Vila Viçosa: a Princesa do Alentejo

Neste “Vale Viçoso”, ocupado em tempos por romanos e mouros, impera há muitos séculos a monumentalidade de uma terra com um rico e invejável património histórico, cultural e natural.

Inácio Esperança, Presidente

D.Afonso III outorgou-lhe o primeiro foral em 1270, e posteriormente a vila foi doada a D. Nuno Álvares Pereira.

No reinado de D. Manuel I, a Corte Ducal ver-se-ia reabilitada e Vila Viçosa também regressou à Casa de Bragança, agora liderada por D. Jaime, seu 4.º Duque, nascendo aqui a quarta dinastia de Portugal. História essa hoje contemplada no processo de Candidatura a Património Mundial da UNESCO.

Pátria de gente ilustre, Vila Viçosa cativa pela abundância e multiplicidade de elementos que das igrejas, aos conventos, da cultura à arte, do artesanato à gastronomia deleitam quem por aqui passa.

A tradicional paisagem alentejana manifesta, por estas bandas, outras cores e texturas. Aqui, o mármore é presença constante, marcando há séculos o quotidiano da população local e constituindo-se como o principal motor da economia.

No seu calendário de festas o destaque vai para a Feira de Inspiração Renascentista, a decorrer no segundo fim de semana de junho, onde a programação prevista inclui recriações históricas, desfiles e participação ativa calipolense, num ambiente de festa e de diversão, com a História como pano de fundo. E para a Festa dos Capuchos, com 160 anos de existência, uma celebração anual em Honra de Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos e do Senhor dos Aflitos marca o segundo fim de semana de setembro, através dos seus espetáculos musicais, das suas largadas de touros, do seu fogo de artifício, da sua diversão noturna e dos seus eventos culturais e religiosos.

Visitar Vila Viçosa é sinónimo de uma estadia tranquila, tocada por saberes e sabores únicos e inesquecíveis.

No regresso, a alma vai cheia. Na memória fica a simpatia e hospitalidade das gentes e o perfume inesquecível das muitas laranjeiras que fazem da ampla alameda central da vila, uma das imagens de marca desta terra.

 

You may also like...