Prevrod: Consultadoria e formação rodoviária de excelência

A formação rodoviária está na génese da empresa, mas foi na aliança com a consultadoria que viram a oportunidade de se diferenciarem. A PrevRod nasce em 2015, em Torres Vedras, sendo já uma referência no mercado nacional, sendo certificada pela DGERT e espera homologação de várias áreas novas pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

A PREVROD está certificada em quatro áreas de educação e formação distintas: Serviços de Transporte, Comércio, Desenvolvimento Pessoal, Produção Agrícola e Animal e Segurança e Higiene no Trabalho.
Unir a consultadoria à formação é uma ideia tão prática quanto inovadora, e vem colmatar uma falha existente no mercado ligado ao setor rodoviário.
Na PrevRod, em Torres Vedras, pode encontrar ambos os serviços, os quais são distintos, mas também se complementam mutuamente, numa oferta de excelência e diferenciada. A formação aos motoristas é obrigatória, a empresa disponibiliza formações para condutores ou gestores de frotas de veículos pesados, mercadorias ou de passageiros.
A Prevrod pretende assim aproveitar as sinergias relacionadas com o conhecimento especializado que possuí no setor dos transportes, decorrente de experiência do serviço de consultadoria prestado aos seus clientes e conciliá-lo com as melhores práticas em matéria da formação profissional, de modo a oferecer um serviço complementar aos clientes de acordo com as suas necessidades.
A proximidade e disponibilidade com os clientes cria uma relação de confiança e contribui para uma taxa de sucesso de aprendizagem. São cerca de 100 empresas e 1.700 motoristas que já confiam na empresa Torreense. Os formadores são especializados e contam com uma vasta experiência nesta área.
Com a aposta na consultadoria, a PrevRod fica não só com a formação, mas também com um acompanhamento permanente, que pode ser ministrada a qualquer motorista ou colaborador da empresa que emprega os seus serviços. O contacto permanente e a disponibilidade que demonstram com os clientes são uma forma mais ágil, prática e completa de auxiliá-los.
O ponto de diferenciação da empresa é no âmbito da legislação comunitária sobre a regulamentação de tacógrafos e livrete individual condutor (LIC), utilizando o mesmo programa que as entidades fiscalizadoras e a ACT (Autoridade das Condições de Trabalho). Este programa permite visualizar os registos tacográficos dos condutores, assim terem acesso a todas as ocorrências, para que possam ser suprimi-las. Trabalhar por antecipação para fornecer as informações às empresas e seus motoristas, antes de serem confrontados com essas situações é o principal objetivo.
Como explicaram à Revista Business Portugal, nesta área, no que toca à legislação, há sempre alterações e atualizações frequentes. Estas são diferentes de país para país e há uma preocupação de dar esse conhecimento aos parceiros.
Outro dos pontos que diferencia a empresa é estarem aptos a trabalhar com motoristas e empresas que usem quer o analógico, quer o digital. Adquiriram uma impressora que permite passar o analógico para digital e possibilitar assim todos os dados numa única plataforma.
Todos os meses as empresas clientes enviam ou são recolhidos pela PrevRod, os dados tacográficos dos motoristas e dos tacógrafos dos veículos para serem analisados os erros cometidos. Se forem de fácil resolução é resolvido com uma chamada telefónica, onde são dadas indicações para colmatar. Questões mais complexas haverá uma deslocação à empresa cliente, onde são dadas sessões de esclarecimento ou formações certificadas.
A PrevRod envia mensalmente as empresas os relatórios com os erros cometidos e instruções, para os motoristas melhorarem a sua conduta em prol da segurança rodoviária.
A empresa é responsável por qualquer infração cometida pelo condutor, ainda que fora do território nacional. A responsabilidade da empresa é excluída se esta demonstrar que organizou o trabalho de modo a que o condutor possa cumprir o disposto no Regulamento (CE) n.º 561/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de março, serviço esse que é prestado pela PrevRod aos seus clientes.
As empresas demonstram uma redução nas coimas, desta forma o valor pago pelos serviços justifica os benefícios que os clientes passam a usufruir. Isso é um motivo de orgulho para a PrevRod. Os serviços não obrigam a uma fidelização obrigatória e não tem custos elevados.
No âmbito da proximidade e partilha de conhecimentos, a PrevRod anualmente efetua convívio com os motoristas, são organizados jogos pedagógicos relacionados com temáticas no âmbito rodoviário, com objetivo de formar e orientar os condutores, são premiados os que conseguirem atingir a melhor pontuação nesses jogos.
O futuro passa pelo crescimento sustentado. Em 2019 pretendem aumentar a publicidade de forma atrair mais 50 empresas a nível nacional. Um passo mais perto do futuro que ambicionam, mas nunca esquecendo a realidade vivida e a ideia de sustentabilidade.
A Prevrod não esquece o lema que os define: Chegamos longe para servir mais perto! Antecipar e prevenir no presente e acompanhar no futuro!

You may also like...