F. Marques e Filhos: Uma visão vanguardista e ambientalista

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A F. Marques e Filhos é a empresa representante da marca Citroën no concelho de Sintra há 38 anos. Mercês Ferreira Marques, sócia gerente, garante que é a pensar nas pessoas e no meio ambiente que a empresa que gere, tal como a marca, se destaca.

A ligação à região e à marca vem de um passado que, em 1981, fez consolidar o início da empresa. “O meu pai trabalhou durante muitos anos na Citroën, e foi no âmbito da sua reforma que a marca lhe propôs a representação no concelho de Sintra. Aceitámos esse desafio, pois tínhamos também uma grande ligação com o concelho, desde que, em 1930, se escolheu Mem Martins para lazer o que se consubstanciou, mais tarde, no facto de o meu avô ter sido presidente da Câmara Municipal de Sintra”, começou por referir a gerente.
É nas pessoas que vê a porta de entrada da sua empresa. “O que nos diferencia é o serviço que se concretiza nos recursos humanos que temos. Só nos podemos diferenciar pela qualidade de serviço que prestamos. Quando nos procuram é para o fazer num especialista da marca que lhe ofereça confiança, bem-estar e proximidade”, afirma. É através deste método de sucesso que continuam a fidelizar e a conquistar novos clientes. A equipa rema toda para o mesmo lado e só com o contributo de todos e a presença constante da direção conseguem conquistar os objetivos.

Os produtos disponibilizados
É na venda de viaturas novas e seminovas, no pós-venda e no aluguer de viaturas, que concentram a parceria com a marca que se tem vindo a revelar amiga do ambiente, preocupada com o futuro e com as novas gerações de consumidores sem descurar aqueles que já o são. “A marca posicionou-se de acordo com os novos regulamentos comunitários e temos todos os nossos modelos bem posicionados. Lançamos o filtro de partículas há já vários anos em todas as viaturas diesel. A marca sempre teve a preocupação com o ambiente, antes mesmo da existência de normas regulamentares para a sua proteção”, explica.
Os últimos anos têm sido de aposta na renovação da imagem dos modelos da marca, de forma a permitir a conquista de outros consumidores, bem como o retomar de características identitárias da marca, como por exemplo o conforto e a diferenciação. Mercês Ferreira Marques explica que “esta evolução dos produtos começou com o novo C3, evoluiu para o C4 CATUS e chega agora ao novo C5. O SUV C5 Aircross é, atualmente, o nosso topo de gama tendo estado nos sete finalistas do carro do ano. Houve uma excelente receção em termos de aceitação das características do novo modelo e quem o experimenta fica agradado pelas múltiplas tecnologias úteis que disponibiliza e por uma das nossas mais-valias, o conforto”.

Um olhar otimista para o futuro
Face aos previsíveis novos desafios que o setor automóvel irá atravessar e a alteração da posição dos novos consumidores perante o automóvel “estamos agora a desenvolver a atividade de rent a car, através da marca Rent & Smile. Esta atividade insere-se na visão da mobilidade no futuro, para particulares e empresas, por parte do grupo PSA, que sob a marca ‘Free to move’, vem fornecer diversificados serviços de mobilidade, que vão desde o tradicional aluguer de longa duração, ao car sharing e, num futuro breve, ao aluguer por horas, dias e semanas. Com a digitalização, a responsabilidade ambiental, e as limitações de circulação intensiva nas cidades para o consumidor, no futuro, o carro deixa de ser um bem pessoal para ser um bem partilhado diminuindo assim os encargos para o cliente”.
A assinatura da marca Citroen que é ‘Inspired By You’ está bem presente na empresa. É exatamente nas pessoas que a equipa F. Marques & Filhos se concentra para atingir, a cada dia, novos objetivos focando-se na continuidade da empresa para as novas gerações. “Portugal é um país que se divide entre os conservadores e os vanguardistas. Os jovens são muito ajustáveis a tudo o que é novidade. A barreira, para nós, em Portugal, não são as mentalidades, mas sim os constrangimentos económicos e financeiros. Temos de trabalhar para posicionar as novas ofertas de acordo com as capacidades económicas e necessidades dos potenciais clientes até porque já se começa a sentir uma travagem no crescimento económico”.
Manter a empresa saudável para incluir os projetos da marca é o grande objetivo da empresa que se prepara para receber as novas novidades e dar mais um passo em direção ao futuro.

You may also like...