Intermarché Albufeira Vale Pedras: a concretização do sonho de uma vida

Ana Paula Barbosa e o António Sousa estiveram durante vários anos ligados à insígnia Intermarché. Por mais de uma década trabalharam numa loja do grupo os Mosqueteiros, no Carvoeiro, até que decidiram abrir o seu próprio negócio. Após o falecimento do marido, Ana deu continuidade ao sonho dos dois e atualmente, já são quatro as lojas Intermarché geridas pela empresária: Santa Eulália, Montechoro, Cerro Grande e, mais recentemente, o futuro Intermarché Albufeira Vale Pedras.

Ana Paula Barbosa é natural de Felgueiras, no distrito do Porto. Em 1993 começou a trabalhar num supermercado Intermarché, na sua cidade natal. Dois anos depois, casou-se, e em 1997 o seu responsável, que tinha acabado de comprar uma loja da marca, no Carvoeiro, uma vila algarvia, convidou Ana Paula e o marido para ali trabalhar. Mudaram-se para o sul do país e Ana ficou responsável pela mercadoria geral e o marido pela caixa e pelo ficheiro. O casal trabalhou na loja até 2010, quando decidiu sair para criar o seu próprio negócio. Em 2012 começaram a gerir o Intermarché de Santa Eulália e, posteriormente, o de Montechoro, que agora vai ser deslocalizada para esta nova morada. No ano de 2015 ficaram também com a loja do Cerro Grande, ex-Alisuper, em Albufeira. Há cerca de um ano adquiriram um terreno onde hoje foi construído o Intermarché Albufeira Vale Pedras, a quarta loja gerida por Ana Paula e que vai abrir em meados de setembro.

Com cerca de 2. 200 metros quadrados e mais de 280 lugares de estacionamento, interior e exterior, características que a tornam na maior loja de Albufeira, oferece uma diversidade de serviços dos quais se destacam um posto de combustível low-cost, onde o cliente pode encontrar líquido Adblue e postos de carregamento para carros elétricos.

No espaço, o cliente encontra também uma parafarmácia, um cabeleireiro, uma florista, um sapateiro/chaveiro e uma tabacaria. O objetivo de Ana Paula é “garantir que todos os serviços essenciais à população estejam disponíveis neste supermercado. Na loja, 60% da área vai corresponder à secção dos frescos, o que inclui peixaria, talho, charcutaria, take-away, padaria, frutaria, churrasqueira e restauração, indo sempre ao encontro das necessidades dos nossos clientes.” Esta aposta nos frescos representa, também, uma aposta nos produtos nacionais e regionais. Segundo António Gomes, responsável de loja, “vamos estabelecer parcerias locais e regionais como é o caso de um produtor de laranja de Silves, produto ex-libris da região. É importante garantir sempre a qualidade e a frescura dos produtos e também o apoio à produção nacional”. Apesar da prioridade dada aos produtos nacionais, neste Intermarché vai existir também uma grande quantidade de produtos internacionais, tendo em conta o elevado número de turistas e de residentes estrangeiros na zona de Albufeira.

A localização do Intermarché Albufeira Vale Pedras é privilegiada. “Temos a vantagem de estar perto de uma escola secundária, de serviços municipais, de uma unidade hospitalar e de uma zona residencial em crescimento”, diz Ana Paula. António Gomes acrescenta que “enquanto a nossa loja de Santa Eulália é mais vocacionada para o turismo, esta vai focar-se mais nos residentes da localidade.”

Com esta abertura serão criados 50 novos postos de trabalho que completam uma equipa de mais de 70 pessoas. Ana Paula esclarece que, “com a deslocalização da loja de Montechoro para este novo espaço, toda a equipa será aqui integrada. Pela dimensão da loja e pelo aumento do número de secções foi necessário o reforço da equipa, daí o recrutamento de mais 50 pessoas. Um atendimento de excelência e a valorização das equipas é imprescindível pelo que a formação será uma aposta constante”, reforça.

Focada no cliente e nas suas necessidades diárias, a empresária destaca a “Por Si”, a marca própria do Intermarché, com produtos de qualidade ao preço mais baixo do mercado. “Atualmente a nossa marca inclui mais de 3.300 produtos exclusivos, sendo que na grande maioria provêm de 200 fornecedores portugueses. Os vários segmentos da marca – PorSi Bio, PorSi Viva Bem e PorSi Select – representam soluções personalizadas às expectativas dos consumidores com receitas adaptadas e revistas.” “Em todas as secções, existem produtos da nossa marca, o que representa uma opção mais acessível e de elevada qualidade.” acrescenta António Gomes.

 

 

 

A insígnia Intermarché está implantada de norte a sul do país e as 261 lojas são geridas de forma autónoma por um empresário independente. “O Intermarché, bem como o Bricomarché e o Roady que também pertencem ao Grupo os Mosqueteiros, são apoiados por uma estrutura central em diversas áreas, como Logística, compras, comunicação, que é muito importante para a gestão do negócio. Apesar disso, temos liberdade para adaptar a oferta à localidade e à região onde a loja está sedeada, o que é uma enorme mais valia para o cliente. Esta “personalização” e gestão de proximidade permite que conheçamos os gostos dos nossos clientes e que possamos gerir a loja de forma única e distinta”, conclui.

Ter o seu próprio negócio e a sua loja Intermarché era o sonho de Ana Paula e do marido ao qual Ana deu continuidade apesar das dificuldades sentidas. “Tive todo o apoio tanto dos colaboradores, como do Grupo e sei que estão disponíveis para tudo o que eu precisar”, declara a empresária. Agora, “o propósito é tornar a loja de Albufeira, um local acolhedor onde o cliente se sinta bem e encontre os melhores produtos aos melhores preços. O nosso lema vai ser “E tudo o que fazemos é Por Si a Pensar em Si”, remata.

 

You may also like...