Mação: uma autarquia ao serviço dos seus cidadãos

Vasco Estrela, Presidente

Fique a conhecer, através das palavras do Presidente Vasco Estrela, um concelho que visa essencialmente dar a melhor qualidade de vida às suas famílias, tendo sido, inclusive, reconhecido pelo OAFR (Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis).

Mação é, pelo 8º ano consecutivo, um município que tem em linha de conta as suas famílias. Essa preocupação é visível nas medidas que têm sido implementadas ao longo dos anos.
No que concerne às crianças, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário, todas as refeições bem como os transportes escolares ficam ao encargo da Câmara. Também nas escolas, os alunos podem recorrer a alguns serviços de forma gratuita como é o caso da terapia da fala e da orientação psicológica e profissional. Existe ainda um IMI destinado às famílias com descendentes, aliás, Mação tem o IMI mais baixo do país correspondente a uma taxe de 0,3%. O apoio é dado às famílias numerosas não só no IMI mas também na fatura da água e no acesso a todos os serviços do município.
Relativamente aos idosos, tem sido grande o trabalho feito para que possam ter um envelhecimento saudável e ativo. As pessoas de uma faixa etária superior têm acesso, por exemplo, ao clube sénior onde podem fazer algumas atividades como trabalhos manuais, ginástica, estimular a mente, entre outras. As atividades do Clube Sénior são descentralizadas, sendo que os idosos não têm de sair das suas localidades. As técnicas da autarquia deslocam-se aos locais para uma maior comodidade dos participantes do Clube Sénior. Muitos estão também inscritos na Universidade Sénior.
O município disponibiliza ainda um gabinete que dá apoio a pessoas que sofrem com a doença de Alzheimer e ajuda os doentes com menos recursos financeiros a conseguirem aceder aos seus medicamentos, assim como a terem uma preparação individualizada da sua medicação para uma toma mais correta e eficaz. “Temos, inclusive, uma oficina domiciliária para que aqueles que têm mais dificuldades financeiras possam fazer reparações que estejam a necessitar nas suas casas”, afirma o Presidente Vasco Estrela.

Lista de motivos para visitar Mação
Quando falamos de Mação, falamos de um concelho com cerca de 400km2 que é reconhecido, desde logo, pela sua gastronomia rica e variada, tendo em conta que é produtor de 70% do presunto nacional. A lampreia é, inclusive, muito caraterística desta região bem como os enchidos. A arqueologia e a arte pré-história estão presentes, por exemplo, no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo que assenta em quatro núcleos: história natural (coleção de fósseis provenientes de formações do Pré-Câmbrico da região), etnografia (exemplares de cultura material de algumas profissões tradicionais), arte sacra e arqueologia. As praias fluviais são, igualmente, um dos ex-líbris do concelho, sendo que uma delas é detentora de bandeira azul há mais de uma década. Ao mesmo tempo, destacam-se as igrejas, a montanha e as paisagens que são das mais belas do país.
Como se já não bastassem todas estes pretextos para visitar Mação, este concelho tem muito mais por descobrir.

Entrega das bolsas de estudo

Inauguração do passadiço
A partir do dia 25 de fevereiro vai poder caminhar nos passadiços do rio Tejo. Falamos de um percurso com cerca de 1,5 quilómetros onde os cidadãos, para além de estarem muito perto do rio, têm a oportunidade de observar as magníficas lagoas e podem, inclusive, visitar as pesqueiras e o Núcleo Museológico de Ortiga.
Combate ao coronavírus
Os últimos anos têm sido amplamente marcados pela pandemia e as autarquias estão na linha da frente para dar uma resposta efetiva às necessidades dos seus cidadãos.
Nesse sentido, a autarquia de Mação forneceu alguns apoios monetários significativos, tais como: o pagamento dos custos com a água durante um período de três meses, o apoio ao arrendamento para os empresários que tinham estabelecimentos comerciais ou empresariais e para aqueles que não tinham arrendamento foram suportados os custos do IMI. Além disso, foram distribuídos tablets aos alunos que não tinham condições para o ensino à distância.
Já as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) foram, tal como explica o Presidente, as mais abrangidas por estas ajudas dada a sua importância para a comunidade, “demos todo o apoio às IPSS quer através de subsídios financeiros, quer com o fornecimento de material de proteção individual como, por exemplo, álcool gel e máscaras”.

Mensagem do Presidente
Este é um concelho que é mestre na arte de bem receber e, por isso, o Presidente aproveita para deixar o convite a todos aqueles que quiserem visitar Mação, não só por todos os pontos de interesse mencionados anteriormente, mas também devido à realização da Feira Mostra de Mação que promove o que de melhor se faz no concelho nas várias vertentes sociais, culturais e económicas e que irá decorrer do dia 29 de junho a 3 de julho, destacando um dos momentos altos desta festividade: o concerto da banda Xutos & Pontapés no dia 1 de Julho.
Para já, até 17 de abril, decorre o Festival da Lampreia, onde poderá degustar o tradicional e afamado Arroz de Lampreia em oito restaurantes aderentes do concelho de Mação.

You may also like...