Restaurante Mini Zip: Uma referência na cozinha minhota

Foi de braços abertos e com sorriso largo que Vânia Dantas nos abriu as portas do seu restaurante. Situado na zona histórica de Melgaço, território mais a norte de Portugal, o Restaurante Mini Zip é um dos restaurantes mais procurados na vila minhota. Com especialidades regionais e uma carta de vinhos de excelência, o espaço faz as delícias dos seus clientes.

Vânia Dantas embarcou na aventura de assumir as rédeas do Mini Zip há dez anos. Apaixonada pela atividade, a entrevistada confessa: “Nasci nesta área”. Com 23 anos de existência, e situado junto à Câmara Municipal de Melgaço, o espaço, que outrora foi um café, deve o seu nome ao icónico programa televisivo Zip-Zip que marcou a televisão nacional, no ano de 1969. O café deu lugar a um restaurante, há cerca de 15 anos, quando os pais de Vânia Dantas assumem a gerência do negócio. O gosto pela área levou Vânia a seguir as pisadas dos pais, acabando por assumir a gerência da casa cinco anos depois.

Qualidade gastronómica
É com orgulho e entusiasmo que a proprietária afirma que o Mini Zip é um dos restaurantes mais concorridos de Melgaço. E não é para menos. A vasta oferta gastronómica, sempre acompanhada da qualidade, justifica a grande afluência que o restaurante regista, diariamente. Com doze pratos disponíveis aos amantes do bom garfo, o Restaurante Mini Zip tem especialidades gastronómicas que seduzem os seus clientes. Se o costeletão e a vitela assada são os pratos de carne mais apreciados, o tradicional bacalhau faz as delícias dos “vizinhos” espanhóis. Aos fins de semana o cabrito assado é rei nas mesas do Mini Zip e durante o inverno é o cozido à portuguesa quem chama mais clientes.
Quisemos saber qual a sugestão de Vânia para o almoço da equipa da Revista Business Portugal, e a resposta foi clara: “O bacalhau ‘à casa’ ou o tradicional bacalhau à minhota”. Frito em azeite e alho, o bacalhau é coberto pela tradicional “cebolada”, composta por cebola, alho e camarão, sendo depois polvilhado com maionese e queijo. O forno é o passo seguinte, para onde vai gratinar. Depois de pronto é servido com arroz e legumes salteados. Ficamos com água na boca! E se por um lado, o bacalhau “à casa” nos oferece uma receita personalizada, o bacalhau à minhota segue à risca o receituário do prato típico da região do Minho. “O bacalhau à minhota também é muito apreciado. O bacalhau é frito e acompanhado por batatas fritas às rodelas e coberto com a típica cebolada”, descreve a entrevistada.
Não menos importante, e um dos trunfos do restaurante, é a vasta carta de vinhos disponível. Considerada, por muitos, a melhor casta enxertada nas vinhas portuguesas, o Alvarinho é a sugestão predileta. “Tentámos sempre dar a conhecer o nosso vinho, o Alvarinho. Também temos vinhos de outras regiões do país, bem como o vinho da casa, de produção própria”. Para adoçar, e terminar, a refeição, nada melhor do que a lista de sobremesas, caseiras e feitas no dia.

“É o meu pai que me motiva”
“Estamos a crescer todos os anos, cada vez mais”, afirma, com satisfação, Vânia Dantas. O balanço dos anos de atividade não podia ser mais positivo. Quando questionada sobre o segredo por detrás do sucesso alcançado, Vânia não hesitou em afirmar: “Sou eu e a minha mãe”. É a mãe de Vânia que assume o “comando da cozinha” do Mini Zip e é graças às suas habilidosas mãos que, todos os dias, dezenas de clientes saem satisfeitos. A equipa de trabalho também contribui para o sucesso do negócio e Vânia garante que “sem eles não conseguia ter os clientes que tenho”. É no pai, que faleceu recentemente, que a entrevistada encontra a motivação necessária para continuar na busca do sucesso. Uma motivação que a leva a fazer mais e melhor, a cada dia. “É o meu pai que me motiva. É ele que me dá o ‘empurrãozinho’ e que me motiva. Continua, sem dúvida, a ser o meu pilar”.

Abertura de novo espaço
O crescimento tem sido de tal ordem que Vânia tem prevista a abertura de um novo espaço. “Acho que estou a conseguir levar o projeto onde quero e, por isso tornou-se necessário criar outras instalações”. O novo Mini Zip, que está a ser construído de raiz, irá abrir portas no Monte Prado. Com capacidade para cerca de 120 pessoas, afigura-se um espaço ideal para a realização de eventos. Vânia Dantas assegura que a localização afastada do centro da vila não representa um problema e que “será a qualidade que irá continuar a atrair os clientes ao Mini Zip, esteja ele no centro da vila ou no Monte Prado”.
A conversa não terminou sem que Vânia Dantas deixa-se um convite aos nossos leitores. “Venham experimentar e saborear os nossos deliciosos pratos, porque tenho a certeza que vão adorar. Estamos aqui de braços abertos para vos receber”, concluiu.

You may also like...

This will close in 0 seconds