Grupo Ferramacho:“Somos uma empresa de liderança com um serviço centrado na qualidade”

A primeira empresa do grupo foi fundada em 2001 e desde então iniciou-se um percurso de sucesso, onde se destaca um crescimento assinalável devido ao empenho e dedicação que contribuíram para se afirmar neste setor.

O Grupo Ferramacho encontra-se sediado em Vila Real de Santo António e engloba as empresas TLD-Fernando Ferramacho – Transportes, Logística e Distribuição, Lda., Sotifer – Contabilidades, Lda., Ferramacho -Operadores Logísticos, Lda. e Ferramacho- Comércio de Combustíveis, Lda.

Em termos de instalações estão as mesmas divididas em três locais: a sede e o parque de viaturas, onde as mesmas são parqueadas e onde são efetuadas as manutenções, ambas em Vila Real de Santo António e a Plataforma Logística situada no MARF- Centro Logístico do Algarve, em Estoi, concelho de Faro, onde têm toda a operação logística e armazenagem de produtos em diversas temperaturas.

O administrador e fundador do Grupo, Fernando Ferramacho, conta 41 anos de idade e tem liderado este projeto que continua em curva ascendente de forma ponderada. Está ligado ao mundo dos transportes desde 2001. Formado em Gestão desde 1999, esteve três anos a trabalhar na Banca, mas já durante esse tempo geria a sua empresa de transportes – a TLD Fernando Ferramacho Lda. – que foi constituída em janeiro de 2001 e começou a sua atividade em setembro desse mesmo ano, centrada no transporte ibérico de carga geral, com reboques. “A partir de 2004, e já com uma frota de seis camiões, começámos a fazer transportes além Pirenéus, nomeadamente para França, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo”.

Seis anos depois, a evolução da empresa deu lugar à Ferramacho Operadores Logísticos, com um objetivo distinto: “pretendemos ser uma referência enquanto operador logístico na região do Algarve. Trabalhamos essencialmente com produtos alimentares e, por isso mesmo, 95 por cento das nossas viaturas são frigorificas, bi-temperatura, adaptáveis às distintas exigências de frio dos mais diversos produtos”.

O crescimento da empresa obriga a atualizações constantes, tanto a nível de modernização da frota (com uma idade média bastante baixa), como também na adaptação das próprias atividades que executam no mercado. O objetivo é acompanhar as necessidades concretas dos parceiros de negócio e criar condições para que estes desenvolvam outras atividades, as quais poderão ser oportunidades de negócio. Do mesmo modo, pretende-se marcar pontos significativos em relação à concorrência, tendo por base a inovação e o investimento constante reforçando assim a liderança de mercado.

No que respeita aos vetores da distribuição, logística e armazenagem, estamos constantemente a investir em viaturas mais modernas, tanto a nível de motorizações (tendo como preocupação constante serem o mais ecológicas possível), como em termos logísticos: estamos apetrechados de equipamentos de movimentação de cargas modernos, que permitem reduzir bastante os timings de crossdocking, permitindo garantir os compromissos das janelas de entrega nos destinos. Em relação à armazenagem, para dar resposta a uma necessidade do mercado, estão instaladas várias câmaras de frio positivo e negativo, em diferentes intervalos de temperatura para armazenamento conforme as especificidades de cada produto, sendo a  capacidade instalada de 1120 paletes.

Para além dos produtos alimentares, uma outra vertente onde também já tê presença e marca no mercado é na Pharma, distribuição de medicamento. “Em relação à distribuição de produtos farmacêuticos, sentimos também a necessidade de criar condições para armazenagem desta tipologia de produtos. E dadas as suas caraterísticas específicas, temos instaladas duas câmaras especialmente para o efeito, com intervalos de temperaturas de 2º-8º e 15º-25º”.

Apesar de, maioritariamente, a sua frota estar adaptada ao transporte e distribuição de produtos alimentares, o Grupo Ferramacho também transporta medicamentos, roupa para as mais conceituadas marcas, e peças de automóveis.

Distribuição no Alentejo e Algarve

Fernando Ferramacho quer que os serviços que presta sejam reconhecidos pela qualidade e pelo bem-fazer. Por esse motivo, prefere que a distribuição esteja centralizada nas regiões do Baixo Alentejo e do Algarve. “Queremos garantir que somos uma referência na área geográfica que dominamos e é para isso que trabalhamos. Não queremos tentar conquistar outras áreas, preferimos criar boas redes com outros operadores logísticos que dominem outras regiões”. Desta forma, têm capacidade de respostas para as mais diversas solicitações de serviços de e para qualquer parte da Europa.

Uma empresa em crescimento

O Grupo Ferramacho já conta, neste momento, com 70 viaturas, de todas as tipologias e adaptadas a diversos tipos de transporte. No que respeita à região algarvia, esta já é uma empresa de dimensão considerável. “O crescimento do negócio passa também pelo aumento de colaboradores – neste momento, são 80 – entre motoristas e pessoal afeto à logística e à área administrativa, e por um aumento na oferta de serviços”.

Neste caso, Fernando Ferramacho refere-se à disponibilização de um novo serviço de picking, que está interligado com a armazenagem versus stocks avançados que não existia no Algarve e que permitirá aos clientes, futuramente, usufruírem de um stock avançado próximo dos clientes finais, podendo responder às encomendas com entregas no próprio dia.

Problemas do setor

O preço dos combustíveis e a dificuldade em encontrar mão de obra são os principais problemas com os quais as empresas de transporte e distribuição se deparam. Para as que trabalham a partir do Algarve, acresce ainda o problema das taxas de portagem, na A22: “a EN125 não é uma alternativa viável à A22, por isso mesmo esse é um custo com o qual temos de contar. No que respeita aos combustíveis, temos de perceber que o preço só pode ser esbatido se fizermos um trabalho considerável ao cliente. A mão-de-obra é difícil de encontrar, sobretudo devido aos custos para ficar habilitado a exercer a profissão de motorista profissional.”

Fernando Ferramacho reconhece que este é um setor que exige esforço e dedicação. O Grupo Ferramacho é um grupo em crescimento, que trata os clientes como parceiros e que reconhece a necessidade de um trabalho de qualidade, até quando este não se realiza como era expectável. “É possível fazer um trabalho de qualidade mesmo não entregando a mercadoria. Desde que o cliente tenha conhecimento da situação atempadamente, como forma de garantir que esta alteração não prejudique a cadeia de abastecimento. É importante que o cliente saiba tudo o que se passa e esteja a par do trajeto da mercadoria. O nosso propósito é sempre garantir a qualidade do serviço”.

O gestor acredita no futuro, concluindo “o nosso sucesso é fruto da dedicação e esforço de todos os nossos colaboradores e da confiança que os nossos parceiros de negocio têm no nosso trabalho.”

 

You may also like...