Fisioterapia e reabilitação com selo de qualidade

O Grupo de Clínicas de Medicina Física e de Reabilitação – Saúde Sul – foi distinguido com o Quality Award em 2025, consolidando a sua posição como líder no setor! Foi a propósito desta distinção, que tivemos a oportunidade de entrevistar Sérgio Rodrigues, Administrador da Saúde Sul, que nos deu a conhecer todos os pontos que diferenciam este serviço de qualidade e excelência.

 

 

O que considera serem os principais fatores que contribuíram para este reconhecimento, pelo segundo ano consecutivo?

A conquista do Quality Award reflete a dedicação contínua da Saúde Sul à qualidade dos serviços prestados. Acreditamos que a Saúde Sul se destaca pela sua equipa multidisciplinar altamente qualificada, modernização constante das unidades, utilização de tecnologias avançadas que permitem oferecer serviços personalizados e eficazes e a entrega aos utentes dos melhores resultados em saúde possíveis. Os nossos procedimentos e metodologia de trabalho, associados à larga experiência dos nossos profissionais e história de mais de 42 anos no mercado, contribuem para a confiança e fidelidade dos utentes, consolidando a posição de liderança do grupo.

 

O ano de 2024 foi referido como um período particularmente exigente. Quais foram os principais desafios enfrentados pela Saúde Sul no último ano e como foram superados pela equipa?

O ano de 2024 foi particularmente exigente pela elevada e crescente procura pelos nossos serviços na área da Medicina Física e de Reabilitação e Fisioterapia.

Para dar resposta a este desafio, temos levado a cabo um processo de alargamento e readaptação das instalações físicas, modernização e informatização das unidades e processos, adaptando às crescentes exigências dos nossos clientes. As equipas clínicas, técnicas e administrativas, têm demonstrado uma resiliência notável, superando os desafios apresentados com apoio de formação contínua e implementação de novas práticas, o que permitiu manter o elevado padrão de qualidade esperado pelos utentes. Manter e melhorar os níveis de qualidade pré-existentes, aumentando ainda o acesso aos cuidados que prestamos, tem sido desafiante porque existem limitações ao nível das infraestruturas e capacidade de atendimento, dos recursos humanos, e da formação especializada que caracterizam estas unidades. O recrutamento de novos Recursos Humanos especializados, a sua capacitação, valorização, e retenção tem também sido uma das nossas principais preocupações. A expetativa e capacidade de aumento das condições salariais, contrasta com a inflação crescente, aumento de preços de rendas, consumíveis e equipamentos, e o insistente congelamento e desadequação da política de reembolso e/ou pagamento, onde as tabelas de preços praticadas no setor convencionado (SNS) não são atualizadas há mais de 15 anos, e as tabelas praticadas pelos subsistemas de saúde, como a ADSE, e das diversas seguradoras, nesta área de Medicina Física e de Reabilitação, não acompanharam o aumento dos custos administrativos e operacionais do setor. O congelamento das tabelas de preços tem efetivamente dificultado a contratação e retenção de RH, e resulta também no comprometimento da inovação e desenvolvimento tecnológico desta área da saúde. No entanto, a aplicação de metodologias como as do Quality Award elevam o nosso padrão de exigência, contribuindo para identificar necessidades de melhoria e ajustar os serviços de acordo com as necessidades e expetativas dos consumidores.

 

Com mais de 42 anos de história, a Saúde Sul tem conseguido manter uma imagem de confiança e inovação. Como é que a modernização das unidades e a adoção de novas tecnologias têm impactado a qualidade dos serviços prestados?

A Saúde Sul junta o legado e a história das unidades de Medicina Física e de Reabilitação, que em dezenas de anos assistiram milhares de utentes, com a visão estratégica e inovadora dos seus dirigentes.

Temos feito um esforço constante de modernização das unidades, visando a criação de ambientes mais acolhedores, modernos e funcionais para os utentes.

Temos conseguido colocar a tecnologia e inovação ao serviço dos nossos profissionais e utentes, enquanto se simplificam processos e práticas, sempre garantindo máxima segurança e resultados a quem nos procura.

