RISE: Produção criativa ao serviço das empresas

A RISE surgiu em 2012 pela mão de três sócios com uma vasta experiência na área da produção audiovisual para eventos. Em conversa com a revista Business Portugal, um dos fundadores e administrador, Filinto Francisco, falou sobre a evolução e a dinâmica da empresa ao longo dos sete anos de existência.

Com sede no sul do país, em Loulé, Francisco explica que a RISE cria uma “relação muito direta com aquilo a que o Algarve está permanentemente exposto, que é o mercado internacional”. Com a crescente vontade de criar soluções audiovisuais diferenciadoras, a área de negócio centra-se, especificamente, no que é o corporativo: “Sempre estivemos muito expostos cá em baixo. Existe uma grande rotação de reuniões e eventos para empresas internacionais. Já trazíamos esse know-how do passado”, revela.
Capaz de superar as expetativas dos clientes, numa área tão desafiante e exigente como a produção de eventos audiovisuais, a RISE tem como objetivo “exponenciar o negócio das reuniões corporativas mais para a parte cénica e de transformação de salas e de reuniões. As três matrizes base deste tipo de negócio são: a iluminação, o vídeo e o som”. A criatividade dos eventos é desenvolvida a partir das visitas técnicas, com planeamento das salas e outros espaços de reunião em ilustração 3D. Com uma diversificada carteira de clientes nacionais e internacionais, a RISE tem a competência de criar ambientes diferentes e dinâmicos. Lisboa, Algarve e Sul de Espanha são os principais núcleos de negócio.
A equipa, permanentemente com 12 elementos, recorre a temas que exprimem a área de negócio dos clientes, a filosofia e a identidade da empresa. “Posso dar um exemplo, tivemos uma reunião com um dos responsáveis da marca “Vans”. Conseguimos através de uma comunicação assertiva e de proximidade passar-lhes as nossas ideias. Apresentámos soluções com elementos muito característicos do que é a marca e daquilo que eles representam no mercado. Através da inclusão de um half-pipe como parte integrante da estrutura do palco e utilizando a característica matriz gráfica “xadrez” da Vans como fundo de cenário, transformámos elementos que por norma são despersonalizados em algo muito mais próximo deles, criando ali uma diferenciação do que eles por norma encontram nas suas reuniões”, explica Filinto Francisco.

A evolução e a diversidade de serviços
No mercado desde 2012, esta empresa tem vindo a acompanhar a evolução do segmento empresarial, bem como as suas necessidades. Por isso, aposta fortemente no investimento em equipamento tecnológico. A RISE “queria solidificar a palavra que apresentava com o equipamento que tinha, por isso foi, paulatinamente, adquirindo equipamento de som e vídeo”. Atualmente, com escritórios no Algarve e em Lisboa, o projeto cresceu, incluindo no portefólio com alguns eventos internacionais, em Espanha e Itália. Trata-se de uma nova solução no aluguer de equipamento audiovisual para eventos corporativos, lançamento de produtos/marcas, jantares temáticos, criação de cenários, desenvolvimento e implementação de branding em salas de reunião, entre muitas outras ofertas à medida de cada empresa. Como tal, Filinto Francisco anuncia: “Estamos novamente numa fase de transição, porque vamos ter de duplicar o espaço. Não somos só uma empresa local, apesar de ter assumido o Algarve como a nossa sede, ultrapassamos até as fronteiras.Os nossos clientes, muitas das vezes, são agências de eventos internacionais”, reitera o nosso entrevistado. A sua intervenção abrange desde a área de logística e produção audiovisual até à da transformação cénica e sinalética, apresentando propostas e soluções inovadoras que vão ao encontro do que o cliente corporativo pretende.

Turismo empresarial como futuro
Inserido num destino turístico por excelência, o Algarve, o administrador da RISE, Filinto Francisco, atenta que o futuro passa pela aposta no turismo de negócios. Considera que as principais entidades, quer a nível político quer a nível empresarial, têm que arranjar formas inteligentes de viabilidade e projeção: “Quem é bem recebido e se sente abraçado quer voltar, mais do que uma vez, e depois até ficar cá. Hoje em dia, vivemos numa era rápida e espontânea, mas é preciso consolidar esta vertente do negócio a longo prazo”, acrescenta.

PME Excelência – O ADN do sucesso
A RISE, marca registada da empresa Symmetric Wave, recebeu a distinção de PME Excelência 2018. Um prémio que reconhece as empresas com elevada performance de gestão: “É um reconhecimento daquilo que é o nosso trabalho. Para ser sincero, nós temos isto no nosso ADN, ou seja, trabalhar com qualidade, apresentar um serviço distinto, cada vez mais assertivo e que leve o nosso nome lá fora”, finaliza, com entusiasmo, Filinto Francisco.

You may also like...