Do sonho à realidade
Cristiano Nunes e Ivan Hevko, fundadores da CIGA – Soluções Metálicas, situada na Marinha Grande, são os empreendedores que partiram em busca do seu sonho. Com dez anos de experiência profissional, decidiram que tinha chegado a altura de investirem num negócio próprio. Atualmente, a CIGA destaca-se como uma empresa jovem, dinâmica e inovadora, à procura de novos desafios para marcar a diferença. Nesta edição, a Revista Business Portugal teve o privilégio de estar à conversa com os fundadores e descobrir um pouco mais da sua história.
Cristiano Nunes e Ivan Hevko, fundadores da CIGA, que estão prestes a comemorar 30 anos, destacam-se pela sua postura empreendedora e dedicada. Conhecidos de longa data, a história profissional de ambos começou simultaneamente, incluindo uma colaboração no ramo da restauração. Após essa fase, seguiram caminhos diferentes: Ivan na área metalomecânica e Cristiano na dos moldes. Como sempre se identificou com os valores de Ivan, a dada altura, Cristiano sentiu o despertar do seu espírito empreendedor e desafiou o amigo a unirem a sua experiência e capacidade no setor da metalurgia para criarem o seu próprio negócio. “Prontamente perceberam que os primeiros passos deviam começar por angariar clientes, e destacar-se com um produto no mercado. Devido a visão empreendedora e de futuro do Engº Carlos Poço (EIP) um grande impulsionador da empresa, tivemos a oportunidade de seguir a soldadura Robotizada”.
Os sócios, ao recordarem o caminho que os conduziu ao sucesso empresarial, destacam os dez anos de experiência e know-how acumulados.
“Felizmente, o negócio impulsionou-se desde o início. A partir do nosso primeiro cliente, nunca mais parámos. Estamos a viver o sonho, mas mantemos sempre claro o que queremos”.
Com apenas dois anos, a empresa já conta com um incrível catálogo e oferta de serviços tais como: gabinete de engenharia, pintura líquida, soldadura robotizada, soldadura mig/mag e tig.
Os produtos que oferecem vão desde Contentores Metálicos para resíduos com sistema de elevação, Ampliroll, Polibenne, Multibenne até Estruturas metálicas.
Assumindo o objetivo de se tornar uma referência no mercado, a CIGA – Soluções Metálicas disponibiliza soluções inovadoras e de alta qualidade para diversos setores. Com um compromisso inabalável com a excelência, combina conhecimento técnico especializado, materiais de primeira linha e um atendimento personalizado para entregar projetos que superam as expectativas dos clientes.
Apesar de um percurso em crescente ascensão, a empresa também enfrenta desafios e dificuldades, sobretudo na falta de recursos humanos.
Com os olhos postos no futuro, o objetivo da CIGA passa pela contratação de pessoas que agreguem mais valor à organização. Cristiano conta que “a mão de obra neste setor existe, mas trata-se de uma mão de obra qualificada. Nós pensamos de forma diferente, sabemos a importância do capital humano”. Assim sendo, após ganharem clientes e, consequentemente trabalho, a empresa está empenhada em formar uma sólida equipa para os desafios que possam surgir, quem o diz é Ivan: “Angariámos trabalho, agora queremos qualificar e formar uma equipa sólida. Os pilares da empresa necessitam de crescer de forma igual. Guiamo-nos sempre através do valor que temos, com os pés bem assentes na terra”.
A CIGA tem investido os seus esforços para alcançarem um patamar de excelência na qualidade e resistência. Ao que Ivan refere que “quem vai comprar um contentor, quer qualidade, quer resistência, nós oferecemos isso e assim continuaremos”.
A empresa tem vindo a apostar também na área da sustentabilidade. Cristiano e Ivan, ambos com formação em energias renováveis, destacam a necessidade de minimizar a pegada ecológica em todas as etapas do processo: “Usamos tintas mais ecológicas, a empresa está equipada com painéis fotovoltaicos e térmicos para reduzir o consumo energético e procurando soluções mais amigas do ambiente”. Para os profissionais, o sucesso a longo prazo está intimamente ligado à sustentabilidade e, por isso, dedicam-se a integrar práticas ecológicas na sua operação, contribuindo para um futuro mais sustentável e responsável.
Tendo em conta o percurso da CIGA, Cristiano assume orgulho naquilo que criou juntamente com Ivan: “Estou bastante feliz, sabia o que queria, mas era tudo um belo esboço na minha cabeça, agora que é real, sinto-me extremamente feliz e orgulhoso por saber que encontrámos o nosso caminho”. Ivan, igualmente orgulhoso acrescenta: “Para mim, foi passar do sonho para a realidade”.
A gestão de um negócio desta dimensão e ainda das suas vidas familiares é algo que pede um grande equilíbrio. Ivan e Cristiano são a prova viva disso, só com muito esforço, resiliência e dedicação é que é possível equilibrar as suas vidas profissionais e pessoais e, claro, devido ao apoio incondicional que contam do seu núcleo familiar.