Município de Barrancos: Barrancos, vila para conhecer e ficar
Sobejamente conhecida pelas suas touradas e pelos afamados enchidos e presunto, a Vila de Barrancos tem muito para visitar e ficar a conhecer. Em entrevista à Revista Business Portugal, João Serranito Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, apresenta o concelho e as suas atividades.
Em forma de introdução, pedia que elaborasse uma pequena apresentação sobre o município de Barrancos (principais características da localização, das gentes e da sua cultura).
Barrancos é uma pequena vila com cerca de 1700 pessoas, que se localiza na raia com a Espanha, penetrando no seu território, no extremo Este do Baixo Alentejo. Desta localização geográfica resultam um conjunto de características culturais, que se consubstanciam numa forte identidade e se expressam de forma sui generis, como o são a língua própria, o Barranquenho, a familiaridade e contacto permanente com Portugal e Espanha, dando origem às manifestações culturais tão características e peculiares, como os Quintos, as celebrações do Natal, entre outras. Também a localização favorece o microclima que se reflete na cura dos afamados enchidos tradicionais e presuntos de Barrancos. As touradas colocaram o nome de Barrancos no mapa nacional, mas temos muito para conhecer e visitar.
No próximo mês de junho irá realizar-se a II Corrida dos Campeões. Em que consiste este evento? E quem pode participar?
A iniciativa teve na sua 1.ª edição o objetivo de homenagear os dois atletas portugueses de renome, Paulo Guerra e Manuel Damião, ambos naturais do concelho de Barrancos e contou com um número significativo de participantes.
Com esta 2.ª edição pretendemos dar continuidade ao evento, com a finalidade de que o mesmo se constitua como um projeto de futuro e de incentivo à prática do desporto nos territórios envolventes, podendo a longo prazo ser uma prova de referência a nível local, regional, nacional e além-fronteiras.
Procuramos também que seja um contributo para o desenvolvimento cultural e turístico da região.
Trata-se de uma corrida aberta a quem queira participar e que tenha as devidas capacidades físicas.
Como avalia a importância da realização deste tipo de eventos para a promoção de Barrancos quer a nível nacional como internacional?
Numa primeira avaliação e dado o número de atletas participantes, bem como a cobertura mediática que lhe foi proporcionada e tendo em conta que se faz a ligação entre duas terras vizinhas, Barrancos e Encinasola, o eco da corrida é um bom veículo de promoção do nosso território.
Qual o balanço que faz da primeira edição desta Corrida dos Campeões?
O balanço que fazemos da primeira edição é extremamente positivo. Pois quer o número de participantes, quer a qualidade patenteada pela sua maioria, que queremos anualmente melhorar, asseguram um futuro risonho a este evento local.
Elabore um convite aos nossos leitores para que visitem o Município de Barrancos.
Barrancos é uma vila pitoresca, situada no Alentejo profundo, com um conjunto de valores patrimoniais, culturais e gastronómicos, que vale a pena conhecer. Desde as mais belas paisagens, que abundam por todo o concelho, às muitas iguarias, como o Presunto, os enchidos, o Pinhonate, passando pela hospitalidade e pelas tradições únicas, todos os detalhes são argumentos para convencer qualquer visitante.