Liderança Estratégica e Inovação

Zuzana Fabianová, CEO da Wondercom, partilha insights sobre a sua trajetória e os desafios de liderar iniciativas estratégicas numa das empresas mais dinâmicas do setor. Com uma abordagem inovadora e foco nos resultados, a empresária revela como a Wondercom está a transformar o mercado e a fortalecer a sua posição como referência em soluções tecnológicas e de telecomunicações.

Quem é Zuzana Fabianová? Quais são as principais filosofias e valores que a orientam como líder da Wondercom?

Sou uma mulher, mãe, esposa e sonhadora, e sou apaixonada pela minha vida profissional! Gosto de assumir compromissos e enfrentar desafios, tento ir além do que é esperado. Valorizo imenso a capacidade da Wondercom em atender às necessidades dos nossos clientes, colaboradores e fornecedores. Sou old school e acredito que um aperto de mão vale tanto ou mais do que um contrato escrito pelos melhores advogados. Confesso que sou uma workaholic e perfecionista e admiro profundamente pessoas criativas e responsáveis, elas são, sem dúvida, uma fonte de inspiração para mim. Embora seja eslovaca, amo Portugal. A minha família e a minha profissão são tudo para mim. Sinto-me feliz, embora nunca esteja completamente satisfeita, tenho um espírito inquieto. Sinto-me revigorada pela mudança, mas por outro lado, sou presa a rotinas que se tornaram quase rituais para mim. Acredito que não basta ter excelentes ideias, é necessário um espírito de sacrifício, resiliência e um toque de carisma para levar essas ideias a bom porto.

A Wondercom atua na área das telecomunicações, Energia e Tecnologias de Informação. A Wondercom começou com cinco trabalhadores do zero, passados 25 anos opera em todo o país com 600 trabalhadores. Qual é a reflexão que faz sobre o sucesso que alcançaram ao longo destes 25 anos?

A Wondercom é sinónimo de serviços, os quais são prestados por pessoas. Para que esses serviços sejam eficientes, é imprescindível que cada colaborador possua competências especializadas, motivação e uma forte orientação para o cliente.

Temos vindo a construir a nossa equipa ao longo dos anos: 25 anos em telecomunicações, dez anos em ICT e cinco anos em energia. Estamos cada vez mais fortalecidos em conhecimento e estrutura, especialmente num momento em que se verifica a escassez de mão de obra qualificada em Portugal. Por isso, acredito que devemos orgulhar-nos do nosso percurso. Acredito que a Wondercom tenha a capacidade e a qualidade necessárias para enfrentar os desafios dos nossos clientes. Posso ainda acrescentar que a Wondercom é uma das últimas empresas de serviços de telecomunicações ou energia a manter equipas de field service internas. Somos os “últimos mohicanos” que têm coragem de operar com equipas internas. Contudo, seria injusto afirmar que percorremos este caminho sozinhos; sempre contamos com um forte voto de confiança dos nossos clientes e com o apoio dos nossos parceiros externos e fornecedores.

Quais as estratégias da Wondercom para continuar a crescer a pulso no setor de energia? Para si quais são os fatores que explicam o crescimento de 35% da Wondercom nos últimos cinco anos?

A Wondercom ambiciona afirmar-se, cada vez mais, como uma entidade competente com um portfólio robusto e uma vasta experiência junto dos seus clientes. Compreendendo a totalidade dos mercados de energia, telecomunicações e ICT, a empresa opera tanto em field service como em outsourcing de serviços, além de disponibilizar recursos humanos especializados. Na área das energias, a Wondercom está envolvida em projetos de energia solar fotovoltaica, abrangendo todas as etapas desde a engenharia, o design, a instalação, o comissionamento até à manutenção de sistemas com potência instalada de até 1 megawatt-pico (MWp). A empresa também opera na mobilidade elétrica e na gestão de consumos de energia. No setor de ICT, oferecemos soluções personalizadas de acordo com as necessidades dos nossos clientes, que incluem cablagem estruturada, switching, videovigilância, redes sem fios, videoconferência, segurança informática, além de TVs e displays de conteúdos. Uma das nossas principais apostas para este ano é a capacidade de fornecer serviços de Help Desk e gestão de LAN & Desktop Management. Disponibilizamos ainda soluções de gestão de recursos humanos através da nossa aplicação de software “YO!”. Estamos a trabalhar incessantemente na melhoria da nossa aplicação para a gestão de field service e logística, a qual estará acessível não apenas para as necessidades internas, mas também para todos os clientes que prestam serviços nesta área.

Estes novos softwares abrirão, pela primeira vez, as portas não apenas ao mercado nacional, mas também ao mercado internacional. O nosso objetivo é dar passos pequenos, mas firmes, que atendam às expectativas dos nossos estimados clientes. É importante salientar que os nossos clientes não esperam de nós outra coisa senão respostas assertivas e eficazes.

Quais foram os maiores desafios enfrentados pela Wondercom ao longo destes 25 anos de operações? E como é que atuaram para os ultrapassar?

O maior desafio que enfrentamos é, sem dúvida, a pressão constante sobre os preços, que se torna cada vez mais competitiva, somada à crescente pressão de custos que continuam a subir de forma inexorável. Apesar de tudo isto, mantemos o nosso compromisso de crescimento e o investimento contínuo em competências especializadas.

Independentemente de termos muitos ou poucos “ovos”, a “omelete” deve sempre ser preparada da melhor forma possível. A generosidade e o espírito colaborativo são valores que orientam as nossas ações diárias, permitindo-nos construir uma cultura organizacional sólida e saudável.

Quantos centros operacionais a Wondercom possui em Portugal, e como é que se distribuem pelo território nacional? Como é que a Wondercom aborda a retenção e captação de talentos no seu setor?

Atualmente, contamos com 14 escritórios e armazéns em Portugal, posicionados estrategicamente em diversas cidades: dois no Porto, um em Gaia, dois em Coimbra, um na Covilhã, um no Entroncamento, quatro em Lisboa, um em Loulé, um no Funchal (Madeira) e um em Ponta Delgada (São Miguel). Esta rede abrangente não só nos permite otimizar as operações, como também capacita-nos a atender de forma mais eficaz as necessidades dos nossos clientes em todo o território nacional. No que se refere à retenção e captação de talentos, mantemos uma atenção constante à motivação dos nossos trabalhadores. Encorajamos a promoção interna e temos uma postura recetiva às sugestões de melhoria que nos são apresentadas pelas nossas equipas. Estamos comprometidos em cultivar um ambiente saudável e inspirador. Temos a certeza de que a equipa comprometida é a chave para o nosso êxito e o desenvolvimento contínuo da nossa empresa.

Quais são as perspetivas da Wondercom para o futuro? E que planos tem traçados para o futuro da Wondercom?

A Wondercom pretende crescer de forma proativa, abraçando a transformação necessária para se adaptar às novas necessidades dos seus clientes, sejam eles nacionais ou internacionais. Possuímos uma visão clara e uma estratégia bem definida e temos a paixão por sonhar e “tecer planos” que nos conduzam a um futuro que proporcione aos nossos clientes um ambiente propício ao desenvolvimento dos seus negócios. Nós, da Wondercom, como prestadores de serviços de excelência, desejamos apoiá-los e celebrar as suas conquistas de perto.

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