Sofia Lobo Cera – Feng Shui: A arte do bem-estar

Fundada em 2009, a Consultoria de Feng Shui de Sofia Lobo Cera vem mudar mentalidades e gerar bem estar em ambiente profissional e habitacional.

Antes de mais, pedia-lhe que começasse por nos esclarecer acerca das técnicas de Feng Shui e quais as vantagens da sua prática.
O Feng Shui, arte milenar chinesa com cerca de 4.000 anos, estuda a forma como a energia flui num espaço que, quando se encontra em equilíbrio e em harmonia se traduz em mais bem estar e conforto para quem a usa e se movimenta nesse mesmo espaço. As pessoas sentem-se melhor, mais felizes e mais estáveis a todos os níveis. Qualquer espaço que tenha estas técnicas aplicadas de uma forma profissional e consciente será mais positivo a todos os níveis. No âmbito empresarial, os agentes económicos fortalecem-se, consolidam-se e as suas equipas são saudáveis na prossecução dos seus objetivos.

Este é um conceito que já está implementado em Portugal ou ainda há muito desconhecimento?
Há 21 anos quando comecei a falar sobre Feng Shui no ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), onde estudava na altura, os meus colegas quase que duvidavam da minha sanidade mental! Todavia, engenharia e Feng Shui para mim, sempre estiveram relacionados, não fossem a Astronomia e a Física parte estruturante das bases do Feng Shui, em que se estudam corpos e partículas que constituem o espaço e a matéria. Nas casas e nas empresas é exatamente a mesma coisa, ou seja, colocando as pessoas e o mobiliário em determinadas posições, provocam-se reações químicas de onde resulta, digamos de forma simplista, a circunstância da pessoa se sentir bem ou não, num determinado espaço. Quando isso acontece, há conforto e consequentemente trabalham e vivem melhor. Em Portugal, embora existam já algumas empresas a aplicar o Feng Shui nos seus espaços, ainda há um longo percurso a percorrer. Já ao nível habitacional há maior aposta, principalmente na Grande Lisboa.

Qual o feedback que tem obtido dos seus clientes que já implementaram estas técnicas?
Tem sido muito favorável, especialmente ao nível empresarial. Geralmente estamos perante objetivos de crescimento, consolidação do negócio, lucro, produtividade e bem-estar dos colaboradores. Muitas empresas já perceberam que uma das chaves para o sucesso é terem funcionários felizes e satisfeitos. Normalmente temos dois tipos de situações: conseguir uma nova dinâmica em espaços já estabelecidos para evitar estagnação ou declínio; ou projetos de raiz, isto é, quando uma empresa vai para um espaço novo (novo para ela ou novo em termos de construção) e todo este espaço é organizado, disposto, decorado, ou até construído com base em cálculos rigorosos de Feng Shui clássico. De todos os projetos de raiz que tenho feito, passe a imodéstia, os resultados têm sido excelentes, o que me dá uma incalculável satisfação.

A liderança no feminino é um tema pertinente pelos crescentes casos de sucesso. Enquanto empresária, sentiu alguma dificuldade no seu percurso profissional por ser mulher?
Sim e não. Não porque como sou muito determinada e focada, nunca me deixei afetar por quaisquer ‘julgamentos’. No entanto, como mulher sinto que o esforço é mais acrescido, pois também sou mãe e responsável por toda a logística familiar. Nem sempre é fácil gerir as imposições dos demais, próximos, que pelo facto de ter um negócio próprio consideram que tenho de demonstrar disponibilidade absoluta, o que é completamente errado. No ‘meio’ do Feng Shui em Portugal não senti até ao momento quaisquer barreiras, mas no Oriente não é assim tão fácil, pois a sociedade ainda é muito conservadora.

O que é que ainda ambiciona concretizar a nível profissional?
Estou constantemente a perspetivar o que vou fazer a seguir. Parar não faz parte dos meus objetivos. De momento, vai fazendo o seu percurso, com algum sucesso, o projeto ‘Casa Organizada Vida Equilibrada’, inédito em Portugal, no sentido de chegar a mais pessoas com o objetivo de que tenham uma vida melhor e mais feliz. Consiste num conjunto de vídeos disponibilizados no meu canal oficial do YouTube, com dicas e sugestões práticas, que convido todos a seguirem.

You may also like...