DL Ambientes imobiliário e decoração: A loja nº60 que se tornou em muito mais do que um número

Com uma das histórias mais singulares da área decorativa em Portugal, a DL Ambientes é, hoje, uma marca de certeza e que se mantém na vanguarda dos serviços e da modernidade que o design de interiores pode oferecer no século XXI. Com uma administração que foi passando gradualmente para os filhos, a Revista Business veio tentar perceber qual a receita para manter uma confiança de tantos anos, sem nunca perder a sua identidade.

Rua Dr. Miguel Bombarda, nº 60, Caldas da Rainha. O que poderia ser o registo de um simples endereço de terras caldenses para algumas pessoas, é também o significado de muito mais para quem lá passa. Com páginas de história que remontam a 45 anos de existência, a DL Ambientes cimentou-se como a prova do crescimento sustentado da indústria decorativa em Portugal e de como é possível manter a identidade e um estilo atravessando várias gerações. Fundada por Idalina Marques sob o conceito de empresa de cariz familiar, o departamento têxtil foi a base de lançamento da companhia, num período onde o processo decorativo pessoal (residencial) ainda dava os seus primeiros passos. Instalados na conhecida loja nº60 da região, longínquos são os tempos onde o cliente entrava para escolher um tecido ou um cortinado para envaidecer a sua casa. “Hoje, o cliente entra nossa empresa para obter um serviço de projeto de decoração integrado”.
A DL Ambientes foi crescendo ao longo das décadas, tornando-se cada vez mais uma marca única no concelho e é, hoje, gerida pelos filhos de Idalina Marques, Nelson e Ricardo, mantendo o cariz de empresa familiar. Um dos fatores que distingue a companhia das restantes é a capacidade de até hoje continuarem a ter o seu atelier de costura (própria), e que “continua a ser uma das mais-valias em termos de serviço”, garante Ricardo Marques, filho de Idalina Marques, entretanto gerente da empresa.
Com uma equipa de cerca de sete colaboradores, a DL Ambientes é hoje composta pelo seu gerente, Ricardo Marques que é responsável pelo departamento comercial e de projeto, o departamento de atelier é gerido pela fundadora da empresa, Idalina Marques, pela equipa de montagem e equipa técnica, da responsabilidade de Nelson Marques, com o auxílio de duas colaboradoras na área do design e projetos 3D.
Com formação na área de Vitrinismo e Visual Merchindising, Ricardo Marques realça a importância que a sua Mãe ainda ocupa dentro da empresa, e garante que toda a linha do design e de decoração de interiores “tem origem em todo o know-how de trabalharmos nesta área há muitos, muitos anos”.
Em 2015, o crescimento da DL Ambientes obrigou a que a companhia aumentasse o seu espaço de comercialização, e abriu a loja nº37, mesmo em frente da loja original, tendo hoje os dois espaços abertos para poder agregar as necessidades dos clientes nas várias formas possíveis. Se a loja nº60 é dedicada a toda a área têxtil, a mais recente comporta um showroom com mobiliário interior e exterior. “Temos esta segunda loja, que abriu há quatro anos, fruto da evolução do mercado e das necessidades dos clientes, que são hoje conceitos muito mais amplos. Se antes as pessoas procuravam uma almofada ou um papel de parede, nós hoje temos a capacidade de oferecer muito mais do que isso”. Realçando que para esses serviços “já existem as grandes superfícies”, o gerente da DL Ambientes garante que a base da empresa é fazer… o que os outros não fazem: “As grandes plataformas vendem mais avulso, e nós somos especializados. Somos essencialmente consultores de decoração. Quando um cliente precisa de um projeto de decoração para uma casa ou para uma divisão, vem ter connosco e pede ajuda nesse sentido. No fundo é como se construíssemos um puzzle!”. Reitera o proprietário.
Com os projetos de decoração cada vez mais complexos, todos os passos no preenchimento de uma casa tornam-se simultaneamente mais metódicos. Ricardo Marques explica à Revista Business que tudo costuma ter uma ordem, até para o cliente ter uma noção progressiva do que está a criar. “Começamos sempre pelo maior até ao mais pequeno. Ou seja, os clientes primeiro procuram a nossa nova loja nº37, onde o mobiliário interior e exterior, estofos e a iluminação são definidos, sendo que a loja nº60 oferece a exposição das coleções de têxteis vs papéis de parede, de produtos da Castelbel, os tapetes e tecidos, enfim, tudo que seja pormenores, bem como o seu atelier. A evolução foi de tal forma que optamos por criar condições para responder à procura dos clientes, nomeadamente com a abertura da loja nº37”.
Com uma fórmula de clara “chave na mão”, a DL Ambientes trabalha cada vez mais com clientes estrangeiros, que procuram uma gama média alta para decorar a sua casa quando vem para Portugal. Admitindo os estilos diferentes de cada cliente, Ricardo Marque garante que a “versatilidade” da empresa permite dar respostas diferentes a essa procura. Em termos de conceito, apesar de haver uma óbvia adaptação ao consumidor, a DL Ambientes mantém as suas impressões digitais em todos os produtos fornecidos: “Procuraremos sempre manter a nossa linha de estética, ou seja, um estilo contemporâneo, orgânico, onde a luz natural e a inclusão do têxtil procuram dar um ambiente muito próprio e confortável para quem escolhe os nossos serviços”, explica Ricardo Marques.
Para além do mais, a DL Ambientes tem tido uma participação cada vez mais ativa em termos de mercado, escolhendo sempre marcas nacionais para trabalhar consigo. O objetivo passa essencialmente por proporcionar uma “experiência a todos os níveis” para os clientes, mas “fortalecendo e apostando sempre na economia nacional, contudo representamos diversas marcas conceituadas internacionais de mobiliário, iluminação e têxteis”, diz o atual administrador e filho da fundadora.
Com os seus serviços a estenderem-se por todo o território nacional, a DL Ambientes não só conta com o seu serviço de costura própria, como também disponibiliza os seus projetos 3D, onde o cliente pode observar e modificar o produto final ao detalhe, e poder ter outra perceção do que realmente deseja para a sua casa. Além do mais, a empresa de Caldas da Rainha aposta ainda no serviço de “Home Staging”, fruto das parcerias com empresas de imobiliário e construção, ajudando os seus parceiros a rentabilizar os imóveis, maximizando o seu potencial comercial, através de diversas técnicas de design de interiores.
Quando questionado sobre o futuro e as próximas apostas da companhia, Ricardo Marques sabe que a receita principal é continuar com um “crescimento sustentado e racional da companhia”, e com a experiência obtida até agora, saber quais os momentos certos para investir e inovar. Mas pegando nas marcas de história que atravessaram a Rua Dr. Miguel Bombarda nos últimos 45 anos, Ricardo Marques admite que um dia todo o projeto poderá evoluir para além desta grande rua. “Sem dúvida um dia o nosso objetivo passará por criar um espaço comercial comum, em vez de estarmos divididos por duas lojas, mesmo que na mesma rua, no centro da cidade. Queremos uma centralização de espaços, digamos assim, para a comodidade dos nossos clientes. Mas para isso, teríamos que abdicar do espaço onde tudo começou…”, conclui Ricardo Marques.

You may also like...