Regressar às raízes
João Paulo Gomes, em entrevista à Business Portugal, revela os motivos que o levaram a abrir o seu próprio negócio: a Manutenção Fins de Linha.
Como e quando é que surge a ideia da criação da “Manutenção Fins de Linha”? Que valores é que norteiam esta empresa?
A ideia para a criação da MFL começa a ser cozinhada entre 2010 e 2012. Sendo eu trabalhador de uma empresa de Madrid, desenvolvia o meu serviço 90% em Espanha, tendo deixado de trabalhar a tempo inteiro em Portugal a partir do ano 2000. Assim, interessei-me por criar uma empresa em Portugal que me voltasse a dar as raízes que tinha perdido com o nosso País. Facilmente essa empresa teria a atividade na qual trabalhei toda a vida – Montagem automação de máquinas de fins de linha e robótica. O nosso setor alvo seria, principalmente, o agroalimentar: rações, cereais, farinhas, etc… Também outros como: plásticos, cimentos, etc…
Em 2013 formei então a MFL tendo como sócia a minha esposa Luísa Silva. Iniciámos a manutenção e reparação de máquinas mais simples e pequenas, pois eu continuava a trabalhar em Espanha e só me podia dedicar a esta atividade aos fins de semana. Em 2015, o meu então patrão, agora sócio, propôs-nos entrar na sociedade da MFL com o objetivo de dar mais proximidade aos seus clientes em Portugal. Em 2016, A Enesval comprou a cota da Luísa e a MFL passou a ter como sócios a 50% a Enesval e eu. Com esta alteração a atividade e o volume da empresa iniciou uma alteração significativa. Os quais se têm vindo a incrementar gradualmente, ano após ano.
Objetivos da MFL:
– Satisfazer e fidelizar os nossos clientes, prestando soluções técnicas, inovadoras e à medida de cada projeto.
– Desenvolvimento constante de novas tecnologias e aptidões para proporcionar aos nossos clientes serviços de qualidade e personalizados, utilizando as últimas tecnologias disponíveis.
– Serviço pós-venda, manutenções e reparações em tempo útil, proporcionando aos nossos clientes o mínimo de paragens de produção.
Valores que norteiam a MFL:
- Competência
- Compromisso
- Credibilidade
- Ética
- Excelência
- Inovação
- Qualidade
- Segurança Industrial
- Transparência
Explane a gama de produtos e serviços disponibilizados ao cliente.
A nossa atividade desenvolve-se principalmente a nível de fins de linha: seleção / contagem / pesagem; ensaque / embalamento; fecho das embalagens / sacos; paletização; envolvimento / acondicionamento paletes.
Proporcionamos aos nossos clientes os seguintes serviços
– Projetos de instalações novas e otimização de instalações existentes.
– Automação, robótica e sistemas.
– Instrumentação.
– Quadros elétricos.
A nossa gama de produtos:
– Balanças.
– Ensacadoras.
– Encaixotadoras.
– Fecho de sacos: cosedoras, termo seladoras – fechos de caixas: com cola e fita.
– Sistemas de paletização – sacos ou caixas – cartesianos, de arrastre ou com braço robotizado.
– Envolvedoras / encapuçadoras.
– Complementos: chequeadoras de peso; detetores de metais; etiquetadoras; marcadores; transferes; empurradores; viradores; etc
Dispõe de todo o tipo de sistemas que se encontram no mercado, desde os mais manuais/tradicionais aos mais automáticos/modernos. Isto garante uma maior eficácia em termos de resposta às necessidades do cliente?
Sem dúvida. Cada cliente é um caso. Cada instalação deve ser configurada e dimensionada de acordo com a abrangência de cada cliente e em função da personalização de cada processo. Por isso, a uma maior gama de produtos, uma maior adequação e personalização dos processos em cada particular cliente.
Que comentário lhe merece a distinção de “Empresa Gazela 2021”? Isto é sinónimo de que o trabalho tem sido bem desenvolvido?
Concordo. Para a nossa empresa considero que é um merecido reconhecimento. Sentimo-nos orgulhosos de poder receber esta distinção. Alegro-me também por ter na região centro a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro a realizar este trabalho com o objetivo de dar visibilidade às suas empresas.