18 anos de diferenciação no sector imobiliário

Com formação em Biotecnologia e empresária desde 1995, foi no Imobiliário que Sónia Godinho encontrou a sua grande vocação e na qual se assume player de mercado. Após 18 anos de sucesso contínuo, a crescente ambição do reconhecimento da profissão e do setor é, para a proprietária e líder do Grupo RE/MAX Golden Line, “um fator motivador”.

Empresária, Mulher, Mãe, Líder. Como define a Sónia Godinho?

Eu diria que acima de tudo, uma pessoa criativa, que arrisca em modelos e formatos diferentes que permite alguma disrupção e inovação na área, que se foca sempre nas soluções, que de forma proactiva se antecipa aos acontecimentos, com uma enorme capacidade de adaptação a qualquer circunstância uma pessoa de planeamento e disciplina com um talento particular e especial para se rodear de boas pessoas, competentes e excelentes profissionais.

Sempre gostei da ideia de ser protagonista da minha própria trajetória assumindo a responsabilidade de traçar esse mesmo caminho. Sou por isso exigente, principalmente comigo. Orgulho-me também de ter uma equipa completamente alinhada com a missão de conferir à mediação imobiliária a valorização profissional que merece, esse propósito consegue-se oferecendo um serviço de qualidade, o que nos confere um rol de motivos para adorarmos aquilo que fazemos.

Nesta atividade para além da independência financeira, controlamos o nosso próprio tempo, e sermos pioneiros num setor que todos precisam e ainda realizando sonhos aos nossos clientes todos os dias é um verdadeiro privilégio.

Como é que a RE/MAX entrou na sua vida? Surge como um desafio enquanto mulher e profissional?

Sempre fui empresária, e na minha perspetiva ser empresário é ter a ambição do retorno alinhada com a capacidade de trabalho e esforço diários, assumir que podemos auferir aquilo que estivermos dispostos a produzir não é para todos, mas para mim sempre foi o maior desafio. O Imobiliário é um setor apaixonante e ao mesmo tempo de alto retorno. Em 2003, a primeira agência Golden Line foi pioneira numa marca nacional de franchise imobiliário, entretanto extinta. A RE/MAX surge exatamente no timing certo! Posso mesmo dizer que aconteceu num momento de transição, mas acima de tudo pela vontade que sempre tive de querer mais e melhor para a minha equipa. Desde então, mantemo-nos associados à marca que mais faz sentido não apenas por ser a líder destacada deste mercado, mas porque nos permitiu crescer de forma exponencial e sustentada criando condições para fazer crescer também os nossos agentes.

Desde 2003, que é proprietária e líder do Grupo RE/MAX Golden Line. Numa profissão em que não há dias iguais, o que a motiva? Estar nesta profissão é assumir riscos?

Motiva-me a vontade de fazer mais e melhor pelo setor da mediação imobiliária, motiva-me encontrar novos caminhos para contornar as adversidades que possam surgir, motiva-me dar as melhores condições para ajudar a minha equipa a oferecer a cada dia um melhor serviço a quem nos procura para Comprar ou Vender o seu imóvel. A crescente ambição do reconhecimento da profissão e do setor é por isso um fator altamente motivador!

Por consequência, estar nesta profissão, tal como outras de perfil de quadros superiores ou direções é também assumir riscos. Acredito que, a par da formação e capacitação de toda a equipa, a inovação, a comunicação e a tecnologia são os principais motores de sucesso neste setor, assim como toda a estrutura que se tem por trás. E é por isso também que nos orgulhamos de ser a Imobiliária mais tecnológica de Portugal, fomos pioneiros deste setor a trazer a realidade virtual que permitiu visitar imóveis que ainda não estavam edificados, fizemo-lo em 2019 no lançamento de vários empreendimentos que é uma das nossas espacializações. Os nossos investimentos têm sido sempre no sentido de potenciar o nosso capital humano e ao mesmo tempo diferenciarmo-nos de todos os demais com o melhor serviço ao cliente.

