Grupo Renault e a SUEZ reforçam parceria

O Grupo Renault e a SUEZ reforçam a sua parceria a longo prazo, que inclui a reciclagem de resíduos metálicos e a recuperação de veículos em fim de vida, com acordos estratégicos destinados a apoiar a transição ecológica no sector automóvel. Juntos, o Grupo Renault e a SUEZ, líder mundial na reciclagem e valorização de resíduos, colocarão a The Future Is NEUTRAL em posição de acelerar a sua expansão e de se posicionar entre os pioneiros da economia circular da indústria automóvel.

 

 

 

 

“A decisão da SUEZ de se associar a nós na The Future Is NEUTRAL é uma nova prova de que a criação deste modelo foi o passo certo. O nosso investimento conjunto permitir-nos-á acelerar a oferta de uma plataforma aberta de economia circular que satisfaça as necessidades de todos os intervenientes na indústria automóvel, em atividades em crescimento. Estamos a fazê-lo através do reforço das operações existentes e da criação de novas soluções de reciclagem em circuito fechado, de automóvel para automóvel”, afirma Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

“Ao investir na The Future Is NEUTRAL juntamente com o Grupo Renault, a SUEZ está a colocar-se numa posição mais forte para apoiar os intervenientes da indústria automóvel na sua transição ecológica. Assegurar o fornecimento de matérias-primas secundárias é um dos principais desafios que o sector automóvel tem de enfrentar nos próximos anos. A nossa experiência em reciclagem e recuperação de resíduos permitir-nos-á apoiar a transformação do sector à medida que este transita para uma maior circularidade e reduz a sua dependência de matérias-primas virgens” explica Sabrina Soussan, Presidente e CEO da SUEZ.

 

 

 

UNEM-SE PARA ACELERAR A ECONOMIA DO AUTOMÓVEL PARA O AUTOMÓVEL

O Grupo Renault e a SUEZ unem os seus conhecimentos técnicos e capacidades industriais no âmbito da The Future Is NEUTRAL, para construir a nova cadeia de valor da economia circular automóvel. O objetivo é trabalhar com os diferentes atores do sector para reduzir o seu impacto sobre os recursos naturais, antecipar a evolução da regulamentação e fornecer novas fontes de materiais e peças recicladas.

Renault contribuirá com:

  • A sua ação, que abrange toda a cadeia de valor do automóvel e o ciclo de vida do veículo (conceção, vida útil e fim de vida);
  • A sua experiência na conceção ecológica do automóvel e as competências das suas equipas formadas e dispostas a enfrentar este desafio;
  • As capacidades industriais da Refactory em Flins (França), a primeira base europeia de economia circular especializada na mobilidade, que desenvolve atividades em vários domínios, incluindo a renovação de veículos, o refabrico de peças e a renovação de robôs industriais.

SUEZ reunirá:

  • O seu conhecimento profundo da reciclagem automóvel a montante (construtores de automóveis e fabricantes de equipamentos) e a jusante (siderurgias e fundidores);
  • A sua experiência em gestão de resíduos automóveis (recolha, massificação, triagem e recuperação de materiais);
  • A sua capacidade à escala industrial para produzir fluxos consistentes de matérias-primas recicladas para os seus clientes.

Em conjunto, os dois grupos desenvolverão as seguintes atividades-chave: conceção para reciclagem, logística inversa, gestão de resíduos de veículos e reciclagem automóvel em circuito fechado.

 

 

 

The Future Is NEUTRAL, O PRIMEIRO INTERVENIENTE NA CIRCULARIDADE A 360° DA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL A NÍVEL MUNDIAL

The Future Is NEUTRAL, lançado por iniciativa do Grupo Renault, oferece soluções globais de economia circular para:

  • Todos os intervenientes do sector automóvel – construtores automóveis, fabricantes de equipamentos, distribuidores, seguradoras e clientes privados;
  • Todas as etapas do ciclo de vida do veículo: materiais reciclados para a produção; peças reutilizáveis, recondicionadas e refabricadas; serviços de recolha, gestão e recuperação de veículos em fim de vida.

“O investimento da SUEZ na The Future Is NEUTRAL é um marco decisivo no nosso plano de abertura ao conjunto da indústria automóvel. Com o apoio dos nossos dois acionistas, poderemos confirmar o nosso roteiro de crescimento destinado a expandir e massificar as nossas soluções, tornando-as ainda mais competitivas. Uma grande parte das nossas operações na cadeia de valor da economia circular em circuito fechado já está a funcionar e é rentável. Estamos a trabalhar na integração da reciclagem de baterias em circuito fechado e no aumento da escala para níveis industriais num futuro próximo, para trabalhar com a indústria automóvel europeia na sua jornada para a circularidade”, salienta Jean-Philippe Bahuaud, CEO da The Future Is NEUTRAL.

 

 

 

 

As alavancas da economia circular para limitar o impacto da indústria automóvel nos recursos naturais

Preparar-se para utilizar matérias-primas secundárias (recicladas) durante a conceção e a produção. Este é um objetivo vital: os automóveis são 85% recicláveis, mas atualmente são fabricados com menos de 30% de materiais reciclados.

Prolongar a vida útil dos automóveis reutilizando, renovando, reparando e refabricando o maior número possível de peças. Estas novas possibilidades custam menos aos utilizadores e são mais respeitadoras do ambiente do que as peças novas.

> Recuperar peças usadas e reciclar materiais de veículos em fim de vida

Todos os anos, 11 milhões de veículos são desmantelados na Europa. Aproveitar este fluxo para recuperar peças que ainda podem ser utilizadas e recuperar matérias-primas para reciclagem limita a necessidade de extrair matérias-primas virgens.

Font: Renault