Doenças respiratórias de inverno

 

 

 

É por esta altura do ano que surgem os espirros com maior frequência. Com a chegada do frio, abre-se também caminho às infeções virais, sobretudo nas vias respiratórias.

Nos últimos anos, a incidência de doenças respiratórias tem aumentado no nosso país, nomeadamente as crónicas, como a asma, que afeta já cerca de um milhão de portugueses. Atualmente, as doenças respiratórias são a terceira causa de morte em Portugal e foram responsáveis por centenas de milhares de internamentos nos últimos anos.

O frio é um fator determinante, que diminui a imunidade nesta altura do ano e agrava as condições crónicas de doença. Por um lado, o envelhecimento da população está diretamente associado ao aumento das patologias respiratórias, uma vez que os idosos são os mais expostos à doença. As crianças e doentes crónicos ou com imunodeficiências completam o grupo de risco. A contaminação atmosférica do exterior e interior dos edifícios, o consumo de tabaco, o sedentarismo e hábitos alimentares pouco saudáveis são outros fatores de risco em qualquer idade.

 

Principais doenças respiratórias

Constipação

A constipação comum consiste na infeção do nariz, garganta e eventualmente ouvidos, e é possivelmente transmitida após contacto com alguém infetado ou por tocar numa superfície contaminada, como uma maçaneta. Há centenas de vírus que podem causar constipações, sendo o mais frequente o Rinovírus. Os sintomas passam pela tosse, nariz congestionado, dor de garganta, febre ligeira, fadiga, arrepios e dores musculares.

Gripe

Caracteriza-se pela infeção do trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) e sintomas como febre elevada, arrepios, dor muscular, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca. Ao contrário da constipação, que não tem medicamentos preventivos, a gripe pode ser prevenida com uma vacina anual, que já faz parte do Plano Nacional de Saúde.

Covid-19

A Covid-19 é uma doença infeciosa provocada pelo vírus SARS-CoV-2, do grupo dos coronavírus, que muitas vezes se manifesta com sintomas de infeção respiratória aguda.

Os seus sintomas podem ser semelhantes aos de uma gripe, ou uma condição mais grave, como pneumonia. A vacinação contra a Covid-19 tem sido importante para prevenir o surgimento da doença grave, hospitalização e morte por infeção.

Pneumonia

A pneumonia é uma doença que consiste numa infeção dos pulmões, onde os espaços aéreos estão cheios com muco e pus. Os vírus são responsáveis por 1/3 dos casos, e os restantes, por bactérias ou fungos inalados, particularmente em pessoas enfraquecidas pela idade, outras doenças ou após cirurgia e em fumadores.

DPOC

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Caracteriza-se por limitações na ventilação e dificuldades de respiração, tosse e expetoração. Muitas vezes confundida com asma, está normalmente associada aos hábitos tabágicos e progride com a idade, levando à incapacidade e morte prematura.

Asma

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas, que origina episódios recorrentes de pieira, dispneia (dificuldades na respiração), aperto torácico e tosse, particularmente noturna ou matinal. O acompanhamento médico é obrigatório, mas muitos casos são controláveis, desde que sejam tomadas algumas precauções.

Sinusite

Caracteriza-se pela acumulação de secreções nas cavidades da face, que resulta frequentemente em dores de cabeça, secreções nasais e mau hálito, obstrução nasal e respiração bucal.

Rinite

Significa literalmente inflamação da mucosa nasal e manifesta-se por obstrução nasal, rinorreia e espirros. Pode ser ou não alérgica, sendo que a primeira é mais comum e está normalmente associada aos pólenes e ácaros, exigindo muitos cuidados de combate ao pó.

Amigdalite

Ocorre quando há uma infeção das amígdalas, e é geralmente transmitida através das gotículas de saliva que se expelem ao falar, espirrar ou tossir.

Além da dor e da febre, o inchaço dos gânglios do pescoço, dores de cabeça e ouvidos, dificuldade para engolir, mudanças no paladar e olfato são sintomas associados à amigdalite.

Para mais informação, consultar www.winfitimuno.pt

You may also like...