O principal objetivo da H.JDP é a satisfação do cliente

 A H.JDP – Alimentar é uma empresa com conhecimento, experiência e empenho, assumindo-se uma referência na sua esfera de atuação. Em entrevista à Revista Business Portugal, Daniel Pereira, CEO, releva a distinção, pelo segundo ano consecutivo, como Empresa Gazela e destaca a inovação e o posicionamento diferenciador como pilares do sucesso.

Daniel Pereira, CEO

A H.JDP Alimentar surge em 2016 e, desde aí, atua no fabrico de máquinas e equipamentos para a indústria alimentar. Fale-nos um pouco de todo o percurso da empresa. Como surgiu a ideia? Porquê entrar neste mercado?

A H.JDP foi fundada a 3 de março 2016, a ideia surgiu devido à escassez de fabricantes de máquinas dentro deste sector em Portugal, daí pensarmos que seria uma boa oportunidade de negócio. Temos como principal objetivo o fabrico de máquinas e equipamentos personalizados, de modo a ir ao encontro das necessidades do mercado.

A indústria alimentar é um sector em expansão e inovação constantes, é uma área muito desafiadora, que nos obriga a estar em permanente evolução, devido aos requisitos e exigências dos dias de hoje.

Apesar da principal indústria ser a alimentar, também fornece serviços à hotelaria, construção civil e metalomecânica. Porquê alargar o negócio para outras indústrias? Qual foi o principal objetivo?

A H.JDP, neste momento, tem várias áreas de atuação, consultoria, projeto mecânico e elétrico, programação e automação, fabrico de máquinas e equipamentos para indústria alimentar, manutenção industrial, serralharia civil e mecânica e instalações elétricas.

Devido às necessidades do mercado e por termos uma equipa polivalente, conseguimos acrescentar valências para as mais diversas áreas de intervenção, permitindo-nos também acompanhar e competir com outras empresas do mercado. O principal objetivo da H.JDP é a satisfação do cliente, daí optarmos pelo aumento diversificado de serviços.

A H.JDP já chegou a ser mencionada nos livros “Gestão no pós-Covid-19” e “Vírus, perdigotos e ajuntamentos”, devido à criação da máquina ALCOOLMATIC. A mesma foi um sucesso em tempos de pandemia, chegando a ser instalada no Museu do Louvre. Esperavam ter todo este reconhecimento com esta máquina? Que benefícios a mesma trazia para o utilizador e para quem fornecia ao utilizador?

Sim, o ALCOOLMATIC foi um grande sucesso, que originou reportagens televisivas, portuguesas e estrangeiras, que permitiu uma visualização e alavancagem a nível de volume de negócio, aparecemos ainda num documentário feito pelo ISTEC em parceria com a RTP “3 minutos a inspirar Portugal”. O facto do ALCOOLMATIC ter ficado registado e eternizado em dois livros é um orgulho e muito gratificante, “mas o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”. A H.JDP já enfrentou vários desafios os poucos anos de existência, é uma empresa especializada em sistemas de higiene industrial e, na altura em que surgiu a Covid-19, tivemos a sensibilidade de desenvolver um sistema de higienização compacto com possibilidade de ser instalado em diversos locais, de modo a contribuirmos no combate e minimizar o contágio ao vírus, daí o aparecimento do ALCOOLMATIC, a primeira máquina automática para desinfetar as mãos. As vantagens do ALCOOLMATIC passam por ser uma máquina 100% construída em aço inox, o que permite uma elevada durabilidade e é um material de fácil higienização, tivesse ainda o cuidado de ser uma máquina de fácil utilização, mas sem contacto por parte do utilizador, daí implementarmos os sensores de proximidade. O maior desafio que a H.JDP enfrentou foi a carência no mercado de desinfetante apropriado para a Covid, daí termos de arranjar uma solução de gastos mínimos de desinfetante, foi então que surgiu a ideia dos aspersores de nebulização, com os quais um litro de desinfetante permite 500 desinfeções.

O ALCOOLMATIC, em Portugal, permitiu-nos entrar nos diversos sectores públicos e privados e deu-nos a oportunidade de entramos no mercado internacional, exportando para diversos países, com destaque para França, no Museu do Louvre.

Recentemente, a H.JDP foi distinguida, pela segunda vez consecutiva, com o prémio “Empresa Gazela 2022”. Qual é a sensação de receber este prémio pela segunda vez? De que forma a empresa continua a inovar e a diferenciar-se no mercado? Que importância este prémio tem no crescimento da H.JDP?

Com os acontecimentos dos últimos três anos, com diversos fatores a influenciar e a modificar o nosso modo de vida e a instabilidade económica que se sente, a H.JDP teve a capacidade de se adaptar e até aproveitar as oportunidades que apareceram nas adversidades. Acabando por acreditar que não são as melhores empresas que sobrevivem, mas sim as que de melhor se adaptam. É muito gratificante sermos galardoados pelo segundo ano consecutivo como Empresa Gazela, pois é com agrado que vemos o nosso trabalho reconhecido.

A H.JDP, desde que foi fundada, sempre teve como objetivo inovar e diferenciar-se no mercado, logo é uma empresa atenta às evoluções, mudanças e necessidades dos mercados, tentando sempre ter nos seus quadros profissionais dinâmicos e com competências de investigação.

O Dia Mundial da Segurança Alimentar celebra-se a 7 de junho e pretende alertar para a importância da segurança alimentar. De que forma a H.JDP, com os seus produtos e serviços, ajuda na precaução de danos na saúde humana pela situação alimentar? Os vossos clientes preocupam-se com esta questão?

Nos dias de hoje, é notório a preocupação por parte dos nossos clientes, assim como pelos diplomas legislativos aplicados em Portugal a importância da segurança alimentar. A H.JDP tem o cuidado de produzir máquina e equipamentos com materiais com características e/ou certificações de acordo com normativas exigidas.

A H.JDP tenta manter-se atualizada quanto a novidades e tendências que possam surgir na área da segurança alimentar? Quais são os principais desafios que esta área enfrenta?

A segurança alimentar é um dos focos da FAO nos últimos anos e da sociedade em geral. Partindo dos princípios de rastreabilidade e de segurança alimentar apresentamos soluções construtivas que ajudam os nossos clientes a cumprir a legislação e as boas práticas produtivas, desde a utilização de materiais facilmente higienizáveis até à utilização de materiais detetáveis nos alimentos de embalagens, tentamo-nos manter ao máximo atualizados, tanto a nível de formação, como na pesquisa bibliográfica e de artigos científicos.

 

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