Maior rede de proximidade do país quer duplicar número de lojas ‘Aqui É Fresco’ em 2024
A rede ‘Aqui É Fresco’, constituída por um grupo de cerca de 700 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, anunciou no decurso da sua XIII Convenção em Braga o reforço do investimento para a colocação da identidade visual da marca nas lojas associadas.
A decisão, de acordo com João Vieira Lopes, que discursou na Convenção na qualidade de diretor-geral da ‘Aqui É Fresco’ e da UNIMARK, visa responder ao aumento da concorrência enfrentada pelo comércio de proximidade e causada pelos grandes operadores económicos, que têm aumentado o número de lojas de pequena e média dimensão desde o final do período pandémico.
Reforçando que a identidade comum das lojas que compõem a ‘Aqui É Fresco’ é um fator chave para a sua afirmação no mercado e que a superação da pequena dimensão de cada loja, quando individualmente considerada, passa inevitavelmente pela partilha de uma identidade comum que corresponda ao papel da ‘Aqui É Fresco’ como principal rede de lojas de proximidade nacional, João Vieira Lopes destacou que o investimento será reforçado visando a duplicação a curto prazo do número de lojas com insígnia e identidade visual da marca.
As lojas que integram a rede ‘Aqui É Fresco’ aproveitam aquelas que são as vantagens decorrentes da utilização da identidade visual da marca e dos seus vários suportes de comunicação com os consumidores.
As declarações de João Vieira Lopes foram proferidas após a diretora-executiva da ‘Aqui É Fresco’ e da UNIMARK, Carla Esteves, ter salientado o crescimento de 10,3% nos resultados verificado em 2023, ano em que 23 novas lojas passaram a integrar a rede que soma já 110.000m2 de área de venda a retalho no total dos 17 distritos em que se insere.
A crescer continua igualmente a marca própria da rede Aqui é Fresco, a UP, que registou um aumento de 25% em termos de vendas e alargou o número de referências nos diferentes segmentos de produto.
Em Braga, a XIII Convenção ‘Aqui É Fresco’ reuniu, durante dois dias, cerca de 1.500 participantes e foi palco de negócios diretos no valor de 15 milhões de euros, entre representantes das principais marcas, retalhistas e grossistas. Este número superou o recorde anterior de 11 milhões de euros no total das transações realizadas durante a Convenção anterior, em 2023.