Modernidade, disponibilidade e responsabilidade
Começou na advocacia, mas rapidamente se apaixonou pelo mercado imobiliário. Em poucas palavras, esta é a história de Gil Neto, CEO do Grupo B&B, que se rendeu aos encantos de Portugal e, juntamente com a esposa, Carol Barbosa, abriu a agência Imóveis B&B.
Gil Neto é advogado de formação desde 2007, porém, sempre se focou no mercado imobiliário. Durante alguns anos trabalhou numa construtora, no entanto ingressou no ramo imobiliário em 2002, quando fundou uma agência no Rio de Janeiro, a Barbosa & Barbosa Assessoria Imobiliária – dirigindo-a até 2007, justamente na altura em que terminou o curso de Direito. A pós-graduação realizada em Portugal na Universidade de Coimbra, fez com que o entrevistado passasse a ver o país com “outros olhos”. Assim, em 2016, toma a decisão de vir com a esposa, Carol Barbosa, para Portugal “à procura de uma maior tranquilidade”, salienta.
Após uma fase inicial de adaptação ao país, o casal decide comprar uma casa em Cabeceiras de Basto. Curiosamente, foi durante esse processo de compra de casa que, em conversa com o proprietário da agência escolhida para tratar do processo, Gil Neto abordou o seu percurso profissional e foi assim convidado para integrar a empresa. Perante a parca qualidade dos serviços prestados pelas agências que visitaram, o empresário ficou encarregue de levar esta agência a bom porto e acabou por pedir ajuda a Carol que, mesmo sem experiência na área, embarcou com ele nesta nova aventura. Meses mais tarde, o sucesso verificou-se, no entanto, começaram algumas divergências com o proprietário da marca, por isso é o momento em que nasce a Imóveis B&B, agência dirigida pela Carol Barbosa.
Decorridos três anos da génese da agência, os entrevistados fazem um balanço muito positivo do caminho percorrido até ao momento e revelam que a concorrência é muito saudável, pois faz com que uma pessoa “não se acomode com aquilo que já foi alcançado e procure sempre evoluir, fazendo mais e melhor”, salientam.
Uma das caraterísticas que distinguem esta agência são as visitas virtuais que tiveram um aumento significativo desde o início da pandemia. Isto deve-se, sobretudo, à aposta e ao investimento que fizeram no marketing e nas redes sociais. Aliás, a Imóveis B&B patrocina os vários escalões (exceto os juniores e seniores) da Contacto Futsal Clube, a equipa de futsal mais popular da região de Cabeceiras de Basto, o que consistiu também numa grande oportunidade para a divulgação da marca, além do apoio ao desporto local.
Relativamente à zona de atuação, esta agência abrange as Terras de Basto, inclusive Ribeira de Pena e Salto (a maior freguesia do concelho de Montalegre). Há ainda a destacar a presença de um comercial em Guimarães e outro em Braga. Apesar da Imóveis B&B ainda não possuir outras lojas físicas, para o futuro perspetiva-se que isso possa acontecer e, quem sabe, no arquipélago da Madeira.
E já que falamos do futuro, para Gil Neto, o cenário que se aproxima para o mercado imobiliário não é muito animador uma vez que “a inflação é uma realidade e o remédio amargo para o combate a esta situação é a subida dos juros, o que afeta significativamente os créditos imobiliários”. Para além disso, o preço dos materiais de construção aumentou consideravelmente e o poder de compra das pessoas é menor. Por todos estes motivos e também por saberem que este não é um negócio de casas, mas sim de pessoas, Gil Neto e Carol Barbosa têm nos valores da modernidade, disponibilidade e responsabilidade a chave para dar resposta aos obstáculos que possam surgir pelo caminho da Imóveis B&B.