambiente são pontos fulcrais nesta indústria de refinação de açucares e uma missão da empresa. Quais são as estratégias que a marca implementa para seguir esta política à risca e fazer o nosso planeta um lugar melhor?

Na nossa empresa, garantir a qualidade, promover a segurança alimentar e priorizar a sustentabilidade ambiental são princípios fundamentais que norteiam a nossa missão.

Para manter o nosso compromisso com estes princípios, implementamos uma abordagem multifacetada que abrange medidas rigorosas de controlo de qualidade, adesão a rigorosos padrões de segurança alimentar e iniciativas proativas de gestão ambiental.

Nesse sentido, adotou-se uma estratégia de cultura de Segurança Alimentar, aplicada a toda a cadeia de abastecimento, desde o desenvolvimento de produto, passando pela compra dos diversos componentes e materiais, até à entrega no cliente, tendo como pressuposto a produção de produtos seguros, baseando os princípios da qualidade numa análise de risco permanente Quando se trata de sustentabilidade ambiental, estamos profundamente empenhados em minimizar a nossa pegada ecológica e em promover práticas sustentáveis em toda a nossa cadeia de valor. Isto inclui iniciativas como o de reduzir o consumo de energia, otimizar o uso da água, minimizar a geração de resíduos e reutilização dos mesmos, utilização de materiais de embalagem recicláveis e incorporação de soluções com menor impacto ambiental como por exemplo, redução de gramagens de plásticos e papeis, entre outros.

Também priorizamos o fornecimento responsável de matérias-primas, na busca de parcerias com fornecedores que compartilhem nosso compromisso com a sustentabilidade e práticas éticas.

Na RAR Açúcar, a qualidade, a segurança alimentar e o respeito pelo ambiente são valores fundamentais. Este desígnio, ainda é mais robustecido pelo facto de estarmos numa atividade de indústria alimentar, onde o nível de escrutínio é elevado e as certificações são condição “sine qua non” para pode operar. Para garantir a segurança alimentar, seguimos as mais rigorosas certificações, como é o caso da IFS Food, ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, Kosher, Halal e modo produção Biológico, bem como, temos em pipeline para execução durante este ano 2024, a implementação dos referenciais normativos Bonsucro e SMETA nos quatro pilares. É nosso desígnio garantir que as necessidades e expectativas dos clientes e da comunidade envolvente sejam satisfeitas, sem com isso comprometer as necessidades e expectativas das gerações futuras.

 

 

 

 

Sendo que a RAR iniciou em 1962 e, entretanto, a sociedade e a tecnologia evoluíram significativamente, de que forma se destaca o processo de confeção do vosso açúcar? Qual o método delineado para que a marca continue a ser uma referência, bem como a surpreender os consumidores?

Desde a nossa criação em 1962, reconhecemos a importância de progredir juntamente com as mudanças, fazendo investimentos que nos permitam estar no “state of the art” da indústria, ainda que tenhamos por base um processo muito “standardizado” e “comoditizado”.

Temos um compromisso inabalável com a qualidade, a inovação, o serviço e a co-criação de valor juntamente com o nosso cliente e consumidor.

Esta co-criação é, nosso entendimento, capital para o sucesso das empresas e para isso colocamos uma forte ênfase no envolvimento e feedback do consumidor, nomeadamente com a realização de “focus groups” e inquéritos para auscultarmos a voz do consumidor, nos desenvolvimentos dos nossos projetos, e desta forma nos conectarmos com o nosso público e compreendermos a evolução das suas necessidades e preferências.

Esta visão de “customer centric”, de trazer o cliente para o centro da nossa organização, permite-nos ajustar a nossa oferta e estratégia de marketing e de atuação no mercado, para continuarmos a ser uma escolha relevante e confiável para o mercado e consumidores.

2024 será um ano chave para nossa marca e serão desenvolvidas muitas atividades e iniciativas, que embora ainda não seja o timing para as poder revelar, vão trazer uma nova vida, dinâmica e vigor à nossa marca.

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