Dia Internacional da Saúde Mental é celebrado com golfe
No passado 10 de Outubro, no Lisbon Sports Club, em Belas, uma centena de responsáveis empresariais nacionais jogaram uma partida de golfe pela Saúde Mental.
O Programa SHOT (Show Hospitality on Tee) é promovido pela Fundação S. João de Deus, que para além de se dedicar exclusivamente ao apoio a iniciativas de saúde mental reforça o golfe como uma atividade positiva e coadjuvante ao acompanhamento terapêutico das doenças mentais crónicas e na promoção da saúde mental.
Neste dia 10 de Outubro, a segunda edição do evento SHOT – Golf Tournament (for Non-Golfers) aliou novamente o Golfe e a Solidariedade, após mais um ano de divulgação e promoção através de uma dezena de micro eventos myFIRSTshot’s destinados a convidar CEO’s e outros Level C de empresas nacionais a experimentar o golfe e, ao mesmo tempo, a aprofundar o tema da saúde mental na estrutura organizacional das suas empresas e a incluir, como foco de especial atenção, o bem-estar psicológico dos seus colaboradores.
Comprovou-se, então, o crescimento desta iniciativa que foi tão bem acolhida pelos participantes, pela sua adesão massiva ao SHOT – Show Hospitality on Tee, e pela angariação de mais e novos parceiros face ao ano anterior. As empresas reconhecem cada vez mais a importância da saúde mental no contexto empresarial como um pilar fundamental e reforçam o “compromisso em criar um ambiente de trabalho que valorize o bem-estar emocional, porque acreditamos que colaboradores felizes e saudáveis são fundamentais para o crescimento sustentável da empresa.”, reforça Sérgio Botelho Country manager da Paybyrd patrocinador tecnológico do SHOT. Para viabilizar este compromisso implementaram “várias medidas para garantir um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, através da promoção de um formato de trabalho flexível, uma Cultura de comunicação aberta e um programa de Coaching Interno”.
As iniciativas como o SHOT são o mote para inspirar uma maior consciência sobre a importância da solidariedade e do apoio à saúde mental, tanto no ambiente corporativo como na sociedade em geral e para a Paybyrd a associação a este evento “ajudará a sensibilizar os líderes empresariais para a necessidade de criar espaços de trabalho que promovam o bem-estar emocional dos colaboradores. O nosso objetivo é que essa sensibilização leve a mudanças reais e duradouras através de uma liderança ética e de responsabilidade social corporativa.”
Para consolidar a importância da atualidade desta temática a Organização Mundial de Saúde, que assinala e reconhece mundialmente o Dia da Saúde Mental, em 2024, destacou o tema “Saúde Mental no Trabalho” cujo objetivo é salientar o papel essencial da saúde mental em ambientes profissionais, defendendo locais de trabalho onde a saúde mental é priorizada, protegida e promovida.
O SHOT – Show Hospitality on Tee consolidou o seu caracter de evento solidário como uma plataforma corporativa de excelência, proporcionando uma comunicação, visibilidade e posicionamento de referência a todos os parceiros. A Fundação S. João de Deus expressa profunda gratidão a todos os envolvidos, incluindo a Paybyrd, Broseta, DECENIO, Dell Tecnologies, Paulo Saragoça da Matta – Advogado, Strong Charon, IPTE, Edax Group, Água Monchique, Bacana Sangria, Gin Lovers, Delta, Drivalia, BDR, Fofos de Belas, Grant Thornton, Miele, Fitness Nestlé, Fitgolfe, Garden Gourmet, Luca Food Group, Maison Luce, Mighty Farmer, Quinta da Alorna, Whisky and Company, Federação Portuguesa de Golfe, a PGA Portugal, a Revista Business Portugal, o Jornal de Sintra, a TV Sintra, o Instituto S. João de Deus e à Golf Concept. O apoio de todos é fundamental na divulgação da importância da saúde mental.
A equipa que venceu o torneio foi a equipa capitaneada pelo profissional Tiago Cruz e o melhor jogador em campo foi Nuno Azevedo Cardoso. A par do torneio, decorreu uma clínica de golfe para iniciados e um challenge cuja vencedora foi Catarina Paralta, bem como um torneio de golfistas federados tendo como vencedor Edgar Costa.
Sobre o mote “Conversas sobre Saúde Mental”, após o torneio, foi entregue o prémio S. João de Deus para a Investigação, que potencia a inovação e a reflexão crítica, o conhecimento científico e o desenvolvimento humano, à vencedora Enfermeira Lisete Nunes, representada pelo marido Pedro Nunes. Os participantes ouviram o testemunho do jornalista José Gabriel Quaresma, com uma partilha impactante sobre superação e motivação quando a saúde mental está doente. Paralelamente, foi apresentada a plataforma digital MindMatch, pelo fundador João Francisco Lima que pretende ser uma primeira plataforma de gestão de saúde mental em Portugal com o objetivo de alargar a capacidade de resposta às necessidades das pessoas, modernizar a dinâmica do acompanhamento e promover o desenvolvimento e sustentabilidade de carreira dos profissionais de saúde mental.
O Dr. Rui Ferreira Amaral, Presidente da Fundação S. João de Deus, partilha a importância de que a “saúde mental começa connosco e só quando estiver plenamente presente no nosso âmago, pode tornar-se num catalisador da saúde mental de todos aqueles com quem entramos em contacto. Por isso, primeiro, “cuide de si” e torne-se um promotor de uma boa saúde mental.