Dia Mundial da Alergia

Data:

Partilhar

O Dia Mundial da Alergia é assinalado a 8 de julho e tem como objetivo promover a consciencialização sobre uma doença comum que pode afetar a qualidade de vida. A data é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da World Allergy Organization (WAO).

Algumas curiosidades sobre a Alergia

O que é uma alergia?

É designado por alergia uma excessiva reação de defesa do sistema imunitário a determinadas substâncias externas, que normalmente são inofensivas e bem toleradas pelo corpo. A reação de defesa desencadeia processos inflamatórios que causam sintomas típicos. Na Europa, cerca de um terço da população sofre atualmente de uma alergia.

Desencadeadores de Alergia

Pólenes

Os pólenes são libertados como pó de flores pelas plantas. A intensidade da polinização é influenciada pelo clima. Por isso, as queixas no caso das alergias a pólenes ocorrem apenas sazonalmente durante os períodos típicos de propagação dos pólenes.
No contacto dos pólenes com a mucosa humana nos olhos, nariz ou brônquios, os alergénicos são libertados dos pólenes, podendo causar nas pessoas sensíveis a isso queixas alérgicas. Frequentemente os alérgicos a pólenes também reagem com sintomas a determinados alimentos. Este fenómeno é designado por alergia cruzada.

Ácaros do pó doméstico

Os ácaros de pó doméstico não são detetáveis a olho nu. Naturalmente que aparecem no ambiente doméstico e alimentam-se, entre outras coisas, das escamas humanas da pele. Os ácaros de pó doméstico preferem um ambiente quente e húmido, como por exemplo os colchões. As condições de vida ideais para os ácaros ocorrem, porém, também no pó doméstico normal.
As substâncias desencadeadoras de alergias encontram-se nos excrementos de ácaros. As queixas ocorrem maioritariamente ao longo de todo o ano, mas intensificam-se frequentemente nos meses de Outono e Inverno. Uma vez que os ácaros de pó doméstico encontram as melhores condições de crescimento na cama, os sintomas alérgicos nas pessoas afetadas são mais visíveis à noite e de manhã cedo.

Bolor

O bolor (p. ex. Alternaria alternata) propaga-se por pequenos poros microscópicos, que se formam em grandes quantidades e se propagam pelo ar. Os poros podem germinar sob condições favoráveis em material adequado, tais como alimentos, tapetes ou madeira, e podem evoluir para uma rede tipo algodão ou farinha, a qual se formam cada vez mais poros. O bolor também pode aparecer em paredes húmidas da casa, por exemplo nos quartos de banho.
Os poros do bolor são absorvidos pelo ar inalado ou pela alimentação e podem causar queixas alérgicas.

Epitélios de animais

Nos animais, as substâncias desencadeadoras de alergias são determinadas proteínas da saliva, escamas da pele, urina ou excrementos. Estes chamados alergénicos aderem também ao pelo ou penas e são propagados pelos animais, p. ex. quando roçam nos objetos. Os alergénicos secos são levantados pelo ar e podem, por isso, ser facilmente inalados e entrar nas mucosas.
Em pacientes sensíveis a isso são desencadeados sintomas alérgicos.

Produtos alimentares

Uma alergia alimentar caracteriza-se pela ocorrência de sintomas alérgicos após a ingestão de determinados alimentos (p. ex. amendoins, leite, ovos). Nos alérgicos a pólenes, as alergias alimentares ocorrem frequentemente como reações cruzadas com fruta e legumes.
Nas crianças pequenas podem persistir sobretudo alergias alimentares à clara do ovo, ao leite de vaca ou ao trigo.

 

Informação disponível em: https://www.roxall.pt/alergia

Newsletter

Últimas Edições

Artigos Relacionados