Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe vencem Campeonato Mundial de Pilotos FIA WRC

Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe, ao volante do Hyundai i20 N Rally1 Hybrid, garantiram os primeiros títulos de Pilotos e Co-pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA para a Hyundai Motorsport no Rali do Japão, num emocionante final da época de 2024. 

 

 

 

A equipa belga da Hyundai Shell Mobis World Rally Team liderou a classificação do campeonato de 2024 desde a ronda inaugural do ano, o que atesta bem a consistente temporada realizada com o Hyundai i20 N Rally1 Hybrid, na qual conseguiu duas vitórias, seis pódios e 49 vitórias em etapas. 

Neuville e Wydaeghe tiveram o início perfeito da sua caminhada rumo à celebração de campeões com uma vitória enfática no Rali Monte-Carlo, antes de tirarem o máximo partido do novo sistema de pontuação do FIA WRC na Suécia e no Quénia para manterem uma pequena vantagem na classificação. 

De volta ao asfalto na Croácia, Neuville e Wydaeghe demonstraram uma vez mais o seu potencial de vitória em ralis, liderando 15 das 20 etapas. Infelizmente, um incidente no último dia custou-lhes a vitória, no entanto, o seu trabalho árduo até esse momento garantiu-lhes os pontos de que necessitavam para se manterem no topo da classificação – e conquistarem o terceiro lugar na geral. 

Seguiu-se um segundo pódio consecutivo em Portugal, quando o FIA WRC iniciou uma série de sete provas de terra consecutivas. Outro terceiro lugar fez com que os belgas ganhassem realmente ímpeto na luta pelo campeonato, alargando a sua vantagem para 24 pontos. O abandono do segundo lugar no Rali de Itália Sardenha poderia ter custado caro, mas Neuville e Wydaeghe esforçaram-se para dominar o “Super Sunday” e manter o primeiro lugar, com os seus rivais mais próximos a serem os companheiros de equipa Ott Tänak e Martin Järveoja. 

 

 

 

Após três provas rápidas em terra batida na Polónia, Letónia e Finlândia, Neuville e Wydaeghe detinham uma vantagem de 27 pontos sobre Sebastien Ogier e Vincent Landais, que tinham passado à frente de Tänak e Järveoja. No entanto, uma incrível subida ao pódio na Grécia, liderada pelos belgas, permitiu- Ihes aumentar ainda mais a vantagem, com Tänak e Järveoja a recuperarem o segundo lugar da classificação. Neuville e Wydaeghe sobreviveram a um intenso Rali do Chile para chegarem ao quarto lugar e conquistarem mais pontos valiosos. No evento do país de origem da equipa, o Rali da Europa Central, os belgas terminaram em terceiro lugar da geral e vão para o Japão com uma vantagem de 25 pontos sobre os seus companheiros de equipa estónios. 

A equipa não teve uma vida fácil no último evento do ano. Apesar de terem começado a sexta-feira em bom ritmo, com uma vitória na etapa, Neuville e Wydaeghe sofreram um problema técnico que os deixou fora das posições de pontuação na sexta-feira. Uma recuperação incrível no sábado levou-os de volta ao sétimo lugar e começaram o domingo a precisar de apenas dois pontos para manter Tänak e Järveoja à distância. Numa reviravolta agridoce, os estónios caíram na primeira etapa da manhã, confirmando Neuville e Wydaeghe como campeões. 

 

 

 

 

Para Neuville, a estreia no título de pilotos do FIA WRC é o culminar de 11 épocas com a Hyundai Motorsport. O belga tem sido fundamental para os sucessos da equipa no FIA WRC, desde o primeiro pódio no Rali do México e a vitória de estreia no Rali da Alemanha em 2014, até aos dois títulos de construtores em 2019 e 2020. Juntos, a Hyundai Motorsport e Neuville construíram uma sólida relação de trabalho – uma das mais longas no FIA WRC – que o viu terminar como vice-campeão quatro vezes e conquistar 21 vitórias, 62 pódios e 380 vitórias em etapas. 

Thierry Neuville afirmou:“Estar aqui como campeão de pilotos do FIA WRC 2024 é um sonho tornado realidade. Tenho de começar por agradecer à minha equipa de 11 anos: Não teria conseguido fazer isto sem vós. Fomos vice-campeões muitas vezes, mas nunca perdemos a esperança de que o nosso momento chegaria. Gostaria também de felicitar e agradecer ao Martijn; foram quatro épocas incríveis juntos e construímos uma forte parceria no cockpit. Espero que este seja o primeiro de muitos para nós. Sinto-me muito honrado por trazer para casa este primeiro título de pilotos para a Hyundai Motorsport.”

Martijn Wydaeghe disse: “Há muitas emoções neste momento e ainda não nos apercebemos do que fizemos. Este fim de semana mostrámos que a nossa melhor força é a nossa resiliência mental. Apesar de um contratempo na sexta-feira, continuámos a acreditar em nós próprios e na equipa. Eles colocaram o carro a trabalhar novamente para que pudéssemos estar em bom ritmo hoje. Durante toda a época, tivemos a nossa própria estratégia e valeu mesmo a pena – nunca desistir, concentrando-nos num domingo forte, e isso fez de nós campeões do mundo. Obrigado a todos na Hyundai Motorsport, tanto no parque de assistência como em Alzenau.”

O Presidente e Diretor de Equipa da Hyundai Motorsport, Cyril Abiteboul, afirmou: “Começamos a época com uma missão clara: ganhar o campeonato de pilotos e co-pilotos. Gostaria de dar os meus parabéns ao Thierry e ao Martijn pelo seu feito fenomenal na concretização desse objetivo. A sua determinação inabalável foi evidente e os seus primeiros títulos são bem merecidos. Gostaria também de estender as minhas felicitações e a minha gratidão a todos os membros da equipa pelos seus esforços individuais neste último sucesso da Hyundai Motorsport. Por último, gostaria de dizer uma palavra ao Thierry pela realização do sonho da sua vida. É a recompensa de anos de dedicação, resiliência e trabalho árduo para competir no auge do desporto. A sua atitude no início do fim de semana personificou o seu fantástico espírito de equipa e reflete a contribuição que deu para o sucesso da Hyundai nas últimas 11 épocas. Ele quis fazer tudo o que podia para nos ajudar no campeonato de construtores, ao mesmo tempo que lutava pelo seu próprio campeonato. É um campeão digno”.

Aysun Akik, vice-presidente Desenvolvimento de Novos Negócios e Contas-Chave Globais da Shell, disse: “Estamos muito felizes por felicitar Thierry Neuville pela conquista do título de pilotos do Campeonato Mundial de Rali da FIA de 2024. A habilidade excecional, a determinação e o compromisso inabalável de Thierry Ievaram-no a essa conquista extraordinária. O seu sucesso é um testemunho do trabalho árduo e da sinergia entre ele e toda a equipa da Hyundai Motorsport. Estamos orgulhosos de ter apoiado Thierry e a equipa ao longo desta incrível jornada e esperamos celebrar muito mais vitórias juntos.”

You may also like...