Foi conquistando, ao longo do tempo, um maior conhecimento sobre a realidade deste sector, também noutros países, culturas e mercados, demonstrando uma enorme capacidade de adaptação. Como encara os desafios?

Com extremo otimismo. Isto porque com tudo o que aprendemos ao longo destes 18 anos e com a estrutura e equipa atuais, somos hoje uma marca madura, especializada nos mercados de Cascais, Oeiras, Sintra, Lisboa e na margem sul do Tejo onde cobrimos desde as zonas mais próximas de Lisboa até ao Alentejo Interior e Litoral, e ainda o Algarve, que são zonas particularmente interessantes para investidores estrangeiros.

Depois, porque estamos munidos de tecnologias que encurtam imenso as distâncias entre o Grupo Golden Line e todos os clientes internacionais, estamos melhor preparados para essa tipologia de cliente. Encontramo-nos presentes em portais internacionais no segmento “premium”, temos uma aposta forte em anúncios nas principais plataformas, que nos conferem exposição e um constante fluxo de leads  de novos clientes e temos ainda a componente de inovação com a aposta na Open-House Virtual, que permite ao cliente visitar à distância os nossos imóveis, ou o “Consultor Virtual” com conversação direta com os nossos consultores praticamente 24/7, minimizando a questão de diferenças de fusos horários, ou a localização.  Temos ao dispor, serviços exclusivos de projeto 2 e 3D e remodelação de Interiores que tal como a intermediação de crédito imobiliário nos permite oferecer um serviço 360 a e que também é muito interessante e apelativo para o mercado internacional.

Tal como o período desafiante que estamos a viver, já passamos por muitos outros períodos menos bons, todos eles com características singulares, todos eles complexos e com novos desafios e mudanças. Todos eles foram sempre ultrapassados e não só atingimos os nossos objetivos como os superamos, na grande maior parte das vezes.

Lidera, hoje, uma equipa com mais de 100 profissionais em cinco lojas nas regiões de Grande Lisboa, Oeiras e Alentejo. As diferentes competências e valências adquiridas, foram decisivas para os vários Prémios e distinções, como Best Team Leader e PME Líder, que recebeu?

É curioso quando o menciona assim, pois embora a Equipa realmente tenha crescido bastante, sentimo-nos ainda mais orgulhosos de termos uma estrutura que acompanhou esse crescimento.

O Grupo Golden Line tem 18 anos de atividade na Mediação Imobiliária, o que nos confere também algum know-how, que sem dúvida contribuiu também para os prémios e distinções que referiu, Best Team Leader é o reconhecimento do meu desempenho perante os meus, o que é muito gratificante e especial, e PME Líder é reconhecimento de uma boa gestão financeira que é sempre importante para qualquer empresário. Há também tantos outros de extrema importância, que anualmente e individualmente são atribuídos pela RE/MAX Portugal a grande parte da equipa, fruto do seu profissionalismo e dedicação.

Sem dúvida que as competências que adquirimos com base também nestas diferentes experiências, segmentos e mercados, contribuíram imenso para estes reconhecimentos.

A vontade constante de se diferenciar no sector imobiliário valorizando-o com a qualidade de serviços prestados, mantém-se inabalável?

Sempre. Estamos completamente alinhados na missão de elevar o serviço de Mediação Imobiliária, prestando com qualidade os melhores serviços a todos os nossos clientes.

Temos a ambição de fazer ainda crescer mais o nosso negócio, com a expansão de mais lojas e crescendo a nossa equipa.  Poderão também saber um pouco mais sobre nós em www.goldenline.pt e conhecer um pouco mais acerca da nossa estrutura e história.

Olhamos para o nosso passado com muito orgulho e gratidão por todos os resultados alcançados até então, mas sabemos que temos ainda um caminho muito interessante pela frente, na certeza de que não vamos parar por aqui no que diz respeito à diferenciação e inovação no setor imobiliário.

You may also like...