“Este é um negócio de pessoas”
Em entrevista à Revista Business Portugal, Ricardo Vicente, CEO da BLUECOAST, destaca a importância do capital humano, apresenta os projetos Palmela Dreams e ADL Aires Dreams Living e revela ainda os objetivos traçados para o futuro.
A BLUECOAST assume-se como um novo conceito no mercado imobiliário, ajudando as pessoas a alcançarem a melhor opção, seja na vertente habitação própria (live) ou investimento (invest). Que avaliação faz do percurso da empresa e em que valores tem assente o seu crescimento?
Fazendo uma retrospetiva do nosso percurso, acreditamos que o sucesso da nossa evolução tem como base a credibilidade, confiança, disponibilidade e dedicação sempre acompanhadas de formação de excelência. Com estes pontos que referi, sentimos que os nossos clientes estão satisfeitos e são eles que nos ajudam a crescer cada dia, mais e melhor, é esse foco que nos faz melhorar e sentirmos o reconhecimento é o melhor sentimento que podemos ter.
Diferenciam-se por um serviço de assessoria e consultoria imobiliária personalizado e exclusivo BLUECOAST. Em que consiste, que áreas inclui e quais as mais-valias deste serviço?
Trabalhamos no mercado imobiliário, mas não somos apenas mais uma imobiliária. Procuramos uma abordagem mais holística, tendo o cliente como ponto central do nosso negócio, como referiu muito bem, exclusiva BLUECOAST, porque sabemos que somos os consultores melhor formados do mercado.
Por essa razão, e pela dedicação exclusiva que damos a cada um dos clientes que nos procuram, conseguimos atingir os nossos objetivos com sucesso. Encaramos cada cliente como único e trabalhamos em exclusivo para atingir os objetivos que nos propõe.
Numa abordagem próxima do Design Thinking procuramos encontrar, e até mesmo criar, soluções adequadas aos nossos clientes. Começámos a perceber que o mercado imobiliário já se encontra saturado de imobiliárias convencionais e que estas não se adequam às necessidades dos tempos de hoje, nem acrescentam valor. Existe muita oferta no mercado imobiliário, fazendo simplesmente a mediação entre a oferta e a procura – a BLUECOAST não quer ficar apenas por aí. Para além da formação superior na área do mercado imobiliário, bem como formação contínua através de workshops para os colaboradores, existe na empresa a compreensão de que esta área é muito mais do que apenas a transação de imóveis – é o acompanhamento dos clientes, que cada vez mais, buscam um investimento sólido e lucrativo, e que com o nosso know-how, conseguimos analisar, aferir e medir os riscos e os retornos a curto, médio e longo prazo, dependendo do tipo de cliente e do investimento que queira fazer.
Apostamos ainda mais na criação e acompanhamento dos business plans de projetos imobiliários para construtores e promotores, sabendo que necessitamos de criar mais oferta no mercado, devido à grande procura, que se mantém – segundo estudos atuais, Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo, a Bloomberg noticia que Lisboa é uma das cidades consideradas Best Place to Work for High Earners e tudo isto faz aumentar a procura.
A aposta no capital humano e na formação têm sido pedras basilares da BLUECOAST. Podemos dizer que as empresas valem pelo capital humano e este é um negócio de pessoas? Por isso, é fundamental escolher as pessoas certas?
As empresas valem pelo capital humano e este é um negócio de pessoas, sim. A criação de relações é uma pedra basilar neste mercado, e a escolha das pessoas certas é fundamental. Os principais investimentos que faremos continuarão a ser a aposta no capital humano e na formação. Contamos com uma equipa de especialistas em diversas áreas que marcam a diferença no mercado profissional. Não são apenas os seus certificados de formação que os distinguem, mas também a paixão e empenho em ajudar pessoas a conquistarem o seu património em Portugal, quer seja para investir ou habitar. É por isto que, para nós na BLUECOAST, é fulcral não só recrutar talento, como fazer uma retenção do mesmo. Os nossos resultados são prova de que este é o caminho certo e que o percorremos com as pessoas certas.
O mercado imobiliário terminou 2021 a superar muitas das expectativas traçadas no início do ano, deu provas da sua resiliência durante a pandemia, deverá continuar a evoluir positivamente, segundo os especialistas do sector. Qual a sua visão e perspetiva sobre o mercado imobiliário para o ano de 2022?
As perspetivas para o mercado imobiliário este ano são positivas, mantendo a confiança no sector. Verificamos o incremento na procura de casas e isso reflete-se ao nível das vendas. O sector da banca continua a apoiar esta retoma. É, no entanto, inevitável a subida de valores, até pelo encarecimento dos custos de construção e que se irá refletir no preço final da transação. Apesar de positivo, acredito que será igualmente desafiante, o preço das matérias-primas, a falta de mão-de-obra e prazos de fornecimento prejudicarão a construção “nova”, levando a que os clientes com mais urgência optem, muitas vezes, por imóveis usados. Continua a existir, no entanto, muita procura por imóveis novos, os quais, frequentemente, são vendidos em fase de projeto. Na BLUECOAST, estamos já habituados a estes desafios e só nos motivam ainda mais para a obtenção dos resultados esperados pelos nossos clientes.
2022 será o ano da expansão da BLUECOAST, já que os primeiros dois anos foram de implementação e consolidação no mercado. Assim sendo, que estratégia e investimentos estão delineados?
Uma vez mais, os principais investimentos continuarão a ser a aposta no capital humano e na formação. Planeamos também a abertura de novos espaços que representem mais oportunidades para servir as altas exigências dos nossos clientes em pontos estratégicos espalhados pelo país.
Como referi antes, o foco no cliente é a nossa base, ao longo destes anos conseguimos fomentar mais e melhor relações com os nossos clientes frequentes, investidores, promotores e criar novos projetos de sucesso e, assim, continuar a desenvolver ainda mais, exemplo é o condomínio Palmela Dreams, um condomínio de 21 moradias V4 com espaços verdes, piscina e campo de padlle. Este projeto foi desenvolvido em plena pandemia e conseguimos fazer a sua venda na totalidade em projeto para responder às necessidades do mercado.
Neste momento, já se deu início a construção e prevê-se responder ao que ficou definido e proceder à entrega das moradias aos seus donos até final deste ano.
Outro empreendimento que acabou agora de ser projetado para o mesmo promotor fica em Palmela, é um novo espaço chamado ADL Aires Dreams Living, consiste num conjunto de nove moradias isoladas com piscina, cinco moradias geminadas e seis edifícios com penthouse no top. É um projeto muito atrativo devido a falta de oferta de construção nova e pela sua proximidade com as cidades de Setúbal e Lisboa, bem como às praias, entre outros. Neste momento, iniciam-se pré-vendas com valores mais apelativos, visto que a data de entrega da construção está prevista para o primeiro trimestre de 2024.