Machrent: Eficiência, produtividade, compromisso e rendibilidade

Presente no mercado desde 2007, a MACHRENT assume-se como uma referência nacional no aluguer de equipamentos. Eficiência, produtividade, compromisso e rendibilidade para com o cliente são os principais pilares que demarcam a empresa no mercado. A contar 11 anos de existência, a MACHRENT adota como principais ambições para o futuro a contínua inovação, o crescimento e acompanhamento das necessidades dos mercados e dos seus clientes.

A MACHRENT foi fundada em 2007, única e exclusivamente com capital português. Em 2010, adquiriu a empresa MH XXI, o que permitiu diversificar a área de atuação para os setores da indústria, manutenção e serviços. “A empresa na sua constituição investiu 100 por cento em equipamentos para a construção civil. Aquando da crise de 2008 e 2009, essencialmente, concentrada na construção, os acionistas tiveram a coragem de vender metade das máquinas, que haviam sido adquiridas há apenas um ano, com o objetivo de diversificar a sua oferta. Nos anos seguintes, disponibilizámos uma frota completamente reestruturada capaz de responder eficiente e eficazmente às novas e atuais necessidades do mercado”, conta o CEO da empresa, o engenheiro Paulo Martins.

A referida crise foi interpretada pela MACHRENT como uma oportunidade para se fazer, em contra-ciclo, uma série de reestruturações internas que resultaram na implementação de um propósito mais claro e mais completo para todos. Foram realizados investimentos significativos na gradual e adequada manutenção, renovação e crescimento da frota, sempre acompanhados pela selecção de tecnologias de vanguarda, optimização de processos, maior capacitação dos seus colaboradores, das suas ferramentas e das suas infraestruturas.

A atividade da MACHRENT não se resume ao simples aluguer de equipamentos. Investindo proativamente em disponibilizar a solução mais adequada a cada necessidade, cria assim uma maior segurança, produtividade e rendibilidade aos seus clientes. A empresa “disponibiliza uma solução que permite ao cliente, libertar capital, energia, tempo e recursos para a sua atividade e, em simultâneo ter acesso à melhor e mais recente seleção de equipamentos e tecnologias de vanguarda adequados ao trabalho específico que quer executar e apenas pelo prazo necessário. Tudo com a garantia de uma equipa de técnicos especializados e experientes que prestam um serviço personalizado com acompanhamento permanente de 24 horas por dia, sete dias da semana, focado no que deseja e necessita o cliente para superar os desafios aos quais estão sujeitos para conseguirem o sucesso”, revela Hugo Fonseca, diretor comercial.

A MACHRENT tem como core business o aluguer de equipamentos, contando com uma frota de mais de mil unidades com cerca de 200 categorias de equipamentos diferentes, incluindo plataformas elevatórias, empilhadores convencionais, empilhadores telescópicos, escavadoras, retroescavadoras, mini-escavadoras, mini-pás carregadoras, cilindros de compactação e geradores de energia. Com uma assistência técnica que persegue a excelência e outros serviços complementares de valor acrescentado para o cliente, a MACHRENT tem vindo a conquistar um desempenho notável que tem vindo merecer a credibilidade e a confiança dos seus clientes, que fazem da empresa uma referência no setor.

Numa aposta de internacionalização, a MACHRENT entrou no mercado de Moçambique, em 2013. Singulares, confessam que existe possibilidade de explorar outras oportunidades latentes. “Em Moçambique, a MACHRENT tem conseguido crescer, vencer adversidades exigentes, adaptar-se a novas dinâmicas e estar melhor preparada para os desafios que vão surgindo, preocupando-se em primeira instância em alavancar a produtividade do país”, evidencia o CEO.

A MACHRENT é uma empresa que acredita em parcerias e que procura criar relações de confiança e de compromisso que contribuam decisivamente para que os seus parceiros (internos e externos) sejam bem-sucedidos nas suas tarefas. Esta política tem permitido criar uma carteira de clientes fidelizada, que testemunha a capacidade da empresa de se afirmar, dia após dia, como a melhor solução para o cumprimento de prazos e orçamentos.

Fruto da sua afirmação no panorama nacional a MACHRENT aposta na diversificação de oferta, abrangência nacional – presente em quatro delegações: Lisboa, Porto, Pombal e Algarve e gestão profissionalizada, dotada de best practices internacionais, o que a caracteriza pelo sucesso.

 

Formação certificada

A MACHRENT tem como seu primeiro valor, a segurança, “até porque a vida de um trabalhador não tem preço”, confidencia Hugo Fonseca. E daí advém a necessidade de criar o primeiro centro de formação aprovado pelo IPAF (Federação Internacional de Plataformas Aéreas), onde “neste momento, oferecemos programas certificados e específicos para cada necessidade associada a cada tipo de equipamento e a todos os operadores, encarregados de obra, técnicos de segurança ou inspetores. O impacto tem sido de tal forma significativo, que nos últimos três anos fomos o centro com mais formações efetuadas na Península Ibérica, quer em termos nominais quer em termos percentuais, o que demonstra a importância que damos a este tema”, confessam os entrevistados.

“Com iniciativas, formamos o maior número de operadores para permitir que exista um desafio à consciencialização das pessoas sobre o setor. Não é apenas carência de segurança, é também, do saber trabalhar. É importante que se perceba que a formação possibilita uma eficiência entre operador e máquina. Uma das razões da existência da MACHRENT é que as pessoas entendam que permitimos um acréscimo de produtividade, porque nós especializamo-nos neste setor. A nossa missão é esta: dotar os países onde estamos presentes de um acréscimo de produtividade”, esclarece o engenheiro Paulo Martins.

 

O setor e o futuro

O aluguer de equipamentos necessita de uma mudança de paradigma, de forma a mudar a maneira como as entidades públicas olham e tratam o setor em Portugal.

Quando questionados sobre este assunto, Hugo Fonseca refere que “esta atividade está pouco amadurecida em Portugal. A título de exemplo, em Inglaterra, todos os manobradores são habilitados da profissão com um cartão que dá acesso ao tipo de máquinas para as quais sabem trabalhar, caso não tenham formação o equipamento nem aciona.” Unânimes na convicção, o CEO e o director comercial admitem que “apesar de a MACHRENT ser uma empresa jovem, procura sempre um conjunto de melhorias, nomeadamente, inovar, aprender e fazer ainda melhor. Não nos acomodamos ao que existe. Quem faz parte da família MACHRENT tem esta ambição e paixão. Acreditamos que temos produzido qualidade para o sector e que temos vindo a mudar mentalidades em Portugal, não só interna como externamente.”

A cultura de posse existente em muitos países, como é o caso de Portugal sustenta um paradigma assente numa política de pouca produtividade, no entanto, a MACHRENT procura através dos seus serviços inovar. “O futuro depende essencialmente das decisões que forem sendo tomadas a cada momento e nós MACHRENT temos a noção de que este crescimento estruturado nos permitirá explorar as muitas oportunidades que se encontram identificadas”, revelam ambos os entrevistados.

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