“Estamos nesta área de negócio para fazer do comércio de proximidade muito mais do que um ato de vender”
Sob o lema “O aniversário é nosso, a festa é sua!”, a rede “Aqui é Fresco” comemora o seu nono aniversário. Em entrevista à Revista Business Portugal, Carla Esteves, diretora executiva da Unimark e Sociedade Aqui é Fresco (AeF), apresenta a visão e alinhamento para o futuro, bem como as novidades que a marca tem para oferecer.
Apresente a marca e o universo Aqui é Fresco.
A rede “Aqui é Fresco” é constituída por um grupo de 800 lojas de proximidade independentes, localizadas por todo o país, em que o retalhista não tem qualquer custo de adesão ou franquia. O objetivo principal é de ganhar dimensão, aumentar competitividade, dinamizar as vendas e melhorar a qualidade do serviço prestado.
Só desta forma nos é possível competir com as grandes superfícies, levando aos locais, onde a maioria dos grandes empresários acredita não valer a pena investir, os melhores preços, sem nunca descurar a qualidade. Estamos nesta área de negócio porque gostamos do que fazemos e permanecemos neste mercado para servir e ajudar pequenos, médios e grandes empresários a fazer do comércio de proximidade, muito mais do que o simples ato de vender. A relação existente entre a Sociedade AeF, associados e aderentes, é prova disso. No Aqui é Fresco, a relação de confiança criada permite-nos dizer, com segurança, que o cliente é um amigo! É, também, isso que nos distingue dos restantes operadores!
O AeF é, atualmente, a maior e mais pertinente rede de comércio independente de Portugal. Revele os desafios que enfrentaram e que vos levaram a atingir este patamar.
São vários. A Sociedade Aqui é Fresco é constituída por vários aderentes, que naturalmente, concorrem entre si, pelo que, o principal desafio é o de fortalecer essa colaboração. Concorrência vai sempre existir mas, sendo leal, cooperativa, vai fazer obviamente com que todos cresçamos e consigamos atingir melhores resultados. Só assim podemos ser mais competitivos. Relativamente ao comércio de proximidade, este é o momento, está na moda e, ao contrário do que se possa imaginar, não é apenas a população mais idosa que procura este canal, cada vez mais, os jovens recorrem ao comércio de proximidade. Fazer as “compras do mês” está cada vez mais em desuso. Por norma, o consumidor evita desperdiçar muito tempo nas compras, prefere a rapidez e comodidade, é cada vez mais exigente, procurando alternativas fáceis, mas de qualidade, pelo que esta é uma oferta a ter em conta.
Assente no lema “Perto e de Confiança”, acredita que esta proximidade e a preocupação com o cliente são os fatores que alavancam o sucesso da marca?
Sem dúvida alguma. É, também, isso que nos distingue da nossa concorrência. O lema da rede “Aqui é Fresco” é “Perto e de Confiança”, expressa aquilo que, de facto, somos e representamos. Estamos perto dos consumidores, na aldeia, vila ou cidade, na porta ao lado ou na esquina em frente, os consumidores conhecem-nos pelo nome e confiam em nós. Quando cada uma das lojas operava sozinha, não tinha obviamente a capacidade de enfrentar os grandes supermercados e hipermercados. Juntando-se à rede, estão perto de quem confiam pois, unidos, conseguimos ter a capacidade de obter melhores condições de compra, oferecendo aos nossos clientes os melhores preços de venda, mantendo e qualidade, nos produtos e também no atendimento, que não é impessoal. Conhecem o cliente pelo nome, sabem os seus gostos e preferências, levam as compras a casa, entre outras particularidades que marcam uma diferença incontornável que não se encontra, por exemplo, nas grandes superfícies.
É incontornável questionar se o crescimento da marca alguma vez comprometerá esta relação de proximidade, confiança e preço orientado para o cliente?
Nunca. Exatamente como o nome indica, somos comércio de proximidade, este é o nosso ADN. Trabalhamos para crescer, aumentar o nosso número de lojas, mas sempre com o mesmo objetivo: o de manter a proximidade com o cliente, com um sortido adequado e a preços sempre competitivos. O facto de pertencermos a uma rede composta por várias lojas faz com que consigamos negociar com os mais de 100 fornecedores parceiros as melhores condições, aos melhores preços. Esta é a nossa forma de estar no mercado, com e para o cliente!
Fundada em 2012, a rede AeF comemora, este ano, o seu nono aniversário. Descreva as campanhas com que vão brindar os vossos parceiros e o plano das comemorações.
Para celebrar o seu 9.º aniversário, o Aqui é Fresco irá levar a cabo uma ação promocional nas suas lojas, a nível nacional, onde os clientes poderão ganhar, de imediato e sem qualquer sorteio, um fantástico trolley/carrinho de compras. A campanha será apoiada através de 3 folhetos especiais com validade entre 16 de janeiro e 23 de fevereiro e publicidade em TV, nomeadamente no programa da manhã com maior audiência em Portugal, O Programa da Cristina, na SIC.
Desvende alguns dos objetivos que traça para o futuro da rede AeF.
2020 vai ser o ano da consolidação e inovação. Iremos apostar na ligação online entre retalhistas e grossistas. Esta plataforma de comunicação irá seguramente facilitar o processo de decisão e encomenda, tornando todo o processo mais rápido e eficiente. O retalhista, ao invés de ter de se deslocar ao Cash para efetuar a sua encomenda, poderá fazê-lo via online. Terá igualmente acesso ao cardex existente no grossista a que está associado e ainda a integração das faturas nos stocks, com a respetiva valorização a poder ser feita de forma automática, sem qualquer intervenção humana, o que diminui, significativamente, o fator erro. Irá arrancar também o cartão de fidelização, com as mais-valias inerentes. Este cartão vai permitir fidelizar cada vez mais os clientes às nossas lojas Aqui é Fresco.