Vans compromete-se a tornar todos os seus materiais essenciais 100% regenerativos, renováveis ou reciclados até 2030
A abordagem criativa da Vans para a sustentabilidade lidera a indústria com a iniciativa de borracha regenerativa para reduzir o impacto ambiental a nível global.
A Vans, marca original de desportos de ação e ícone da expressão criativa, anunciou novos compromissos globais para com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental que serão alcançados até 2030. A Vans avançará para a criação de produtos e sistemas circulares que utilizem materiais regenerativos e reciclados, concebidos para reduzir os resíduos e manter os produtos em uso e fora de aterros sanitários.
O objetivo da Vans é permitir a expressão criativa, incentivando o espírito “Off The Wall” que vem da expressão da essência verdadeira de cada um. Como parte do compromisso da Vans em inspirar a cultura jovem, a marca reconhece a urgência de avançar em direção a produtos circulares e irá implementar sistemas de otimização de desperdícios, paralelamente, ajudando as Nações Unidas a alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 da organização, para garantir padrões de consumo e produção responsáveis.
“Na Vans acreditamos que a sustentabilidade começa com todos nós, mas só pode ser alcançada em parceria”, disse Kim Matsoukas, gestora sénior de sustentabilidade da Vans. “Permitir a expressão criativa é fundamental para a Vans. Como empresa orientada para o objetivo e enraizada na cultura jovem, estamos a reforçar o nosso compromisso com a criatividade, procurando novas soluções que reinventem o ciclo de vida dos nossos produtos e protejam o ambiente para as gerações futuras. E embora haja mais trabalho a fazer, através da nossa Família Vans, parcerias com a PUR Projet, a Terra Genesis, e outras organizações ambientais líderes, temos orgulho em atingir estes objetivos até 2030, à medida que procuramos criar um futuro mais promissor para o nosso ambiente, as nossas comunidades e o nosso planeta.”
Para alcançar a sua visão de sustentabilidade até 2030, os compromissos da Vans incluem:
Os principais materiais serão 100% regenerativos, de origem responsável, renováveis ou reciclados
Até 2030, 100% dos principais materiais da Vans serão regenerativos, de origem responsável, renováveis ou reciclados, incluindo borracha, algodão, pele e poliéster. Além disso, a empresa compromete-se com uma redução de carbono de 43%:
- Reduzindo o impacto médio dos principais materiais em 35% até 2025
- Utilizando 50% de poliéster reciclado até 2025
- Obtendo algodão 100% cultivado de forma sustentável até 2025
A Vans reconhece um esforço coletivo e uma colaboração transversal em toda a Família Vans, desde colaboradores e parceiros, até atletas, embaixadores e consumidores quando se trata de criar circularidade. Parceiros, incluindo a Terra Genesis, que produz borracha regenerativa, e a Indigo Ag, que fornece algodão, estão entusiasmados com esta estreita colaboração com a Vans para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade.
À medida que a Vans avança para um futuro melhor e mais responsável, os consumidores são incentivados a visitar vans.pt/sustainability para acompanhar o progresso da visão global de sustentabilidade da Vans e saber mais sobre outras iniciativas da marca, que vão ao encontro do compromisso da Vans de proteger o ambiente para as gerações futuras.
Na Europa, a Vans juntou-se à SOLES4SOULS, uma organização sem fins lucrativos que cria empregos sustentáveis e proporciona ajuda através da distribuição de calçado e vestuário a pessoas em todo o mundo. As lojas participantes dar-te-ão a oportunidade de deixares pares de sapatos que já não usas. Estes terão então uma nova oportunidade de vida através deste programa dedicado a ajudar empresários empenhados a construírem os seus pequenos negócios através da venda dos sapatos doados. O objetivo final é quebrar o ciclo de pobreza.