Desenvolvimento visual e ambliopia
Um bebé recém-nascido vê até 30 cm e as imagens são mal definidas. Nos primeiros anos de vida, as células cerebrais vão desenvolver-se, a criança vê a maior distância e as imagens do mundo exterior ficam nítidas. Para que este desenvolvimento seja equilibrado, a imagem que é captada pelos olhos deve ser perfeita. Caso surja algum problema ocular, por exemplo, a necessidade de usar óculos (ametropia) ou um “olho torto” (estrabismo), as ligações entre as células cerebrais responsáveis pela visão ficam comprometidas, e surge a ambliopia ou “olho preguiçoso”. A ambliopia atinge cerca de 3% das crianças e é silenciosa.

Ametropia e ambliopia
As ametropias são a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. As ametropias podem ser congénitas ou resultam do crescimento das estruturas que compõem o olho. Calcula-se que 1 em cada 3 crianças tenha ametropia, e por isso, necessita de usar óculos.
Ametropia e ambliopia são diferentes. A criança com ametropia vê bem se usar óculos, a criança com ambliopia continua a ver mal com óculos. A ametropia trata-se com óculos, a ambliopia corrige-se colando um penso no olho que vê melhor. A recuperação da ambliopia faz-se até aos dez anos de vida. Depois dessa idade torna-se irreversível e a visão permanece diminuída na idade adulta.
Como reconhecer uma ametropia?
Uma criança com miopia queixa-se que não vê bem para o quadro ou semicerra os olhos ao olhar para longe. O astigmatismo pode afectar tanto a visão de longe como a de perto, distorcendo a imagem. Na hipermetropia (“vista cansada”), contrariamente às situações anteriores, a criança consegue ver bem, mas à custa de esforço. Por isso, distrai-se mais, tem dificuldade em concentrar-se nas tarefas escolares, e inclusivamente, pode ser rotulada de hiperactiva. A hipermetropia é a ametropia mais frequente na infância.
Sinais de alerta:
Existem outros sinais que podem alertar para uma visão deficiente, que não sejam ametropias:
- Olho que entorta (estrabismo) permanentemente ou de forma intermitente,
- Inclinação da cabeça quando olha para longe ou,
- Um olho que treme ou,
- Pupila branca (é o sinal mais alarmante).
Há, no entanto, alguns mitos que devem ser esclarecidos:
- Criança que se dobra em cima do caderno/telemóvel vê mal. A maior parte destas crianças gostam de ver detalhes e aproximam-se para ver melhor.
- Se a criança usar óculos durante os primeiros anos de vida, a graduação desaparece. Isto acontece numa minoria dos casos, a maior parte das crianças que usa óculos vai continuar a usá-los na idade adulta.
- A miopia é o principal problema visual da criança. A miopia afecta uma pequena proporção de crianças, no entanto, a prevalência da miopia tem aumentado em todo o mundo. Sabe-se que o excesso de uso de ecrãs e a diminuição de actividades ao ar livre são as principais causas deste aumento.

Faça um rastreio visual
Os rastreios visuais detectam todos os problemas do desenvolvimento visual. Devem ser feitos entre os 3-4 anos de idade e sempre que há suspeitas de visão deficiente. Quanto mais cedo são diagnosticados, melhor é a recuperação. Cuide da saúde ocular dos seus filhos.
Lembre-se que uma criança que vê mal não se queixa.
*Este artigo não foi redigido segundo o novo acordo ortográfico