 

 

Este prémio reflete o voto de confiança dos consumidores nas clínicas Saúde Sul. Que iniciativas ou abordagens específicas acredita terem sido decisivas para conquistar este nível de satisfação e lealdade por parte dos utentes?

Temos desenvolvido uma cultura e processos de melhoria contínua, de aprendizagem constante, de criatividade e inovação. Os nossos profissionais realizam formações de forma regular e apostamos no conhecimento científico, no trabalho de equipa, na inovação e na tecnologia. A adoção de novas tecnologias e a aposta na formação dos nossos profissionais tem permitido otimizar diagnósticos e tratamentos, garantindo máxima eficiência e personalização nos cuidados de saúde. Estes esforços têm demonstrado reflexo direto na melhoria da qualidade percecionada pelos consumidores, que valorizam a inovação e o compromisso com a excelência. É nossa preocupação garantir uma oferta diversificada de especialidades médicas e serviços, com destaque para a Medicina Física e de Reabilitação e Fisioterapia especializada, Ortopedia, Medicina Dentária e Medicina Desportiva. Temos parcerias estratégicas com o Sistema Nacional de Saúde, diversas Seguradoras e subsistemas públicos. Queremos garantir o acesso facilitado aos cuidados de saúde, prestando os melhores cuidados de reabilitação a quem mais deles necessita. Os nossos utentes entendem que a nossa missão é também social e que nos esforçamos diariamente por responder a uma elevada e crescente procura dos nossos serviços, oferecendo o serviço mais diferenciado que temos: a atenção, a energia e a força dos nossos profissionais. Esta componente humana é fundamental, sendo o motor de todas as mudanças que temos desenvolvido.  É a chave do nosso sucesso e reconhecimento. Quando falamos em prestação de cuidados de Reabilitação Física e Fisioterapia temos de saber que os utentes se encontram muitas vezes fragilizados e com dor. Nestas circunstâncias, o nosso cuidado, conhecimento, experiência e incentivo podem fazer toda a diferença. Tentamos capacitar as pessoas, promovendo os nossos valores na sua reabilitação: Acreditar, Evoluir e Conquistar.

 

Na sua perspetiva, qual é a importância de prémios como o Quality Award no setor da saúde? De que forma este reconhecimento influencia a motivação das equipas e o posicionamento da Saúde Sul no mercado?

Prémios como o Quality Award são fundamentais no setor da saúde, pois reconhecem e certificam a qualidade dos serviços prestados. Refletem a satisfação dos utentes com o esforço desenvolvido pelos nossos profissionais e resultados apresentados e/ou atingidos. O reconhecimento pela Escolha do Consumidor influencia ainda positivamente a motivação das nossas equipas, promovendo o orgulho no trabalho realizado e incentivando a continuidade de todos os profissionais em quererem fazer mais e melhor, seguindo sempre elevados padrões de excelência. Prémios como o Quality Award mostram-nos que o caminho seguido tem sido o correto e que os objetivos alcançados eram possíveis. Embora aumente a responsabilidade e espectativa relativamente aos serviços e resultados em saúde esperados, adicionalmente, estas distinções fortalecem o posicionamento da Saúde Sul no mercado, aumentando a confiança dos consumidores e atraindo novos utentes.

 

Olhando para o futuro, quais são as prioridades estratégicas da Saúde Sul? Podemos esperar novas expansões, serviços ou melhorias que reforcem o compromisso com a excelência em cuidados de saúde?

A Saúde Sul sempre tem demonstrado um compromisso sério e contínuo com a melhoria dos serviços prestados e a modernização das suas unidades. Continuaremos a investir em tecnologias avançadas, no conforto dos nossos utentes e profissionais, no aumento da capacidade de atendimento, permitindo o acesso a cuidados de qualidade a quem necessita e formação contínua das equipas. Possíveis expansões estão também idealizadas e poderão ser uma realidade num futuro próximo. A excelência e inovação caracterizam a nossa trajetória e sabemos o quão desafiante é manter os níveis alcançados e atingir novas metas, mas mantemos o compromisso de continuar a trabalhar diariamente para recuperar a independência física e melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que depositam em nós a sua confiança.

You may also like...