Expansão da miio para Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda torna-se oficial
Após uma campanha de verão bem-sucedida, a miio, empresa portuguesa que está a inovar na área da mobilidade elétrica, anuncia a continuidade da sua operação para os mais de 247 mil postos de carregamento de quatro mercados europeus: Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda.
A campanha Borderless, que decorreu de junho a setembro deste ano, e visou uma experiência de mobilidade elétrica sem fronteiras, permitiu à miio analisar a adesão dos utilizadores locais à mobilidade elétrica da empresa portuguesa, e avaliar o estado de desenvolvimento das redes de carregamento desses países.
Superando as expectativas iniciais, o que contribui para a permanência nos quatro mercados, a app da miio registou mais de 40 mil downloads e uma taxa de retenção de 50%. Para a equipa, estes resultados comprovam o potencial de expansão da miio e reforçam o compromisso da empresa em tornar a mobilidade elétrica mais acessível e conveniente por toda a Europa.
Daniela Simões, CEO e cofundadora da miio, explica que “A continuidade nos quatro países confirma o interesse de uma Europa cada vez mais consciente e sustentável, e fundamenta a nossa visão para uma mobilidade elétrica sem fronteiras, simples e intuitiva para todos.”
A decisão de permanência não destaca apenas o sucesso da campanha Borderless, mas reforça também os planos da miio, a longo prazo, na internacionalização, que começou em 2022 com a entrada em Espanha e França. Até ao final deste ano, a empresa quer continuar a consolidar a sua presença nos quatro novos países com estratégias de comunicação adaptadas, focadas na construção de uma ligação mais forte com o público local.
Apesar das diferenças na rede de carregamentos destes países e o mercado português, especialmente no que se refere à capacidade de carregamento remoto, que permanece mais robusta em Portugal, a miio está confiante de que o crescimento do mercado de veículos elétricos e as metas da União Europeia para a transição energética venham a contribuir para o desenvolvimento das infraestruturas de carregamento na Europa.
“Atualmente, a maior diferença entre Portugal e estes países, está relacionada com comportamentos provocados pelas limitações da rede internacional, que ainda não permite uma experiência de remote charge fidedigna, bem como a monitorização da sessão de carregamento à distância – que são dois pilares de uma experiência mais avançada e digital. Naturalmente, os portugueses carregam remotamente com muito mais frequência dada a fiabilidade da rede”, reforça ainda Daniela Simões.
Para 2025, a miio tem como objetivo fortalecer a presença nas sete geografias onde se encontra presente, com a visão de permitir que mais condutores de veículos elétricos possam beneficiar da conveniência e praticidade de utilização da app miio.