Paulownia d.f. Portugal, Lda: “A Madeira de Paulownia é uma das mais procuradas a nível mundial”
A Paulownia d.f. Portugal, Lda é uma empresa que foi criada a partir de uma ideia holandesa, através da Boereboom Invitro Cultures em Eindhoven, Holanda, e a Boereboom Invitro Portugal com um dos seus laboratórios, situado no Madan Parque, no Campus da Caparica da Universidade Nova de Lisboa (Parque da Ciência e Tecnologia), no qual são produzidas plantas, principalmente lenhosas, geneticamente iguais. A propagação in vitro é levada a cabo em condições estéreis, o que permite que a multiplicação de plantas seja realizada sem presença de pragas e doenças.
Sendo nós os maiores criadores de Paulownia a nível mundial, neste momento, exportamos para 17 países em vários continentes do mundo. Já no nosso país, a Paulownia d.f. Portugal, Lda dedica-se à comercialização da Paulownia, oferecendo apoio técnico às plantações superiores a um hectare, como também se dedica ao negócio da madeira de Paulownia, tendo neste momento compradores em cerca de 31 países.
A Paulownia é uma árvore de crescimento rápido com características muito interessantes para o nosso país. Produz madeira de alta qualidade, reduz CO2 10 vez mais que qualquer outra árvore, liberta mais oxigénio, não afeta a biodiversidade, ou seja é uma árvore muito resistente aos incêndios e a sua madeira é das mais procuradas a nível mundial, com um valor de mercado muito acima de média.
Em Portugal, nós queremos ser uma boa alternativa para aqueles que têm terrenos, muitos destes ao abandono, garantindo-lhes uma boa rentabilidade a médio e longo prazo. Também temos como objetivo dinamizar o interior do país e a sua economia, criando desta forma, um pulmão para o país, tentando ajudar a equilibrar as temperaturas e, ao mesmo tempo, criar riqueza. Nas medidas legislativas, a Paulownia d.f. Portugal gostaria que o governo português, reconhece-se a mais-valia que esta árvore tem para Portugal a curto, médio e longo prazo.