Dia mundial da Fisioterapia

O dia 8 de setembro é celebrado mundialmente como o dia da Fisioterapia desde 1951. Este dia é sinónimo de unidade e solidariedade entre todos os fisioterapeutas em prol da sociedade como forma de reforçar o trabalho da profissão na melhoria da saúde e bem-estar da população em geral.

 

Nuno Barreto, Fisioterapeuta e Diretor Técnico. Ordem dos Fisioterapeutas nº 10472 | ERS Lic 18098 | CR E145641

 

 

Numa altura em que a regulamentação é plena e a Ordem dos Fisioterapeutas autonomizou a prática clínica destes profissionais de saúde, cabe a todos fazer cumprir um acesso generalizado à Fisioterapia em todos os níveis de cuidados, desde as unidades de saúde primárias até aos Hospitais, como de resto acontece pela Europa fora. Cabe a todos os profissionais de saúde reconhecer a mais valia desta decisão e contribuir para a inclusão da comunidade em cuidados de Fisioterapia autónomos, seguros e mais desburocratizados.

Nas clínicas NBfisio o acompanhamento dos pacientes é realizado exclusivamente por fisioterapeutas. Existe sempre uma consulta inicial de Fisioterapia, em que o fisioterapeuta identifica as principais limitações e disfunções que permitem depois chegar ao diagnóstico. É proposto um plano de tratamento ao paciente, que em conjunto com uma equipa multidisciplinar terão ao seu dispor um conjunto de ferramentas para que a recuperação seja partilhada, informada e com recurso aos melhores padrões quer a nível de exercício, eletroterapia ou terapia manual. O fisioterapeuta é o especialista do movimento!

 

 

 

A dor lombar é um dos principais motivos de consultas e tratamentos de Fisioterapia nas clínicas NBfisio. Trata-se do primeiro fator de absentismo no que diz respeito aos motivos de incapacidade laboral e funcional. A primeira fase do tratamento consiste na consulta de avaliação e é realizado um conjunto de técnicas e testes a nível muscular, nervoso e articular que permitem escolher a melhor abordagem para controlar a dor numa primeira fase com recurso a agentes físicos combinados com terapêuticas inovadoras tais como Tecarterapia, Laser ou Ondas de choque, que podem atuar no tecido muscular, vascular e sistema linfático ou mais profundamente em articulações, nervos, ligamentos, cartilagem ou osso. Numa fase seguinte, em que a dor já está controlada, a terapia manipulativa dos tecidos musculares e ósseo fazem toda a diferença para reequilíbrio funcional da coluna e da postura. No final do tratamento, são ensinadas estratégias que melhorem os cuidados diários com a coluna vertebral, sendo incentivado o exercício físico adequado à manutenção do equilíbrio muscular e funcional. É aconselhada uma consulta de Fisioterapia semestralmente para avaliação e acompanhamento dos fatores de risco por forma a evitar recidivas e melhorar a performance.

You may also like...