Sinta-se em casa, na Ericeira Soul
A Ericeira, emblemática e tradicional vila piscatória, é um destino que atrai os mais variados turistas, muito mais quando há uma oferta de alojamentos que fazem qualquer um sentir-se em casa. E é assim que se sentem aqueles que permanecem na Rua de Santo António 18A, na Ericeira Soul Guesthouse, onde os anfitriões – André Viana e Filipa Barros – abrem as portas e partilham experiências e histórias.
Quando falamos da Ericeira Soul, falamos da história da Vila da Ericeira. Começo por pedir que nos conte essa história, que conjuga o passado com o presente.
O edifício foi construído para servir de rede e apoio às atividades da pesca da sardinha, no ano de 1902. Tem 48 metros de comprimento de fachada sobre a Rua de Santo António e uma área de 1000 metros quadrados.
Empregava centenas de homens nas fainas do mar e nas tarefas em terra. Os seus processos de pesca constavam de redes fixadas no mar que capturavam a sardinha. Os barcos utilizados neste processo de pesca eram movidos a remos e à vela. O aparecimento dos barcos com máquinas a vapor, que pescavam e procuravam a sardinha em movimento, deu origem à extinção das armações fixas na Ericeira, no ano de 1931.
Em 1935, o antepassado dos atuais proprietários, José dos Santos Caré, comprou o “Casão da Armação” por 50 contos (250 euros) e abriu, neste espaço, em 1936, uma oficina de carpintaria manual e de venda de materiais de construção e motores para barcos de pesca. No ano de 1950, esta oficina foi mecanizada com máquinas de serrar e aplainar madeira de origem estrangeira. Nesta mesma oficina foram construídos alguns barcos de madeira para a pesca local e feitos muitos trabalhos de carpintaria para habitações locais. Esta atividade durou mais de 50 anos.
Há uns anos, o André demitiu-se do seu emprego em marketing para se dedicar àquilo que mais gosta de fazer: receber pessoas de todo o mundo e fazer com que se sintam em casa. Foi assim que nasceu este negócio que conta já com sete longos anos. Conheceu a Filipa em 2013 e juntos começaram a dedicar todo o seu tempo ao aluguer de curta duração, com quatro casas dos avós, na Ericeira. Mais tarde, o André propôs aos avós, pais e irmãos criarem a Ericeira Soul Guesthouse, onde a família cresceu, mas onde o espaço, nos últimos anos, começou a ser demasiado grande só para a mãe e para o pai.
Nascidos e criados na Ericeira, é aqui que nós (a Filipa e o André) passamos a maior parte do nosso tempo de trabalho, mas também de lazer. Um dos nossos hobbies preferidos é estarmos juntos à mesa com um grupo de amigos e boa comida. Gostamos de partilhar experiências e histórias e foi por isso também que nos dedicámos a 100 por cento a esta atividade. Desde que começámos a receber hóspedes nas casas da família, já conhecemos muitas pessoas, de várias nacionalidades e, para além de hóspedes, já criámos muitas amizades.
Ser um anfitrião é mesmo isso, receber as pessoas o melhor que sabemos, abrir as portas da nossa casa e fazer com que quem nos visita se sinta também em sua casa. Infelizmente, hoje em dia, devido às restrições e distanciamento social, não podemos estar tanto tempo à mesa com quem recebemos, mas sabemos que são normas necessárias para a saúde pública.
Que tipologias de quartos disponibilizam?
A Ericeira Soul Guesthouse tem nove quartos, sendo que dois podem ser triplos e os restantes são duplos ou twins. Temos quartos com vista mar, vista para a piscina ou com mais privacidade, no primeiro andar com janela de teto e águas fortadas. Todos os quartos têm casa de banho privativa, secador de cabelo, wi–fi, detetor de fumo, janelas de vidros duplos, televisão por cabo, aquecimento central, porta com sistema de fechadura por cartão eletrónico e amenities para usar durante a estadia, seis quartos estão equipados com ar-condicionado. O pequeno-almoço com uma oferta variada está incluído na estadia.
Quem escolhe ficar alojado na Ericeira Soul, que experiência terá?
Queremos que todos os nossos hóspedes tenham a melhor experiência que a vila pitoresca da Ericeira tem para oferecer.
À chegada, oferecemos a todos os nossos hóspedes uma bebida de boas-vindas, aproveitando para ficar um pouco à conversa e dar algumas indicações úteis sobre a área e sobre a casa.
Acreditamos que a Ericeira providencia uma experiência gastronómica riquíssima, é por isso que recomendamos os restaurantes locais e familiares que têm passado de geração para geração, para que além de boa comida, tenham uma boa “mesa”.
Estamos disponíveis e atentos às necessidades dos nossos hóspedes e tentamos ajudar sempre que possível.
Quem aqui permanece, sente-se em casa. É essa hospitalidade e partilha com os hóspedes que torna este local tão especial e mágico?
Temos especial gosto em fazer os nossos hóspedes sentirem-se em casa, por isso temos especial atenção ao detalhe nas nossas áreas comuns. Baseada numa decoração de requinte sóbrio e intemporal, a Ericeira Soul Guesthouse tem vários espaços para desfrutar de uma estadia confortável. Na zona da receção, onde é servido o pequeno-almoço, poderá também tomar um café ou um copo de vinho no bar. Temos ainda uma sala mais recatada para ver um filme, ler um livro ou até trabalhar. Na zona da piscina, abrigada do vento, é possível aproveitar o sol da Ericeira e na entrada da Guesthouse temos ainda uma pequena zona de exposição com artefactos que contam um pouco da história da casa e da vila.
Rua de Santo António 18A
2655-360 Ericeira
918 376 848