2 Burger: Uma viagem pelo mundo

Situado no coração do Montijo, o 2Burger é um restaurante que traz ao público o melhor do hambúrguer, num conceito around the world que apresenta pratos com inspirações que vão do Porto aos Estados Unidos. Vencedor do Prémio Cinco Estrelas Regiões, este espaço é gerido por Márcio Ferreira juntamente com o seu pai Carlos e com a ajuda fundamental da sua mãe, Ema. Eis o 2Burger, um hambúrguer artesanal do mundo para a mesa.

 

 

 

 

 

 

Márcio, pode contar-nos um pouco da história do 2Burger?

Toda a minha vida foi envolta em livros, foi o ponto de partida para dar inicio a uma aventura empresarial que começou aos 16 anos. Contudo, já nessa altura sabia bem o que queria. Colocar as minhas ideias em prática. Felizmente tive a sorte de ter uns pais que sempre me apoiaram. Ainda hoje, mesmo não sabendo o quê, sinto que há mais coisas para conquistar, mas como dizia Steve Jobs: “Só conseguimos montar as peças do puzzle, olhando para trás”. O 2Burger foi apenas o resultado de anos de experiência dos três.  Tínhamos todas as capacidades e gostávamos de trabalhar, foi só realizar o projeto. Contudo, houve muito trabalho para chegarmos até aqui.

E porque o hambúrguer?

O hambúrguer é um produto muito trabalhado, inclusive, por chefs com estrela Michelin. No entanto, sentia que havia muito para explorar e decidi apostar num novo conceito, o around the world. Este conceito, nasce das minhas viagens com a minha namorada, nas quais se deu o click. Porque não criar os hambúrgueres por cada região que visitei? Assim, nasceu o hambúrguer típico de Trás-os-Montes com alheira de Mirandela, o de francesinha do Porto, o dos EUA, o de Marrocos com as especiarias típicas, o Ibérico de porco preto de Espanha, entre outros. Numa das minhas últimas viagens, visitei a Escócia, provei porco desfiado e pensei, tenho que fazer um hambúrguer disto! Foi um sucesso tal, que acabamos por incluir na nossa carta.

O que diferencia o hambúrguer do 2Burger que vos fez ganhar o Prémio 5 Estrelas Regiões?

São várias as razões. O conceito around the world foi uma aposta ganha. As pessoas sentem a experiência e apreciam-na. Acreditar nos produtos e fornecedores locais, podendo dizer, que os produtos saem da horta “quase” diretamente para o prato também foi decisivo. Apostamos igualmente em vinhos exclusivos de pequenas produções. O cliente também  teve um papel decisivo pois foram eles que ao longo do tempo tornaram o 2Burger um restaurante de excelência e estamos muito gratos por isso. Primamos pela qualidade dos produtos e pelo atendimento, bem como fazer com que os colaboradores se sintam parte da família, algo que faço com muito gosto. Somos 12 pessoas, estamos a crescer.

________

Da receção às sobremesas

“O cliente é tratado como se fosse um convidado, ele no fundo escolhe o nosso estabelecimento para vir almoçar o que é a melhor distinção. Temos uma relação de proximidade com os clientes, explicamos-lhe a carta e tentamos que eles se sintam bem”, confidencia Carlos. “As sobremesas são feitas diariamente, com produtos frescos. Todas as semanas, tento inovar, mas temos as sobremesas diárias que nunca podem faltar. A última que lançámos chama-se mistério e está a ser um sucesso. Tudo feito com carinho, e eu penso que daí ter ganho um prémio, a nível regional, da doçaria”, revela Ema, a responsável pelos doces.

________

 

 

 

 

 

Take-away e alojamento

Com o crescimento do serviço de take-away sentimos que tínhamos de nos adaptar, não era cómodo para o nosso cliente ter a seu lado pessoas constantemente a sair e a entrar, decidimos então que necessitávamos de um espaço próprio para isso. Tivemos a sorte do espaço mesmo em frente à nossa porta estar disponível, fomos visitar esse espaço que pertencia a um Hotel, que mais tarde iria ser adquirido na totalidade por nós, são 19 apartamentos. Nasce assim o Ferreira d’Aire ApartHotel. Ferreira por ser o nome de família, Daire por sermos de Castro d’Aire. Temos também outros projetos em estudo, brevemente haverá notícias.

Como se imagina dentro de alguns anos?

Para já, sei que posso contar com a ajuda dos meus pais, isso é muito importante. Acredito que posso fazer alguma diferença e sinto ter os conhecimentos necessários para a fazer. Com a globalização e com a Internet, podemos chegar a todo o mundo e com isso mudar ainda mais vidas. “Se fizeres as pequenas coisas bem, as grandes também as irás fazer” é uma máxima minha. Uma coisa é certa, o arrependimento de não tentar é muito maior do que o de falhar. Quando for velho, quero sentir que se não consegui foi porque não deu certo e não por não ter tentado, até lá vou utilizar todas as ferramentas que me deram até agora.

 

You may also like...