The Old Pharmacy e Steak & Sun: Comida e bebida reunidas em dois conceitos diferentes
Mulher, mãe e empreendedora, Maria José Freitas e o marido Feliciano Freitas criaram dois projetos distintos, mas pensados e sonhados em conjunto: The Old Pharmacy (wine bar) e Steak & Sun (restaurante). A Revista Business Portugal reuniu-se à mesa com a gerente para conhecer os conceitos de cada espaço.
The Old Pharmacy
Há seis anos no mercado, The Old Pharmacy nasce na sequência de Maria José ter ficado desempregada. A partir desse momento, quis criar o seu próprio negócio em algo que gostasse. Inicialmente começou por ter, no mesmo espaço, quatro conceitos: os souvenirs; a galeria (com peças de cultura); o chá e os vinhos. Ao longo dos anos decorreram algumas remodelações. “Procuramos estar sempre atentos às novidades e entrar com coisas novas aliadas à inovação”.
O local escolhido apresenta uma história e o nome não surge por acaso. Chama-se The Old Pharmacy, porque era uma antiga farmácia. “Quisemos manter a história, porque aqui existe uma cultura. Preservamos muitas coisas da antiga farmácia. Esse era o nosso objetivo, ou seja, continuar com aquele aspeto de antiga farmácia”, acrescentando que “os medicamentos modernos” fazem parte da carta. Isto porque todas as bebidas estão organizadas por categorias, como por exemplo os antibióticos antidepressivos.
Para além da loja, têm um menu onde apresentam uma lista de snacks para refeições mais práticas. “Temos tostas talhadas vegan, de salmão, de atum, à portuguesa. Depois temos as tapas, que já fazem parte da nossa marca, as saladas e as tábuas de queijos que são oferta na compra de uma garrafa de vinho. Um verdadeiro sucesso”, salienta.
Se está a pensar marcar um brunch com os seus amigos e família, o The Old Pharmacy é o lugar certo. É feito aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 16h00. Para acrescentar à lista, não pode perder os eventos que têm como elemento principal o fado português.
Com capacidade para cerca de 40 lugares (interior e exterior), The Old Pharmacy caracteriza-se por ser “um espaço acolhedor e agradável para passar uns bons momentos durante a tarde, aliando o vinho aos petiscos”.
Steak & Sun
Dezembro de 2018 ficou marcado pela abertura do restaurante Steak & Sun onde a carne é a rainha da casa. “Apesar de termos pratos de peixe, somos mais procurados pelas carnes como é o caso da picanha, black angus, tomahawk e queremos acrescentar à ementa as carnes maturadas. Será o próximo passo”, afirma. Para finalizar a refeição, não pode faltar a sobremesa. Mousse de chocolate caseira e abacaxi grelhado com vinho da Madeira e canela são as duas opções que o irão deixar com água na boca.
Para complementar o prato principal e a sobremesa existe uma ampla sugestão de vinhos, todos portugueses e de várias regiões. Porém, “as nossas sugestões de vinhos são alteradas de três em três meses. Já estamos a trabalhar na nova carta que irá sair este mês. O mesmo irá acontecer com a ementa que terá novos pratos”.
Com 28 lugares no interior e 15 na esplanada, o Steak & Sun é descrito como um lugar “especial e muito acolhedor. Quisemos criar um sítio onde as pessoas se sentissem bem, sem terem de pagar luxos para estarem num espaço requintado”.
Embora com conceitos diferentes, os dois espaços têm em comum elementos-chave que fazem toda a diferença: matérias-primas de qualidade (locais e nacionais), o atendimento personalizado e a equipa de oito colaboradores fundamental para que tudo funcione na perfeição.
Para o futuro, a nossa entrevistada deseja crescer de forma sustentada e menciona que 2020 trará novidades que, por enquanto, ainda não podem ser reveladas.