PUB

Stellantis mantém liderança do mercado automóvel nacional em todas as vertentes

Data:

Partilhar

A Stellantis voltou a destacar-se, no passado mês de julho, como líder do mercado automóvel nacional de veículos novos. O grupo liderou-o, novamente, em todas as suas frentes, quer no seu total, quer nas vertentes individuais de Veículos de Passageiros (VP) e de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL).

De acordo com os dados da ACAP, o Grupo comercializou, em julho, um total de 4.793 viaturas, volume que representa uma quota de 23,9% e um crescimento de 20% nas vendas face a julho de 2024.

A Peugeot foi novamente a marca nº 1 nas vendas, quer no mercado total (Veículos de Passageiros + Comerciais Ligeiros), quer no de Passageiros e no de Comerciais Ligeiros, pertencendo-lhe, igualmente, há três meses consecutivos o automóvel mais vendido em Portugal, o Peugeot 2008. Outros quatro modelos, de três marcas diferentes do grupo, posicionam-se no Top 10 de modelos mais vendidos.

Com 1.034 unidades comercializadas no passado mês de julho no mercado VP + VCL, a Citroën destacou-se com um crescimento de 73% relativamente ao período homólogo do ano passado. Também a Opel, com 853 veículos matriculados, registou um crescimento assinalável de 26%.

A Stellantis comercializou 3.730 Veículos de Passageiros no mês em análise, volume que lhe garantiu uma quota de 21,3% e um crescimento de 30% face a igual mês do ano anterior, acima do crescimento de 20% do mercado. No que diz respeito ao mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros o domínio da Stellantis é ainda mais significativo, com uma quota de 42,1%, referente aos 1.063 furgões matriculados em julho. Este resultado é maioritariamente suportado pelo sucesso dos furgões da Peugeot, Citroën, Opel e FIAT (4 marcas no top 7) fabricados em território nacional, no Centro de Produção Stellantis de Mangualde.

Grupo é líder também no mercado acumulado do ano. Mais de um em cada quatro automóveis vendidos é da Stellantis

Novamente líder incontestável nas três frentes do mercado acumulado nos primeiros sete meses do ano, a Stellantis soma já 41.235 viaturas comercializadas, conquistando uma quota de 25,8%. Isto significa que mais de uma em cada quatro viaturas novas vendidas em Portugal, até ao momento, em 2025, é de uma das marcas do grupo Stellantis: Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, FIAT, Jeep, Leapmotor, Maserati, Opel e Peugeot.

No mercado VP, o Grupo vendeu 32.606 automóveis, para uma quota de 23,0%, registo que, no mercado VCL ascende a uns significativos 47,2%, referentes aos 8.629 furgões matriculados.

Com 1.622 unidades vendidas nos primeiros sete meses do ano, a Jeep continua a crescer de forma sustentada, destacando-se uma subida de 31% comparativamente ao período homólogo de 2024, com um forte contributo do mês de julho, que assinalou um crescimento de 90% relativamente ao mês homólogo.

A marca Alfa Romeo registou o maior crescimento do grupo no mês de julho (+160%) consolidando o maior crescimento em acumulado, com mais 40% do que o volume acumulado nos sete primeiros meses do ano passado.

Liderança estende-se ao mercado 100% elétrico

A Stellantis mantém igualmente a posição de liderança no acumulado do ano no mercado BEV (Veículos Elétricos a Bateria) nacional, em todas as frentes.

Em termos globais, comercializou nos primeiros sete meses 6.579 viaturas 100% elétricas, alcançando assim uma quota de 21,6% e registando um expressivo crescimento de vendas de 67% face a igual período de 2024, mais do que duplicando a evolução do mercado (+27%).

Do volume total de BEV contam-se 5.841 Veículos de Passageiros, para uma quota de 20,4%, e 738 VCL-BEV, que correspondem a uma quota de 41,1%.

Ainda no que diz respeito a propostas 100% elétricas, destaque-se o desempenho do incontestado líder do mercado dos Quadriciclos, o Citroën Ami. No acumulado dos primeiros sete meses de 2025, este contabiliza já 319 unidades que representam uma quota de 40,6%, números reforçados por mais 54 matrículas no passado mês de julho, um crescimento de 157% comparativamente ao período homólogo de 2024.

A ofensiva elétrica da Stellantis está igualmente a ser reforçada com a entrega das primeiras unidades dos modelos T03 e C10 da Leapmotor, cuja rede de distribuição está atualmente em fase de expansão no território nacional.

Newsletter

Últimas Edições

Artigos Relacionados

This will close in 5 seconds