Jaguar Land Rover vai usar resíduos plásticos na criação de interiores sustentáveis

A Jaguar Land Rover utiliza nylon ECONYL® para criar interiores de alta qualidade produzidos a partir de resíduos procedentes do mar e de aterros. Os modelos de nova geração da Jaguar e Land Rover irão incorporar tapetes e revestimentos produzidos em fibra ECONYL® procedente de diversas fontes: plástico industrial reciclado, restos de tecidos de fabricantes de produtos têxteis, redes de pesca da indústria piscatória e as que ficam abandonadas no mar, conhecidas como “redes fantasmas”.

 

O compromisso assumido pela Jaguar Land Rover de criar interiores sustentáveis e luxuosos utilizando materiais reciclados e obtidos de maneira responsável integra a sua estratégia Destination Zero, onde a inovação é uma ferramenta fundamental para proteger e limpar os ecossistemas e, adicionalmente, disponibiliza aos clientes a possibilidade de selecionar uma opção premium e sustentável.

O nylon regenerado ECONYL®, criado pela Aquafil, líder mundial no sector das fibras sintéticas, já foi utilizado na alta-costura e nas indústrias do vestuário desportivo e nos relógios de luxo para fabricar bolsos, mochilas, fato de banho, e braceletes para relógios.

A Aquafil recicla resíduos de nylon de todo o mundo. Em apenas um ano, a empresa recicla até 40.000 toneladas de resíduos. Este processo de reciclagem reduz o impacto do nylon sobre o aquecimento global em 90 por cento comparável com o material procedente do petróleo. Por cada 10.000 toneladas produzidas de matéria-prima da ECONYL®, evitam-se 65.100 toneladas de emissões expressas de dióxido de carbono equivalente e a utilização de 70.000 barris de petróleo.

Os resíduos são analisados, processados e preparados nos centros de tratamento mais modernos. Posteriormente, são enviadas para uma fábrica de produtos químicos, onde é obtida a matéria-prima dos resíduos de nylon através de um processo de tratamento químico denominado despolimerização. Esta matéria-prima transforma-se no fio conhecido como ECONYL®.

Durante o processo, são obtidos produtos derivados, como materiais metálicos que não são de nylon ou sulfato de cobre, que são utilizados para evitar o crescimento de algas nas redes de pesca. Estes produtos são enviados para empresas de outros setores para reciclagem.

O polímero de nylon regenerado ECONYL® tem as mesmas características químicas e funcionais que a matéria-prima de origem fóssil, assegurando que pode ser processado para obter fibras que são utilizadas em produtos têxteis e alcatifas.

Este fio pode destinar-se à produção de tapetes para os novos modelos da Jaguar e Land Rover com o objetivo de utilizar mais materiais sustentáveis e que respeitem o meio ambiente que, por sua vez, proporcionam aos clientes um produto resistente e de alta qualidade. Este processo é um impulso para a Jaguar Land Rover no seu percurso para uma economia circular integrado na sua estratégia Destination Zero.

Adrian Iles, Senior Engineer, Interior Systems Team da Jaguar Land Rover, declarou: “O trabalho dos nossos designers e engenheiros centra-se no desenvolvimento de novos materiais sustentáveis que irão integrar os futuros modelos da Jaguar e Land Rover. Um dos nossos objetivos principais é a criação de novos materiais sustentáveis, utilizando as tecnologias e os têxteis mais inovadores e vanguardistas. Os pilares de nossa estratégia Destination Zero são a redução de resíduos e de emissões de carbono e a reutilização de materiais. Esta investigação pioneira sobre materiais tem uma importância chave para conseguir chegar à meta e é um componente fundamental do design que oferecemos aos nossos clientes.”

No início do ano, a Jaguar Land Rover recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a certificação do Carbon Trust por realizar as suas operações empresariais no Reino Unido em conformidade com a prestigiosa norma internacional sobre neutralidade de carbono PAS 2060. O conjunto de todas as instalações no Reino Unido representa 77 por cento da produção global de veículos da Jaguar Land Rover.

Atualmente, a Land Rover disponibiliza o tecido premium Eucalyptus no interior do Range Rover Evoque, enquanto o Kvdrat — um material de alta qualidade que conjuga lã resistente com camurça produzida com o plástico reciclado de 53 garrafas por cada veículo —, é opcional no Evoque, no Range Rover e no I-PACE elétrico da Jaguar.

 

 

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jaguarlandrover.com/2019/destination-zero

aquafil.com

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