SARA HACCP: Inovação na segurança alimentar

Com a ajuda da engenheira Ângela Leal, descubra os benefícios da abordagem moderna da SARA HACCP para garantir a qualidade dos alimentos e a sua contribuição para consciencializar sobre a importância da segurança alimentar.

A SARA HACCP rompeu com os métodos tradicionais e oferece uma abordagem mais moderna e eficaz para garantir a qualidade dos alimentos fornecidos aos consumidores. Quais são os benefícios para as empresas em utilizar esta ferramenta tecnológica?

A utilização de ferramentas tecnológicas para garantir a qualidade dos alimentos traz benefícios para as empresas, sobretudo, por permitir um aumento da eficiência operacional e da tomada de decisão com base em dados fiáveis e tempestivos. Em termos de eficiência operacional, o uso de uma ferramenta como a SARA HACCP garante a automatização e a simplificação de muitos dos processos relacionados com o controlo de qualidade dos alimentos, nomeadamente, o planeamento dos procedimentos de higienização e manutenção das instalações e equipamentos, o controlo de temperatura, a rastreabilidade dos produtos e a gestão de fornecedores. Isto permite que as empresas otimizem a sua operação, reduzindo o tempo e os recursos gastos nessas tarefas.

O software recolhe e analisa dados em tempo real, disponibiliza informação vital, orientada para a tomada de decisão e a atuação imediata. As ações corretivas e preventivas podem ser implementadas em tempo útil, com óbvios ganhos de produtividade. Acresce que se torna mais fácil fazer refletir a análise de desempenho do sistema nas políticas de incentivos das empresas.

Atualmente, a SARA HACCP está presente em toda a rede de escolas ao longo do país. Qual é o impacto desta parceria nas Escolas do Turismo de Portugal? Como o software ajudou a melhorar o processo formativo e operacional dos alunos e formadores?

Tem um impacto muito positivo. Por um lado, fornece uma plataforma uniformizada de suporte ao sistema de gestão de HACCP em todas unidades de ensino, tornando-a numa ferramenta privilegiada de controlo de qualidade e que pode ser gerida de forma centralizada. Por outro, facilita o envolvimento dos alunos em matéria de controlo de sistema de segurança alimentar, pois, estes trabalham num ambiente misto – real e pedagógico -, preparando-os para um futuro profissional que obriga a deter competências no âmbito da monitorização contínua da gestão alimentar, de forma mais abrangente. O software pode ajudar a melhorar o processo formativo e operacional dos alunos e formadores, oferecendo acesso a recursos educacionais, promovendo a aprendizagem interativa e prática e a comunicação e colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional.

Sendo que se aproxima o Dia Mundial da Segurança Alimentar, de que forma a SARA HACCP está a contribuir para consciencializar os seus clientes e comunidade em geral sobre a importância da saúde alimentar?

A SARA HACCP tem delineada uma estratégia de marketing que coloca ênfase na necessidade de efetuar um conjunto de dinâmicas de capacity building e de awareness building relativamente à segurança alimentar. Desde o início que a equipa tem estado ativa no apoio e na disseminação de boas práticas, chamando a atenção dos profissionais, técnicos, estudantes e do público em geral para o tema em questão. É um contributo pequeno, mas, que, sendo reiterado, vai produzindo alguns resultados. Claro que as grandes ações são fundamentais. E, este ano, comemora-se pela quinta vez o Dia Mundial da Segurança de Alimentos, este dia foi criado com o intuito de chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detetar e gerir riscos de origem alimentar. O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 2023 é “Normas alimentares salvam vidas”. A escolha do tema tem como objetivo reconhecer a importância dos padrões de controlo de alimentos em todo o mundo para manter os consumidores seguros. Vamos aproveitar e continuar a fazer o nosso trabalho, ao nível micro, que bastante fruto tem dado. Claro que temos algumas ideias estruturadas. É o nosso honesto e quotidiano contributo.

Numa perspetiva futura, quais as estratégias da SARA HACCP para se manter atualizada em relação às novas tecnologias e tendências na área de segurança alimentar? Quais são os principais desafios que este sector enfrenta?

Numa perspetiva futura, a SARA HACCP estará dotada de todos os meios, humanos e tecnológicos, necessários para apoiar os nossos clientes, em termos da segurança alimentar. O sector enfrenta um conjunto de desafios que não divergem muito daqueles com que os sectores, em geral, se debatem, a necessidade de as empresas e outros agentes económicos garantirem qualidade e segurança, mesmo quando a conjuntura apresenta muitos desafios, e de conseguir trabalhar com a máxima eficiência, numa lógica de otimização do binómio custo-benefício e da sustentabilidade.

 

You may also like...