Conheça a PRinformática: Soluções que potenciam o seu negócio

Paulo Ribeiro, Fundador e Diretor-Geral

“A PRinformática é uma empresa de Serviços de Soluções de Gestão Empresarial com 28 anos de experiência e atuação no mercado nacional e PALOP (Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé). Em entrevista à Revista Business Portugal, Paulo Ribeiro, Fundador e Diretor-Geral, dá a conhecer as áreas de atuação da empresa, assim como um pouco da sua história e raízes, evidenciando a experiência da equipa e a boa relação com todos os seus stakeholders como fatores distintivos da empresa”.

A PRinformática nasceu no Porto, em 1994. O que esteve na origem do projeto?
Após oito anos como colaborador na prestigiada INFologia, acumulei vasta experiência no sector de Software de Gestão. Em 1993, criei empresa em nome individual e um ano depois fundei a PRinformática.

Como foram os primeiros meses de desenvolvimento da empresa?
A PRinformática é uma empresa que nasce num pequeno escritório em São Pedro da Cova – Gondomar.
Contratei o meu primeiro colaborador para o departamento técnico de hardware. Os primeiros anos foram muito intensos e desafiantes sobre todos os pontos de vista, a gestão da empresa, a criação de uma equipa forte, a afirmação no mercado, para além dos constantes desafios que as áreas de TI nos oferece a todo o momento.

Como avalia o crescimento da empresa ao longo dos anos e quais os principais desafios?
Avalio de forma muito positiva porque foram, até agora, 28 anos de desafios e inovação constantes.
Por outro lado, também vejo a inovação de forma natural e faz parte, desde a sua génese, do ADN da empresa.
Os desafios tecnológicos são imensos até porque estamos num sector altamente competitivo e em constante mutação, mas acho que estamos preparados para os enfrentar.

Qual é a missão da empresa?
A nossa missão consiste principalmente em ajudar os nossos clientes a aumentarem significativamente a sua eficiência e produtividade, através do estudo, desenvolvimento, implementação de soluções tecnológicas e de gestão de excelência que potenciem o crescimento mútuo, sempre com foco nas necessidades e especificidades únicas de cada cliente.
Focamo-nos também no “bem servir”, tendo uma equipa de técnicos e consultores especializados e certificados em software Primavera.

Que serviços e soluções disponibilizam ao mercado?
A PRinformática atua principalmente na área da consultoria, desenvolvimento e implementação de soluções informáticas para pequenas, médias e grandes empresas.
Desde soluções simples, como a área do comércio – Retalho e Restauração – até às soluções mais complexas de gestão – Softwares de Produção, Construção Civil e Obras Públicas, Gestão de Armazéns, Análise de Dados e Gestão de Manutenção.
Nos últimos anos, temos vindo a alargar as nossas competências, nomeadamente na área digital (Websites e Lojas On-line) com total integração no ERP Primavera.
A mais recente aposta da empresa foi a certificação em IDI (Norma NP 4457:2007) pela SGS na área de Investigação & Desenvolvimento, aumentando também os seus recursos e as suas competências.

Como surgiu a vossa parceria com a Primavera ?
É uma história quase tão “antiga” como a nossa empresa. Somos parceiros Primavera desde 1995, um ano depois da empresa nascer. Desde cedo, percebemos a importância das parcerias e que juntos somos mais fortes. Mais do que uma parceria, é uma relação de confiança, que nos tem permitido crescer juntos, ao longo de todos estes anos.
“Parabenizamos a PRinformática pelo trabalho desenvolvido aos longo dos anos e desejamos que esta parceria, assente em valores de entreajuda, transparência e confiança, nos permita continuar a crescer em conjunto”, refere Lia Dias, Marketing Specialist da Primavera.

Por se preocuparem em servir bem o cliente, também investem na formação dos seus colaboradores?
A formação é uma aposta contínua. Acreditamos que cada pessoa é responsável pelo seu desenvolvimento e por isso procuramos perceber as suas motivações, de maneira a melhorar as nossas competências, assim como a qualidade dos nossos serviços. Daí, dar total liberdade a cada colaborador para procurar uma área do seu total interesse, alinhada com a estratégia da empresa.

O que podemos esperar da empresa num futuro próximo?
Continuar a crescer de forma sustentada e responsável, procurando sempre a máxima satisfação dos nossos clientes.
No sector das TI, particularmente, deparamo-nos com constantes paradigmas, mas é nosso propósito continuar a acompanhar essa evolução procurando fazer sempre o melhor para servir os nossos clientes.

Passadas quase três décadas, tem uma empresa com mais de 1000 clientes ativos, num sector que evoluiu exponencialmente, tal como a concorrência. O que considera que tem sido essencial neste percurso e que vos distingue no mercado?
Existem alguns fatores pelos quais a PRi se distingue de muitas outras empresas de consultoria. Primeiro, somos uma empresa de confiança e sólida, que dá garantias a quem opta pelos nosso serviços, que continuará a ter todo o acompanhamento personalizado do que necessita. Algo muito importante no negócio do software, especialmente a nível das actualizações legais, fiscais e tecnológicas de que as empresas (pequenas, médias ou grandes) necessitam.
Depois, temos um produto em constante inovação e que se adapta às empresas, o que é uma grande mais-valia, pois quem tem o ERP Primavera pode ter o software adaptado aos seus processos, necessidades e crescimento da empresa.
Por fim, somos parceiros certificados que presta o aconselhamento, apoio e implementação necessários. É a combinação destes elementos, juntamente com um ambiente familiar que faz da PRi uma empresa reconhecida por melhorar, simplificar e agilizar os processos dos negócios das empresas. Propomo-nos continuar a tudo fazer para merecer a confiança de quem nos escolhe para evoluir o seu negócio!

You may also like...