Saber Dentária – Criar sorrisos perfeitos
Proporcionar aos clientes uma melhor qualidade de vida é um dos principais objetivos da Saber Dentária, sublinha em entrevista à Business Portugal, Sara Mendes, administradora do grupo. A primeira clínica surgiu em Silves e, posteriormente, a administradora decidiu alargar a atividade a Monchique, Lagoa, Olhão e Almancil.
A Saber Dentária é uma empresa na área da saúde, que tem como principal objetivo oferecer aos clientes uma melhor qualidade de saúde oral, através de serviços de Medicina Dentária na área da Pediatria, Ortodontia e Cirurgia especializada”. Dispõem de serviços de apoio especializados em próteses (apoio por um Laboratório dentário), Imagiologia e exames médico-dentários, que prestam serviço na região do Algarve. Tudo isto, aliado à oferta de tecnologia avançada, vai ao encontro das necessidades dos clientes.
Atualmente, as clínicas têm uma relação cada vez mais próxima com os utentes e como refere Sara Mendes “é cada vez mais importante as pessoas sentirem que nós conhecemos os seus problemas”. Em resposta a essa situação, a administradora divide “por dias de semana” a sua presença em cada um dos cinco espaços. Conta ainda com a ajuda dos colegas que foi recrutando “à medida que as clínicas iam aumentando” para assim responder à procura. É um grupo completo ao nível dos serviços existentes, porque disponibiliza diferentes especialidades, mas Sara confessa que “a Ortodontia é o serviço que acabou por ser mais procurado, pela sua especialização, embora tenha mais colegas nas restantes áreas”.
Diversidade de mercados
Apesar de pertencerem ao mesmo grupo, as clínicas têm entre si uma grande diferença: o público que as procura. “Em Monchique, há um nicho de mercado de estrangeiros que gosta de estar mais isolado, sem a confusão do Algarve”. Por outro lado, por exemplo, Silves tem um público diferente, porque “é uma cidade que está em crescimento e desenvolvimento”.
Tendo em conta todas estas disparidades regionais, a estratégia de negócios tem, por isso, que ser adaptada a cada realidade, como nos explica Sara Mendes: “A minha postura em cada um dos sítios muda um pouco consoante o tipo de cliente que tenho”. No entanto, a administradora encara essas diferenças como algo positivo e considera que tem “muita sorte em termos de qualidade e pessoas”, nomeadamente por conseguir trabalhar com crianças, “uma sorte acrescida”, acrescenta.
Segundo Sara Mendes, nos últimos tempos, o público mais jovem tem vindo a procurar cada vez mais os seus serviços e, por isso “o nicho de mercado acaba por se focalizar mais nessa parte”. Como nos explica, isto acontece “porque o Sistema Nacional de Saúde oferece, atualmente, os cheques-dentista, promovendo a procura do dentista”. Habitualmente, associa-se a falta de higiene oral à carência monetária, mas Sara deparou-se com uma realidade contrária quando se especializou em Ortodontia e Odontopediatria, em Monchique. Num estudo alargado a todas as escolas do concelho, percebeu que havia “crianças com mais dificuldades em Olhão do que em Monchique, ao contrário do que seria de esperar porque em Olhão têm mais acesso a profissionais da saúde oral”.
Desafios impostos pela pandemia
Gerir as clínicas perante a situação pandémica foi muito difícil porque, “no início as pessoas tinham muito medo”. No entanto, na abertura, os clientes voltaram a procurar os serviços porque “como estiveram dois meses sem qualquer tipo de cuidado dentário, havia muitas urgências e tratamentos em curso”.
O grande desafio para Sara Mendes, “é o preço elevado dos equipamentos e material, porque é tudo suportado por nós”. Tem de haver uma constante mudança de material e o custo aumentou muito nos últimos meses, “mas nós não podemos aumentar nos preços praticados, principalmente numa altura de crise”.
O futuro das clínicas não preocupa a administradora, porque os clientes “já tinham confiança no serviço prestado e acabaram por voltar facilmente”. O maior problema “é lá fora, porque nós seguimos as regras”. Futuramente, está prevista a abertura de uma nova clínica, reforçando a presença do grupo Saber Dentária no Algarve.
Voluntariado – A promoção de sorrisos perfeitos no mundo
O gosto pelo trabalho com crianças e a preocupação que demonstra com a saúde oral das mesmas, levou Sara Mendes a partir numa missão. Em março, antes da pandemia, a administradora fez voluntariado em Cabo verde (Tarrafal) através de uma ONG e do ministério da saúde local. Nesse seguimento, a nossa entrevistada tem como objetivo “conseguir mais apoios em países com menos acessibilidade a cuidados de saúde oral” e pretende, assim que possível, regressar a mais atividades relacionadas com o voluntariado.
__________
Serviço de Urgência
9.00h – 19.00h
Segunda a Sexta
Marcações online
info@saberdentaria.pt
Clínica Médica e Dentária de Mochique
Morada: Rua Engenheiro Duarte Pacheco Nº 35 | 8550-462 Monchique
Tel.: +351 282 912 480 | +351 925 533 001
Clínica ASM João de Deus
Morada: Rua Comendador Vilarinho Nº 9 | 8300-157 Silves
Tel.: +351 282 440 030 | +351 961 519 734
Clínica Particular de Lagoa
Morada: Rua da Liberdade Nº 38 | 8400-369 Lagoa
Tel.: +351 282 342 720 | +351 916 369 734
Centro Clínico de Almancil
Morada: Rua do Calvário, Edifico 19 Bloco 1 R/C Esq. | 8135-123 Almancil
Tel.: +351 289 390 870 | +351 914 392 590
Clínica Internacional de Olhão
Morada: EN 125 Algarve Outlet Nº 100 Lojas 2.02-2.05 | 8700-137 Olhão
Tel.: +351 289 247 222