Sesimbra Natura Park e a construção de um futuro mais verde

É na mata de Sesimbra que se situa um autêntico santuário da natureza e da biodiversidade, o Sesimbra Natura Park (SNP), nele encontramos a definição perfeita do usufruto turístico sustentável da Natureza, que tira partido da Herdade da Mesquita, propriedade agroflorestal com cerca de 867 hectares, que é regida há décadas por uma ética bastante rígida de sustentabilidade ambiental, social e económica, contribuindo para o desenvolvimento de uma enorme biodiversidade. A Revista Business Portugal teve o gosto de estar à conversa com Ana Vasques, a coordenadora do Sesimbra Natura Park.

 

 

Muito mais que um belo espaço verde

O Sesimbra Natura Park, a poucos quilómetros do centro de Lisboa, é um espaço de grande dimensão e beleza, preparado e equipado com o objetivo de proporcionar atividades de lazer numa herdade agroflorestal, ótimo para a aproximação das pessoas à natureza, um espaço que acolhe todos.

Muito mais do que um belo e cuidado espaço verde e com uma equipa dedicada e atenta, conta ainda com uma variada oferta de atividades e programas, desde programas educacionais até eventos corporativos, passando por encontros de escuteiros e festivais, o Sesimbra Natura Park proporciona experiências únicas.

Oferece também locais com uma componente paisagística variada e impactante, ideais para médios e grandes eventos, filmagens e casamentos.

Ultimamente, devido à maior procura observada, o SNP tem investido na melhoria das suas instalações e serviços destinados às empresas, seja em termos de espaços, seja a nível de eventos chave-na-mão, procurando proporcionar às empresas as melhores condições para promoverem o convívio e a partilha de vivências dos seus funcionários. O SNP oferece programas de team building, que abrangem desde opções mais radicais, como Paintball, Arvorismo e Canoagem, até espaços para refeições ou convívio, assumindo-se assim um local de excelência para a realização de eventos corporativos.

 

 

Sustentabilidade

A herdade está empenhada em implementar o Plano de Gestão Ambiental da Mata de Sesimbra com o intuito de promover uma reconversão florestal que inclui a substituição gradual do atual povoamento de pinheiro-bravo por espécies autóctones, como o sobreiro, o pinheiro manso e o carvalho cerquinho. O objetivo do plano é melhorar as áreas já existentes, restaurar as galerias ripícolas e criar um conjunto de lagoas que propiciem a diversificação da fauna e da flora. A exploração florestal está a ser conduzida de forma sustentável, assegurando a correta preservação e renovação dos recursos naturais. A recuperação dos terrenos afetados pela exploração de areia está a ser realizada conforme as diretrizes estabelecidas pelo Plano de Gestão Ambiental da Mata de Sesimbra. Para isso, foram criados lagos de grandes dimensões, foram implantadas ilhas e áreas de baixa profundidade, promovendo o desenvolvimento da fauna, visto que as aves usam essas ilhas para se resguardar e a vegetação marginal, como o caniço, a tifa, os salgueiros e os amieiros. Apesar de ser um ecossistema construído artificialmente, devido à exploração de areia, proporciona uma ampla diversidade de flora e fauna.

Ana defende que a herdade adota, desde sempre, estratégias de sustentabilidade e apesar de terem também a exploração de areia é tudo feito da forma mais sustentável e responsável possível.

 

 

 

O futuro

Ana Vasques deixou claro que o SNP está completamente dedicado ao seu crescimento: “Temos investido em novas estruturas para termos disponíveis diferentes atividades, queremos crescer e estamos empenhados nesse projeto”.

Quem visita o parque não lhe fica indiferente, seja pelas suas paisagens ou pelas diversas atividades realizadas dentro da herdade, para o comprovar nada melhor que marcar uma visita ao Sesimbra Natura Park e viver todas as aventuras que este espaço proporciona em harmonia com a natureza.

You may also like...