Restaurante QOSQO: venham conhecer a gastronomia e a cultura peruana

O restaurante QOSQO já existe há nove anos, em Portugal. Talvez o leitor nunca tenha ouvido falar, mas é um sucesso. Regularmente, organiza eventos gastronómicos com vários chefs peruanos conceituados. Desta vez, o convidado foi o Chef Roberto Sihuay, que preparou um jantar de degustação, com seis pratos, nos dias 24 e 25 de novembro 2022. Dois jantares completamente cheios e com personalidades de várias áreas da sociedade portuguesa como ministros, artistas, cantores, políticos e embaixadas diversas.

Carlos Molinari, Embaixador do Perú, com Roberto Sihuay, Chef e Consultor Gastronómico do QOSQO

O QOSQO é o restaurante de comida peruana mais antigo em Portugal, com nove anos de existência. Fica localizado em Lisboa, numa das artérias gastronómicas da cidade, a Rua dos Bacalhoeiros, no Campo das Cebolas, um bom exemplo das viagens que pode fazer pelo mundo, através da gastronomia. Nesta rua, também conhecida como “rua azul”, está situado o QOSQO. Este é o restaurante peruano mais tradicional, sendo visitado, diariamente, por dezenas de portugueses e pela pequena comunidade peruana em Lisboa, que enchem as salas interiores e a esplanada. O espaço foi renovado no início deste ano, proporcionando um ambiente mais confortável e, notoriamente, mais colorido e alegre.

No que diz respeito à carta, a variedade é a rainha da mesa. Começando pelas empanadas, as pequenas delícias de massa tenra e estaladiça, um dos exemplos é a empanada de queijo e cebola caramelizada. Já os ceviches apresentam várias opções, como o Ceviche de Salmão, Ceviche de Atum, Ceviche Clássico e o Ceviche Ají Amarillo, sempre preparados com peixe fresco e do dia. Bastante ricos em Ómega 3, são acompanhados de batata-doce, choclo, lima, cebola roxa e leite de tigre.

Com a influência Japonesa no Peru vieram os Tiraditos, são fatias finas de peixe fresco coberto com um molho suave peruano. “Uma variação de Sushimi”. Sem nos esquecermos das CAUSAS, pratos típicos peruanos com base de Puré de Batatas ou os Tequeños recheados com frango e queijo especial.

Os pratos de carne são também dos mais solicitados no restaurante QOSQO, especialmente o Lomo Saltado, com pedaços de lombo de novilho (filet mignon), salteados com vegetais, flambeados com pisco e acompanhados de arroz branco ou batatas fritas caseiras. Um outro prato que não pode deixar de provar é o Ají de Galinha, uma deliciosa galinha do campo desfiada em pasta de pimento amarelo peruano com nozes. Mas no QOSQO também existem opções vegetarianas, até porque a comida peruana é considerada uma das mais saudáveis do Mundo e muito rica em vegetais e, consequentemente, em iguarias com imenso sabor, nas quais os ingredientes verdes assumem o papel de protagonista. Uma delas é a Chaufa de Vegetales, um prato de arroz asiático, salteado com vários tipos de vegetais, cogumelos e um molho especial.

 

Naturalmente, os maravilhosos pratos do restaurante juntam-se, numa perfeita harmonia, com os vários cocktails da casa, como é o caso do famoso Pisco Sour, a bebida típica do Peru, que conta com três versões: o original, o de manga e maracujá, e, o de frutos vermelhos. O Pisco Sour é a única aguardente vínica que deve ser usada em cocktails, tendo em conta que não se sente o cheiro.

O restaurante QOSQO tem, também, o hábito de organizar eventos temáticos com chefs peruanos conceituados. O mais recente decorreu nos dias 24 e 25 de novembro, um jantar único, de degustação, preparado pelo Chef Roberto Sihuay. Este é um dos melhores chefs peruanos a trabalhar na Europa, e é também Chef do Restaurante Lima London, em Londres, Inglaterra e do Restaurante Ibiza Canalla em Ibiza, Espanha. O menu foi composto por seis pratos e o Chef teve a oportunidade de falar com os clientes acerca da gastronomia peruana contemporânea, a cultura do país e a sua influência na gastronomia saudável, sendo que esta é considerada uma das mais saudáveis do mundo. As várias influências asiáticas fazem da gastronomia peruana uma autêntica fusão, com aromas e sabores que permitem perdurar ótimas sensações nas nossas papilas gustativas.

O Chef Roberto Sihuay teve contacto com a cozinha, desde muito novo, por influência dos seus pais. Ao longo dos anos, foi aprimorando as suas técnicas culinárias, até que se aventurou por terras europeias. Atualmente, com grande reconhecimento e uma Estrela Michelin, no Lima London, situado, precisamente, em Londres, Inglaterra.

Em entrevista, falou-nos sobre a diversidade de pratos que foram servidos no jantar de degustação, no QOSQO, e sobre o feedback que foi recebendo dos clientes, durante os dois dias da experiência. “Senti que os clientes gostaram do jantar, dos pratos que provaram, e aproveitavam para colocar questões sobre a história da comida e da cultura peruana”, afirmou o Chef Roberto Sihuay.

Roberto acrescentou, ainda, que “grande parte dos visitantes do restaurante, nestes dias, eram pessoas que já frequentam o QOSQO, e têm interesse por esta cultura, ou porque já tinham passado férias no Peru, ou porque já viveram lá, ou porque, simplesmente, gostam da comida e querem descobrir o que está por trás da mesma”.

O Chef peruano confessou que já tinha visitado Portugal e revelou até alguns dos pratos da gastronomia portuguesa de que mais gosta. Entre eles, está o bacalhau e as lapas, bastante conceituados neste país. O Chef Roberto considera que a oferta gastronómica em Portugal é bastante ampla e variada, apresentando muitos pratos “caseiros”, que “aquecem o coração”. As pessoas também deixaram uma boa impressão em ao Chef Roberto Sihuay, que afirma que “se respira bom ambiente em Portugal” e que os portugueses são “super amáveis e agradáveis”.

O Chef contou que há planos para abrir um novo restaurante peruano, também em Portugal, em parceria com o Restaurante QOSQO, para dar a conhecer, ainda mais, a gastronomia do Peru. “Creio que há muito espaço, neste país, para apostar na comida peruana, e é isso que pensamos fazer. Abriremos a pensar em oferecer algo novo da gastronomia peruana aos portugueses e quem sabe almejar alcançar algo mais em reconhecimento”, concluiu Chef Roberto Sihuay.

You may also like...

This will close in 0 seconds