PEUGEOT 9X8 de 2024 revela a sua nova silhueta, acentuada por uma decoração excecional

Após vários milhares de quilómetros de testes, o Team Peugeot TotalEnergies  apresenta o PEUGEOT 9X8 2024, modelo que fará a sua estreia em competição nas 6 Horas de Imola (21 de abril), a segunda ronda do Campeonato do Mundo FIA de Resistência de 2024.

 

 

 

Depois de uma primeira temporada completa no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, que incluiu um desempenho encorajador em Le Mans e um pódio inaugural (um 3º lugar) em Monza, e tendo passado grande parte da corrida de abertura da temporada de 2024 na liderança da corrida, em Losail, o PEUGEOT 9X8 viu-se dotado de várias atualizações substanciais, para ir ao encontro dos objetivos de liderança definidos para o presente ano, naquela que deverá ser uma categoria Hypercar incrivelmente competitiva, envolvendo nove fabricantes e dezanove protótipos.

Na sua versão inicial, o PEUGEOT 9X8 foi concebido com base num caderno de encargos que respondia à regulamentação técnica elaborada para o biénio 2020/2021. No entanto, entre a fase de conceção do veículo e a sua estreia em competição, no verão de 2022, a regulamentação foi alterada, abrindo a possibilidade de melhorar o desempenho em algumas áreas. Determinadas configurações de design foram, portanto, revistas para maximizar o seu potencial e cumprir os ambiciosos objetivos estabelecidos pelo Team PEUGEOT TotalEnergies.

“Fizemos escolhas que hoje já não se mostram as mais corretas e esta diferença de desempenho não foi suficientemente compensada pelo BoP [nota: Balance of Performance] em 2023”, explicou Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport. “A ideia era, portanto, regressar a um design semelhante ao dos nossos rivais, de modo que lhe fosse dado um tratamento equivalente pelo BoP. Foi por isso que decidimos abandonar a utilização de pneus com larguras idênticas, de 31 centímetros em todas as rodas, optando por colocar pneus de 29 centímetros à frente e de 34 centímetros atrás. Estritamente falando, não é uma viatura nova, uma vez que assenta no mesmo chassis, mas há muitas outras atualizações. Para que os pneus funcionem eficazmente, tivemos de alterar o centro de gravidade do PEUGEOT 9X8, o que implicou deslocar alguns componentes e trabalhar no peso para tornar outros mais leves. E, para obter um melhor equilíbrio aerodinâmico, tivemos, também, de procurar redistribuir as cargas aerodinâmicas, o que nos levou a redesenhar cerca de 90% dos componentes da carroçaria, nomeadamente a asa traseira. Para além de tudo isto, decidimos utilizar esta nova homologação para adicionar algumas melhorias de fiabilidade e de performance para nos dar as melhores oportunidades no campeonato.”

A decisão de introdução de algumas atualizações radicais no carro para a época de 2024 foi tomada em março de 2023. Todos na PEUGEOT Sport trabalharam incansavelmente para redesenhar o carro, enquanto participavam na campanha do WEC de 2023. “Foi um projeto dentro de um projeto, o que aumentou substancialmente a carga de trabalho da equipa”, continuou Jansonnie. “Mas pudemos contar com o empenho inabalável do Team PEUGEOT TotalEnergies e estamos agora ansiosos por mostrar o resultado do seu trabalho árduo. O objetivo é, claramente, voltar a estar entre os primeiros, lutar regularmente pelos lugares do pódio e até lutar pelas vitórias nas corridas.”

Estas atualizações proporcionaram, também, a oportunidade de prosseguir a relação de trabalho iniciada há quatro anos com a PEUGEOT Sport: “Depois de um design elegante e discreto para assinalar o regresso da PEUGEOT às corridas de Resistência, em 2022, a que se seguiu a pintura de 2023, produzida pelo artista plástico Demsky, celebrando o Centenário das 24 Horas de Le Mans e o 30º aniversário da ‘tripla’ da PEUGEOT em Le Mans, desta vez criámos um design que recorre à ‘cabeça de leão’ em diferentes escalas”, detalhou Matthias Hossann, Diretor de Design da Marca PEUGEOT.

“Este design gráfico, que simboliza uma ‘alcateia de leões’, transmite o sentido de coletividade que reflete perfeitamente os valores das corridas de Endurance. Quisemos realçar este espírito de equipa e a riqueza de talentos da equipa. O design é produzido em diferentes dimensões e em diferentes cores retiradas da palete de cores da PEUGEOT Sport, incluindo o preto, o cinzento, o branco e o kryptonite. Este tema está também presente nos produtos de merchandising e lifestyle desenvolvidos pela equipa de design gráfico da PEUGEOT”

Depois de ter feito a sua última aparição nos 1.812 km do Qatar, a ronda inaugural do Campeonato do Mundo FIA de Resistência de 2024 – que confirmou os progressos realizados pelo Team PEUGEOT TotalEnergies – a versão 2023 do PEUGEOT 9X8 vai agora dar lugar à versão 2024, uma estreia que se fará nas 6 Horas de Imola, a segunda prova da presente temporada, a realizar a 21 de abril. Recorde-se os impressionantes primeiro e segundo lugares alcançados no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, da PEUGEOT em 2011.

 

 

 

 

DECLARAÇÕES

Linda Jackson, CEO da PEUGEOT

“2023, o primeiro ano completo do Team PEUGEOT TotalEnergies a competir no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, foi uma experiência gratificante para todos os envolvidos, uma vez que a equipa tomou forma e mostrou a sua determinação e paixão, apesar dos momentos difíceis por que passou. Para 2024, o objetivo continua a ser o mesmo: ganhar corridas! Sabemos que a competição será ainda mais dura este ano, mas a nossa equipa trabalhou arduamente para desenvolver uma versão 2024 do PEUGEOT 9X8 que reflita perfeitamente os valores da Marca. A energia e o esforço do Team PEUGEOT TotalEnergies foram inestimáveis. Estamos orgulhosos de fazer parte desta nova era das corridas de Resistência e queremos deixar a nossa marca neste desporto.”

Jean-Marc Finot, Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport

“Antes de mais, gostaria de felicitar e agradecer a toda a equipa da PEUGEOT Sport pelo seu excelente trabalho. Não é um feito pequeno ter sido capaz de redesenhar parte da viatura em tempo recorde e, ao mesmo tempo, conseguir competir na temporada de 2023. O PEUGEOT 9X8 foi originalmente concebido para cumprir os regulamentos de 2020/2021, quando os LMH tinham de estar equipados com pneus de igual dimensão à frente e atrás. Desde então, os regulamentos evoluíram, permitindo que alguns dos nossos rivais instalassem pneus traseiros maiores. Pensámos que o BoP seria suficiente para compensar a nossa desvantagem estrutural, mas não foi esse o caso. Por conseguinte, foi necessário redesenhar parte do carro para o adaptar às novas dimensões dos pneus. Tivemos de deslocar o centro de gravidade do carro, alterar a distribuição das cargas aerodinâmicas, acrescentar uma asa traseira, produzir componentes mais leves, etc. As nossas simulações e as primeiras sessões de testes em pista mostraram que o carro tem melhor desempenho. Esperamos, portanto, ficar entre os primeiros sem nos aproximarmos do limite do BoP, com o mínimo de peso e o máximo de potência”.


Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport
, explica a evolução do PEUGEOT 9X8 2024: https://youtu.be/5vUDar8WDQI

 

 

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