“O Seu Parceiro para a Energia”

Numa era onde a sustentabilidade se torna imperativa, a Triple Watt, sob a liderança de Alberto Varela, Managing Director, destaca a importância de integrar a geração de energia limpa com as comunidades locais. Da promoção à gestão de ativos, a Triple Watt revela os segredos da eficiência que a colocaram no centro do panorama das energias renováveis.

Alberto Varela, Managing Director

A Triple Watt destaca a importância da sustentabilidade e do enquadramento dos projetos com as comunidades locais como princípios basilares. Como a empresa aborda especificamente estes aspetos nos seus projetos de geração de energia limpa e renovável?

A nossa função enquanto empresa e agente ativo no processo de descarbonização da economia, passa por envolver as comunidades locais, interagindo com as pessoas e explicando todas as vantagens que este tipo de projetos oferece a longo prazo a todos nós, sendo a mais importante, a sustentabilidade do nosso planeta, mas também a oportunidade económica que estes projetos trazem ao nosso país tornando-o mais competitivo, pois se Portugal não for capaz de produzir a eletricidade que necessita, serão outros países a fazê-lo, o que nos tornará importadores em vez de exportadores de eletricidade. Por outro lado, tentamos igualmente perceber localmente o que preocupa as pessoas quando apresentamos estes projetos, pois muitas vezes pensa-se que estes projetos são incompatíveis com atividades agrícolas, o que não é de todo verdade. Uma ideia errada que, muitas vezes, é transmitida é de que um projeto solar fotovoltaico, por exemplo, cobre na totalidade um terreno com painéis fotovoltaicos, no entanto, devido a condições técnicas, nunca é possível ocupar a totalidade da área vedada com painéis solares, sendo na maior parte das vezes possível ocupar apenas metade dessa área, o que nos dá bastante margem para aproveitarmos melhor o solo disponível. A título de exemplo, num dos projetos solares estamos a implementar um projeto de polinização e num outro, temos atividades pastorícias, onde as ovelhas se podem alimentar, dentro das áreas vedadas dos projetos, enquanto se produz eletricidade, compatibilizando as duas atividades em completa segurança e harmonia.

Desde o desenvolvimento até à operação de projetos de energia sustentável, a Triple Watt oferece uma gama completa de serviços. Como a empresa gerência eficientemente o ciclo de vida completo de um projeto, desde a promoção e licenciamento até à gestão de ativos e operação?

O facto de estarmos presentes em toda a cadeia de valor de um projeto renovável, permite-nos ter uma visão global dos possíveis constrangimentos futuros, permitindo-nos atuar hoje e antecipar aquele detalhe que evitará o problema futuro, por exemplo, quando estamos na fase de engenharia de um projeto, já o fazemos tendo em consideração o comportamento que um projeto deste tipo tem durante a fase de operação. O mesmo se aplica numa fase mais adiantada de um projeto, ou seja, se apenas entramos na fase de gestão de ativos, imediatamente vamos procurar saber se a comunidade local está a ser envolvida no mesmo, pois é de extrema importância que todos os stakeholders do projeto estejam satisfeitos. Esta gestão só é possível, porque a Triple Watt conta com uma equipa multidisciplinar, que atua organizada e prontamente quando um serviço é adjudicado, onde a comunicação é a chave para que a informação seja distribuída pelos diferentes departamentos que, em conjunto, trabalham para que a solução final possa superar as expectativas dos nossos clientes.

Considerando a atuação global da Triple Watt, como a empresa incorpora inovação e adere às melhores práticas internacionais nos seus projetos?

Somos uma empresa dinâmica e heterogénea, que procura aliar a experiência à juventude, acreditando que é este tipo de interação que acrescenta valor e inovação aos projetos onde participamos. Adicionalmente, a empresa tem um departamento, denominado New Business, que se dedica exclusivamente a temas relacionados com a inovação, cujo objetivo é trazer novas soluções e produtos para o mercado. Depois, é claro, tendo a possibilidade de cooperar com clientes globais, conseguimos trabalhar em projetos nacionais e internacionais, até agora em nove geografias distintas, o que nos permite adquirir e manter sempre atualizadas as melhores práticas internacionais.

A Triple Watt recebeu a distinção “PME Excelência”. De que forma estas distinções têm contribuído para a reputação e sucesso da empresa, bem como para a confiança dos clientes? Quais as perspetivas para o próximo ano?

Sim, este ano a Triple Watt foi distinguida com os prémios Empresa Gazela 2022, PME Líder 2022 e PME Excelência 2022, este último na categoria “Na Rota da Sustentabilidade”. Estes prémios dão-nos muito orgulho e motivação para o futuro, demonstrando ainda o nosso compromisso para com os nossos clientes, parceiros e sociedade em geral, uma vez que pretendemos que nos vejam cada vez mais como uma empresa sólida e confiável, e aludindo ao nosso slogan, queremos ser vistos pelos nossos clientes como “O Seu Parceiro para a Energia”. No próximo ano, continuaremos a fazer mais e melhor todos os dias, pois acreditamos que ainda há muito trabalho a desenvolver, uma vez que o setor das energias renováveis está em constante evolução, pretendendo continuar a crescer, tanto a nível nacional como internacional.

You may also like...